Uma semana intensa programação para os amantes da arte da dança, em São Luís. Oficinas, performances, intervenções e espetáculos aconteceram 9ª Semana Maranhense de Dança, que encerra-se neste domingo (8) e teve início no último dia 2, em vários espaços públicos da cidade, entre os quais, teatros, salas de dança, locais alternativos e praça pública.
Realizada pela secretaria de Estado da Cultura (Secma), a nona edição da Semana Maranhense de Dança contou com 16 oficinas de vários ritmos/estilo do ballet clássico até o balé aéreo, passando pelo jazz, street, afro, salão, ventre, contemporâneo, moderno, memória, coreografia e brincante, nas opções de iniciante e avançado, nos turnos matutino e vespertino, em Salas do teatro Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, Ballet Olinda Saul e Academia Viva Água. As oficinas foram ministradas por professores locais e maranhenses radicados em outros Estados convidados para participar do evento.
Foram apresentados seis espetáculos, 195 performances, duas intervenções, seis mostras (crianças e terceira idade), seis programações especiais de coreografias com bailarinos de grupos, escolas e companhias.
Para o último dia de atividade da 9ª Semana de Dança foi reservada uma programação, no Teatro Arthur Azevedo, com participação de 22 coreografias.
Espetáculos
A programação começa às 16h no Arthur Azevedo, com a Tarde de Gala 2, com o mesmo elenco que será apresentado na Noite de Gala 2, a partir das 19h. Dessa programação participam: Coletivo Lona Invisível (Eliézer Queiroz e Thiago Calafate MA/SP); Kamilla Amaral e Jobert Diniz; Suellen Rodrigues e Hiago Castro (MA/RJ); Isadora Franco Danças Árabes; Jorge Luis (MA/RJ); Isabella Sousa e André Silva; Studio Solange Costa; Escola de Dança Adágio (Ana Clara Lisboa e John Lennon Santos); Isys Caldas e Jeferson Renan (MA/SP-PR); Pulsar Cia de Dança (Calina Marques, Tássia Tavares e Fernando Saraiva); Alicia Saul e Alisson Trindade (MA/SP); Cia de Dança de Salão de Açailândia (MA) (Leidiane Silva e Robert Reylly); Cia de Dança Os Sublimes; Núcleo de Artes da Ilha – NAI; Ballet Olinda Saul; Mayckon Fleshbonez (RJ); Escola de Dança Adágio (Kamila Amaral, Nayara Machado e John Lennon Santos); Studio Solange Costa (Suelen Fonseca); Suellen Rodrigues e Hiago Castro (MA/RJ); Leila Soraya (MA/SP); Débora Buhatem e Marcone Fonseca (MA/França/MG); Barbara Rodrigues e Diego Maia (SP).
No palco do Teatro Alcione Nazaré às18h a Companhia Calangos (MA) apresenta a performance “Um deserto no meu coração”, com 10 minutos de duração, tem direção de Yhago Sebas. No mesmo palco, às 18h30 será a vez dos bailarinos e coreógrafos Hélio Martins e Alba Raquel (MA) apresentarem o espetáculo “Fazendo Arte”. Com duração de 40 minutos, tem direção e coreografia de Hélio Martins e música de Marinaldo Marques.
Serviço:
O que: Tarde de Gala 2 (Coreografias com Convidados);
Quando: Domingo (08) às 16h;
Onde: Teatro Arthur Azevedo;
Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.
O que: Um deserto no meu coração (Companhia Calangos);
Quando: Domingo (08) às 18h;
Onde: Teatro Alcione Nazaré;
Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.
O que: Fazendo Arte (Hélio Martins e Alba Raquel);
Quando: Domingo (08) às 18h30;
Onde: Teatro Alcione Nazaré;
Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.
O que: Noite de Gala 2 (Coreografias com Convidados);
Quando: Domingo (08) às 19h;
Onde: Teatro Arthur Azevedo;
Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.