O prédio da Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, situado na rua do Giz, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís), foi ocupado na noite dessa quarta-feira (18/5), por membros locais do Conselho Nacional de Cultura, do Fórum Maranhense de Artes Cênicas, entre outros artistas que estão à frente do movimento.
O ato seguiu orientação nacional e foi motivado, de acordo com os organizadores, pela medida recente do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB-SP), que transformou o Ministério da Cultura em secretaria-executiva.
Além do Maranhão, outros 17 Estados brasileiros tiveram atos semelhantes. Segundo os organizadores, a ocupação vai ocorrer por tempo indeterminado, até que medidas sejam tomadas pelo Governo Federal para defesa do Ministério da Cultural.
Definido
Marcelo Calero, 33 anos, secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, vai comandar a nova Secretaria de Cultura do governo federal, vinculada ao Ministério da Educação, comandado por Mendonça Filho (DEM-PE).