Mulheres Negras marcham pela Igualdade em BSB

0comentário

Ocorre nesta quarta-feira (18/11), em Brasília, a 1ª Marcha das Mulheres Negras. A concentração acontece neste momento, no Ginásio Nilson Nelson.  O percurso inclui o Eixo Monumental e área próxima ao Congresso Nacional. A marcha vai retornar ao ginásio, onde ocorrerá um show. A marcha vai ocupar a Esplanada dos Ministérios, dois dias antes do Dia Nacional da Consciência Negra.

Equipe da Secretaria de Mulheres do Maranhão. Foto; Divulgação.
Equipe da Secretaria de Mulheres do Maranhão. Foto; Divulgação.

Entre as questões que serão levadas à marcha, estão temas como visibilidade e identidade das mulheres negras. A violência de gênero, o racismo institucional e o genocídio da juventude negra também integram a agenda das mulheres negras.

Engajadas

O Maranhão será representado pela secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, e equipe da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Na agenda, uma visita a Casa da Mulher Brasileira de Brasília (CMB).

A Casa faz parte de um dos eixos do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Garante acesso a serviços especializados para ofertar condições de enfrentamento da violência contra a mulher e sua autonomia econômica. É considerada uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.

No espaço, serviços especializados de apoio a mulheres vítimas de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública e promoção de autonomia econômica. Há uma área especial para cuidado de crianças, com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Significativa

Enfim, a Marcha das Mulheres Negras significa um momento em que elas vão resistir ao preconceito racial cotidiano. Elas vão marchar para que as possam se reconhecer como negras, numa sociedade hipócrita, que, tem a coragem de afirmar, que, no Brasil não existe racismo.

Sem comentário para "Mulheres Negras marcham pela Igualdade em BSB"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS