Depois de uma intensa batalha judicial entre os músicos remanescentes da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, com o herdeiro de Renato Russo, Giuliano Manfredini, pelo direito de uso do nome Legião Urbana e das músicos do grupo, foi anunciada oficialmente, a volta aos palcos em outubro.
Rede Social
Uma postagem do baterista Marcelo Bonfá no Facebook com uma foto dele ao lado do guitarrista Dado Villa-Lobos com o cantor André Frateschi, o superprodutor Liminha e o guitarrista Lucas Vasconcellos (do Letuce) foi o gatilho para que Marcelo Rubens Paiva, do jornal Estado de S. Paulo desse a notícia da volta em seu blog. Ele afirmou que a turnê começa pelo Rio de Janeiro, onde a foto foi tirada.
O jornalista diz que eles preparam a volta com shows em outubro e que a banda tem ainda o baixista Mauro Berman e o tecladista Roberto Polo.
Tour
Em busca do Tempo Perdido, a Legião Urbana se prepara, ainda, para uma turnê com 25 datas por todo o país. O show base será comandado pelo diretor de teatro Felipe Hirsch.
A Novidade
O novo vocalista do grupo tem carreira como cantor em São Paulo, onde apresenta covers, principalmente de David Bowie e Amy Winehouse. No ano passado, André Frateschi lançou seu primeiro CD autoral, o Maximalista.
Aparição
A última vez que a Legião Urbana se reuniu foi em 2012, em São Paulo, onde não puderam usar o nome original, em uma apresentação em tributo a Renato Russo, tendo Wagner Moura como vocalista.
A sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, foi lançada oficialmente na noite dessa quinta-feira (27), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.
Um vídeo com ações de responsabilidade social do evento, shows e depoimentos de artistas e do público contou um pouco da história do festival que tem números relevantes, além da programação oficial do festival em Barreirinhas, entre os dias 18 e 20 de setembro; e São Luís, 25 e 26/9.
21h30 – Ana Lonardi (participou do The Voice Brasil) (RS)
22h30 – Darrel Lavign e Edward Anderson (USA)
CIRCUITO BARREIRINHAS: PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA, TEATRO E CINEMA
OFICINAS DE MÚSICA EM BARREIRINHAS:
Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).
· Dia 18 de setembro(Sexta-Feira):
10h – Oficina de Piano com Adriano Grineberg
· Dia 19 de agosto (Sábado):
10h – Oficina de Gaita com Gabriel Grossi
PROGRAMAÇÃO INFANTIL E TEATRO:
Local: Coreto da Praça da Igreja da Matriz.
· 19 de Setembro (Sábado):
9h – Show de mímica e mágica com Gilson César.
· 20 de Setembro (Domingo):
16h – Teatro Infantil “A Carroça é Nossa” com o Grupo Xama.
PROGRAMAÇÃO DE CINEMA
Oficina de animação e mostra de filmes do Anim! Arte no Lençóis Jazz & Blues Festival !
Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).
Dias 18,19,20/09- das 16h às 19h todos os dias do Festival
Dia 18/09 – Sexta feira:
· 16h às 17h – sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 01
· 17h às 18h – sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 02
· 18h às 19h – sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 03
Dia 19/09 – Sábado:
· 16h às 18h – oficina de animação
· 18h15 às 19h – sessão Anim!Arte : Filmes Ambientais
Dia 20/09 – Domingo:
· 16h às 18h – oficina de animação
· 18:15h as 19h – sessão Anim!Arte : Culturas do Mundo
CIRCUITO SÃO LUÍS
Programação de shows:
Local: Praça Maria Aragão-Beira Mar
25/09 (SEXTA-FEIRA)
20h30 – André Marques Sexteto (SP)
21h30 – Wanda Sá e Roberto Menescal (RJ)
22h30 – Blues Beatles (SP)
26/09 (SÁBADO)
20h30 – Gadi Lehavi (Israel)
21h30 – Daniel Jobim (RJ)
22h30 – Serial Funkers (Participou do programa Super Star (SP)
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA- CIRCUITO SÃO LUÍS:
Local- Escola de Música Lilah Lisboa- Centro Histórico, Rua da Estrela.
Dia 23/09/2015:
Manhã: 9h às 12h e Tarde: 15h às 18h
Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne;
Dia 24/09/2015:
Manhã: 9h às 12h e Tarde: 15h às 18h
Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne.
OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DO 7ºLENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL
Local: Sala Ferreira Goulart, no andar térreo do Gran São Luís Hotel, Av. Dom Pedro II, nº 299, Centro Histórico, em São Luís.
Oficina 1: “Como Captar Recursos para Projetos Culturais”
Data: 24 de setembro
Hora: 9h às 12h
Oficina 2: “Como divulgar Shows e eventos pela Internet”
Data: 25 de setembro
Hora: 14h às 18h
O filme “Signo das Tetas”, do cineasta maranhense Frederico Machado, foi selecionado para a Mostra Indie 2015, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 9 de setembro.
Integrante da chamada Trilogia Dantesca, o filme foi batizado com o título de um livro do poeta Nauro Machado, pai do cineasta. O longa é protagonizado pelo ator Lauande Aires e com a participação do poeta Nauro Machado.
Em breve, o “Signo das Tetas” estará em circuito comercial no Brasil, sendo exibido inclusive no Cine Lume, em São Luís.
Em festa só para convidados será lançado nesta quinta-feira, dia 27/8, oficialmente, às 20 horas, na parte interna da Casa do Maranhão, a marca, o catálogo e o site da Cadê Beltrano, com show das Afrôs.
A equipe da Cadê Beltrano é liderada pela designer de modas, Tamara Marques. É figurinista e desenvolve pesquisas em comunidades, junto da designer e produtora artística Fernanda Preta, que atua na área de pesquisa e administrativa da marca, e ainda com o assistente de moda João Belfort.
No ano passado, participaram do Agir Criativo, programa da Fundação Vale em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio, que viabilizou o capital semente para a realização das ações de lançamento da marca.
Pesquisa
Atualmente, a marca está desenvolvendo sua coleção de bolsas que ressalta a ideia de identidade e, também desenvolve uma pesquisa junto ao Boi da Floresta quanto a busca de novas estéticas inspiradas nas manifestações culturais dessa comunidade, e de como a estética da cultura popular pode ser enquadrada ao conceito de moda.
Personalidade
A Cadê Beltrano traz para sua pesquisa as questões relacionadas à identidade cultural, visto que em sua própria essência, o nome da marca, já imprime a busca por esse “beltrano”, que pode ser qualquer pessoa da aldeia global, sendo traduzidas nas estamparias, cores, texturas e imagens impressas nas bolsas.
Para dar conta, de tudo o que a pesquisa gerou, a estilista da marca, dividiu a coleção em 3 linhas: Etnia, NordesteNaMente e Brasilidades. As bolsas produzidas dialogam com as idéias e influências geradas por essas identidades de cada linha.
– Ter uma Cadê Beltrano é, antes de tudo, carregar histórias da nossa gente – define Tamara.
Vem aí um programa cultural imperdível! O show de lançamento do mais novo CD da cantora Sandra Duailibe, em homenagem ao compositor maranhense (já falecido) Nonato Buzar.
O show e CD de mesmo nome, “Sandra Duailibe Canta Nonato Buzar” é fruto do patrocínio da CEMAR e do governo do Estado, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
E já tem data confirmada. Será no próximo dia 10 de setembro (quinta-feira), às 21h, no Teatro Arthur Azevedo. Direção Musical: José Américo Bastos. Participações Especiais:Antenor Bogéa, Marco Duailibe, Morena Buzar e Ticiana Duailibe. Produção: Ruber Produções. Ingressos: 2Kg de alimentos não perecíveis. Informações / Tel: (98) 3218 9900.
Uma grande festa para dar o pontapé inicial da sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival. É desta forma que o Teatro Arthur Azevedo abre as suas portas para o lançamento de um dos eventos mais importantes do cenário nacional no que diz respeito ao jazz e ao blues. Nesta quinta-feira (27), às 20h, a organização do festival realizará o lançamento oficial desta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, que conta com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Mais do que um simples lançamento, o evento desta quinta-feira será a oportunidade dos amantes do jazz e do blues terem um “aperitivo” do que ocorrerá na edição 2015, com a realização de dois circuitos: o primeiro, nos dias 18, 19 e 20 de setembro na cidade de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses) e, o segundo, nos dias 25 e 26 de setembro, em São Luís.
Somente para o lançamento oficial do 7º Lençóis Jazz e Blues Festival duas grandes atrações estarão no palco do Teatro Arthur Azevedo revelando as boas energias desta edição: os grupos Jazzencontros (MA) e Dani & Débora Gurgel Quarteto (SP) prometem shows inesquecíveis para quem for ao teatro.
Atrações
A Jazzencontros será o primeiro grupo a subir no palco e promete apresentar canções “Summertime” (George Gershwin), “ Nuit blanche” ( Cyrille Daudel Aimee), “ I know that you know” (Esperanza Spalding); “Georgia on my mind” ( Ray Charles), “Air mail especial” ( Benny Goodman) e “The days of wine and roses” ( Johnny Mercer e Henry Mancini).
“Dani Gurgel & Debora Gurgel e Quarteto, chamado carinhosamente pelos fãs de DDG4, apresentarão músicas de seus dois primeiros discos, “Um” e “Luz”, além de músicas dos dois projetos inéditos gravados em 2015, que serão lançados no Japão, em setembro: “Neon”, um disco só com versões do universo da música pop, e “Garra”, autoral. No repertório do show desta quinta-feira estarão canções como “Né?” (Debora Gurgel/Dani Gurgel); “Luz” (Debora Gurgel); “Toada” (Debora Gurgel/Dani Gurgel); “Garra” (Debora Gurgel/Dani Gurgel); “Danceio” (Debora Gurgel); “Fibra” (Debora Gurgel/Dani Gurgel); “Forró Brasil” (Hermeto Pascoal) e “Smells like teen spirit” (Kurt Cobain/Dave Grohl/Krist Novoselic).
Ingressos
Para prestigiar o lançamento oficial da edição deste ano, o amante do jazz e do blues precisará trocar um pacote de leite pelo ingresso na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo. Tudo o que for arrecadado será doado para a Casa do Caminho, entidade que cuida de crianças carentes na capital maranhense.
Virtual
Tudo sobre o 7º Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga, o festival no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).
Serviço:
Lançamento do VII Lençóis Jazz e Blues Festival
Data: 27 de Agosto (quinta-feira), às 20h
Local: Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, s/n – Centro, em São Luís.
Dia 22 de Agosto é festejado o Dia Nacional do Folclore. O tambor de Crioula é considerado um Patrimônio Cultural Brasileiro. Como forma de valorizá-lo, a Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Cultura (Secma), está realizando a exposição Folclore e Literatura, com o tema “Crioula, simples como deve ser!” A exposição faz parte da programação de agosto na biblioteca, pois este é considerado o mês do folclore.
A ideia da exposição foi do Tambor de Crioula Maracrioula, do bairro da Liberdade, em São Luís, que se dispôs em separar alguns elementos característicos na dança para ser posto em exposição.
Quem for à Biblioteca Pública Benedito Leite, até sábado (27), vai poder ver de perto a vestimenta utilizada pelos brincantes, além dos instrumentos musicais.
Outras Ações
A programação deste mês também contempla uma exposição sobre o folclore nacional, enfatizando as expressões maranhenses, no Salão do Acervo Geral. Vários livros sobre a história do folclore estão à disposição de todos que tiverem interesse. Os livros fazem parte do rico acervo da biblioteca e é um meio de valorizar o artista maranhense, Pedro Júnior, que está expondo “Artes, lendas e magias maranhenses”.
Estreia a partir desta quinta-feira (27/8), o longa-metragem brasileiro “O Último Cine Drive-In”, dirigido por Iberê Carvalho, no Cine Praia Grande, localizado no Centro Histórico de São Luís. No filme, o ator maranhense Breno Nina vive o jovem Marlombrando.
O filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Punta Del Leste, no Uruguai (com três prêmios) e um dos destaques da 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. Será exibido com sessões às 14h, 18h e 20h.
“O Último Cine Drive-In” foi exibido pela primeira vez em São Luís, durante a 38ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, realizado na semana passada.
Kikitos
“O Último Cine Drive-In” levou quatro prêmios no festival de Gramado: melhor ator, para o maranhense Breno Nina; melhor atriz coadjuvante, para Fernanda Rocha; melhor direção de arte, para Maíra Carvalho; e premiado na categoria Júri da Crítica – Longa Brasileiro.
Internacionalização
Durante o festival, realizado no Uruguai, no mês de março, a produção brasileira levou três prêmios – melhor filme, melhor filme na escolha do júri jovem do festival e melhor ator para Breno Nina.
A edição do Plugado desse domingo (23/8), na Mirante FM, recebeu a visita de Thais Sena, pianista, 23 anos, Glícia Moreira, violonista, 28 anos, e Gabriela Marques, vocal, 20 anos, que está de malas prontas para uma temporada em Londres, na Inglaterra, a partir de setembro deste ano.
O trio integra a banda JazzEncontros, que faz show nesta quinta-feira, 27/8, a partir das 22h, no Amsterdam Musicpub, na Lagoa da Jansen, numa produção da Satchmo Produções.
Palco
O grupo, formado Gabriela Marques (voz), James Pierre (voz), Paulo Pontes (contrabaixo), Marcones Pinto (guitarra), Glícia Moreira (violão), Thais Sena (piano) e Francelio Cantanhede (bateria), divide o palco com Augusto Pellegrini.
– Esse será um encontro de gerações. Vamos trocar informações e experiência no palco com Augusto Pellegrini. Além do talento musical é um profundo conhecedor do gênero – definiu Gabriela Marques.
Influências
O show será totalmente de releituras das mais variadas vertentes do jazz que influenciam a banda.
Indagada sobre o trabalho autoral, as três foram unânimes em dizer que o JazzEncontros já estão trabalhando composições próprias, mas preferem, no momento, trabalhar com músicas já consagradas do Jazz dentro de textura pessoal do grupo.
– Estamos trabalhando as nossas músicas. Mas, precisamos amadurecer a ideia de expô-las no palco. Vamos apresentá-las no momento exato. Por enquanto, fazer releituras e mostrar no palco é o caminho mais coerente – ressaltaram.
Ousadia
Mesmo vivendo num País, num Estado e em uma cidade em que o jazz tem pouco assimilado, essas três meninas maranhenses, determinadas e destemidas, entrevistadas no Plugado, na Mirante FM, resolveram incursionar pelo gênero e mostrar que a música é dona de uma linguagem sem fronteiras. Quanto ao gênero, a audição, não depende da idade, da condição social, mas sim do livre arbítrio.
“A Música Compõe o Homem e o Homem Compõe a Música”. É uma relação de dependência que seguirá, sempre, no percurso da História da Humanidade. Sem “música a vida seria um erro”. E quando se alia essa arte milenar com o sinônimo de revitalização, ocupação de espaço público e a democratiza, quem ganha é a sociedade.
Elogios
Comecei todo esse discurso para rasgar seda, como profissional da comunicação social, ao projeto “Mais Cultura e Turismo”, idealizado e colocado em prática, numa parceria das Secretarias de Turismo e Cultura do Estado, realizado nos meses de julho e agosto, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, e no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia, dois cartões postais e turísticos de São Luís.
Cosmopolitismo
Quais os maiores beneficiados com o evento ?
1- Os artistas locais. Embora todos não tenham sido contemplados, mas os que foram, têm mais é que agradecer o convite pelo espaço em mostrar a sua produção musical.
2- A população, não me refiro só aos turistas, mas quem vive aqui e precisa, também, alimentar a alma com arte.
3- E por último o patrimônio público da cidade. Alguém em qualquer canto dessa cidade me definiu que “São Luís é a “galinha dos ovos de ouro”, porém com pouca visibilidade turística, por falta de uma visão mais ampla. É preciso enxergar que moramos numa cidade viável. E que se trabalhar com coerência, mais profissionalismo, a cidade vai respirar uma atmosfera, verdadeiramente, cosmopolita.
Não sei se essa é a vontade de todos. Como é pecado generalizar, eu sei de mim e alguns que defendem essa possibilidade de mudança com muita firmeza e determinação. Por uma São Luís que mantenha as suas tradições, mas abra os olhos para o mundo, se permita a romper com alguns preconceitos, xenofobia, fugir do lugar comum, e captar o que o mundo tem para oferecer de bom para essa ilha.
Agora, para que isso aconteça é preciso de conscientização. Deixar as arrumações, as falácias e os discursos incoerentes e contraditórios de lado, e se criar um pensamento coletivo na construção de ideias que coloque essa ilha na rota do planeta e, realmente, façamos “jus” ao título de Patrimônio da Humanidade.
Vida Longa
Quanto ao projeto musical “Mais Cultura e Turismo”, que agregou a diversidade rítmica do Maranhão, e se encerra no sábado, dia 29/8, com os shows do Divinas Folias, Flávia Bittencourt e o carioca Luiz Melodia, acompanhado de banda, tornou-se um marco, um divisor de águas, para outros eventos dessa natureza, envolvendo arte integrada ou não. E que não seja apenas uma iniciativa pública, mas que as empresas privadas se sensibilizem e abracem a causa. Ela é de interesse nosso, importante para fomentar cultura e turismo nesse Estado com um potencial bastante significativo, mas que tenho a impressão que estamos numa terra em que se vive de achismo.