Entre os meses de julho e agosto, foi realizado em São Luís, o projeto Mais Cultura e Turismo, tendo como locais o Espigão Costeiro e a Praça Nauro Machado, na Praia Grande. Agora, o projeto se estende ao interior do Estado e vai abranger 22 cidades.
A itinerância do “Mais Cultura e Turismo”, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura, Secma, tem início nesta quinta-feira, dia 1º, no município de Mirinzal. Durante dois, uma série de atividades será realizada voltadas para os processos de institucionalização da cultura, geração de conhecimentos, difusão cultural, fomento e sustentabilidade.
A edição de Mirinzal será a primeira de 22 edições do projeto que serão realizadas nos próximos meses em todas as regiões do estado Território Oeste: Carutapera e Santa Inês; Território Norte: Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha; Território Leste: Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário; Território Sul: Imperatriz, Carolina e Balsas; Território Centro I: Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú; Território Centro II: Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos.
Para a realização do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ em Mirinzal, técnicos da Secretaria de Estado da Cultura percorreram, previamente, diversas comunidades de municípios como Guimarães, Porto Rico, Bacuri, Central,Cedral, Serrano do Maranhão, Apicum-Açu e Cururupu. Nas visitas, foram identificadas as peculiaridades culturais destas comunidades.
“Essa região da baixada é muito rica culturalmente. Por isso, além de levarmos atrações da capital estamos dando prioridade para a valorização da cultura local, como o tradicional boi de zabumba, boi de costa de mão, tambor de mina, pajé, artesanato, modos de vida das comunidades quilombolas e de pescadores artesanais, além do reconhecimento dos saberes tradicionais, pois iremos realizar um encontro destes mestres e mestras que mantém essas tradições na região”, explicou a superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão.
As diversas atividades do projeto consideram, também, ações continuadas de caráter estruturante, tendo em vista a perspectiva de obtermos resultados qualitativos com as ações planejadas. A exemplo da implantação de equipamentos públicos, bibliotecas, formação de agentes culturais, cartografia social, residências artísticas, cadastramento de grupos, comunidades, artistas e práticas culturais no Sistema Estadual de Informação e Indicadores Culturais (SEIIC) e o apoio aos municípios na elaboração de seus planos municipais de cultura.
Exposição coletiva
Todas as edições do ‘Mais Cultura e Turismo’ receberão uma exposição coletiva intitulada ‘Maranhão de Identidades e Tradições’. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), selecionado nas Casas de Culturas e Museus, e também coletados nas comunidades. A exposição tem como cerne o reconhecimento das diferentes identidades e sua contribuição na formação da cultura maranhense.
Conheça os municípios polo do ‘Mais Cultura e Turismo’
Território I (Carutapera e Santa Inês);
Território II (Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha);
Território III (Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário);
Território IV (Imperatriz, Carolina e Balsas);
Território V (Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú);
Território VII (Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos)