Hoje é Dia “D” de combate ao Aedes Egypti na escola

0comentário

A EDUCAÇÃO (com letra maiúscula em que as pessoas, realmente, saibam interpretar o texto) é a arma mais eficaz para se combater as mazelas do mundo (inclusive a ignorância humana). E a escola como uma das instituições emblemáticas tem que desempenhar bem o seu papel social. Mas, não devemos esquecer que essa causa preocupante, não é apenas do Poder Público é, também, [nossa], sociedade civil.

Escola Pública no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foto: Divulgação
Escola Pública no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foto: Divulgação

Numa iniciativa louvável do governo federal, em parceria com os Ministérios da Educação e Saúde, governos estaduais, prefeituras e secretarias estadual e municipal de educação, determinou que “hoje” é o dia “D” de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O Maranhão também aderiu a ação nacional de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. A concentração teve início às 8h da manhã desta sexta-feira (19/2), na Praça Sete Palmeiras, no bairro da Vila Embratel, em São Luís. A ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, veio à capital maranhense, representando o governo federal. Diversas autoridades locais se fazem presente ao evento.

A ação se estende com a coordenação da Secretaria de Estado da Educação. As 19 Unidades Regionais de Educação, a comunidade escolar, farão mobilização com panfletagem, caminhadas, palestras e atividades na sala de aula.

O enfoque da ação é conscientizar estudantes, professores, profissionais da escola e os pais sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Uma das medidas é capacitar alunos do Ensino Médio e professores para que estes se tornem disseminadores em suas comunidades.

Em São Luís, a programação conta com caminhadas no entorno das escolas da rede pública estadual de ensino, com a participação de bandas e fanfarras, carros de som e distribuição de panfletos, além de visitação de casas para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa da mobilização nas escolas, realizando capacitação com os professores e diretores para que eles repassem as informações aos alunos das formas de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A SES vai disponibilizar materiais educativos, como panfletos (duas mil unidades), cartazes (800 unidades) e filipetas (9 mil unidades).

Sem comentário para "Hoje é Dia “D” de combate ao Aedes Egypti na escola"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS