A abertura do 39º Festival Guarnicê de Cinema será nesta segunda-feira, dia 6/6, a partir das 18h30, no Teatro Artur Azevedo. Haverá pocket show com a cantora Cecília Leite e a fala da atriz Juliane Araújo e do cineasta Neville D`Almeida, o homenageado do festival este ano.
Tem ainda a estreia em São Luís do filme “A FRENTE FRIA QUE A CHUVA TRAZ”, de Neville D’Almeida. O Guarnicê de Cinema vai até sábado, dia 11/6, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
O cineasta Neville D`Almeida levou mais de seis milhões de brasileiros aos cinemas no final da década de 70, alcançando atualmente a terceira maior bilheteria com o filme “Dama da Lotação” e sendo um dos precursores do movimento marginal.
Contemporâneo de uma excelente safra de cineastas e críticos mineiros, Neville se profissionalizou no Centro de Estudos Cinematográficos de Belo Horizonte, em 1958. Nas décadas de 60 e 70, influenciado por vivências em Nova York, já mostrava característica do seu estilo ousado, dirigindo filmes censurados pela ditadura militar e nunca exibidos, como Mangue Bangue (1971) Surucucu Catiripapo (1971) e Gatos da Noite (1973).
Serviço:
Solenidade de Abertura
Local: Teatro Arthur Azevedo – 19h
Pocket show com Cecília Leite
Fala do Cineasta Neville D’Almeida e da atriz Juliane Araújo
Estreia Local do filme “A FRENTE FRIA QUE A CHUVA TRAZ”, de Neville D’Almeida – Drama | 87’00” | RJ |2016 (classificação indicativa de idade 16 anos)
Mais informações acesse o site do evento www.cultura.ufma.br/39guarnice/.