Uma notícia relevante para o turismo no Maranhão, é que o Estado entra nas rotas de voos internacionais. A partir do dia 22 de janeiro haverá, voo charter inaugural da Companhia “Fly All Ways”, com frequência entre Paramaribo, capital do Suriname, para São Luís.
A chegada está prevista para 10h30 da manhã, trazendo 60 passageiros entre jornalistas, agentes de viagem e formadores de opinião, que permanecerão no Maranhão até às 11h do dia 25 de janeiro, quando o voo retorna para a Paramaribo.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (06), pela secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, após reunião com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Durante a estadia no Maranhão, os 60 passageiros conhecerão parte do potencial turístico que o Estado tem a oferecer, visitando pontos turísticos e conhecendo a cultura e a gastronomia local.
– Além de iniciarmos um novo momento para o turismo do Maranhão, a economia do Estado também será evidenciada, já que uma nova rota significa um novo mercado de turistas e mais movimento em hotéis, restaurantes, táxis e bares, consequentemente um aquecimento da economia local, gerando mais trabalho e renda para os maranhenses – disse a gestora do turismo.
Para a secretária Delma Andrade, o novo voo, também, reafirma o novo posicionamento do Maranhão para turismo internacional.
– O Maranhão oferece destinos para todos os gostos. Lençóis Maranhenses, Patrimônio Histórico, cachoeiras, rios e praias são só algumas das opções que os turistas surinameses encontrarão por aqui. Sem falar que, unindo tudo isso, ainda temos a curta distância entre o Maranhão e o país como atrativo – disse.
Em reunião na quarta-feira, (6), com representantes da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a gestora do turismo do reforçou a importância da conclusão das obras do aeroporto de São Luís para a expansão da malha aérea do estado.
De acordo com a Infraero, a completa operação da área reformada será concluída até julho. A nova fase de obras no aeroporto da capital irá ampliar a sala de desembarque, com a instalação de mais duas esteiras de bagagem, 12 novas posições de check-in e aumentar a capacidade da sala de embarque.
Segundo a secretária Delma Andrade, as reformas deverão aumentar a capacidade de processamento de passageiros, que atualmente é de 3,4 milhões/ano, para 5 milhões ao ano. A área total do terminal de passageiros passará de 6,2 mil para 11,1 mil m².
– Com a reforma do aeroporto, passamos a ser mais uma opção de destino para boa parcela dos turistas nacionais e internacionais que deixaram de procurar o Estado por conta da imagem negativa de falta de infraestrutura. Nós sabemos que o viajante precisa de mais conforto e praticidade tanto na chegada, quanto na saída de uma cidade”, finalizou.