O Cine Teatro da Cidade comemora três anos de funcionamento, a partir desta segunda-feira (1º/6) até sábado, dia 6 de junho, com programação cultural, que envolverá espetáculos de teatro, dança, música, palestras e bate papo sobre cultura.
Administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o Cine Teatro recebeu nova direção no mês de fevereiro, momento em que foi apresentada para comunidade a nova identidade visual da casa, além de projetos de ocupação do espaço, com diálogo participativo da comunidade artística e cultural da cidade, fortalecendo a memória do equipamento cultural que já foi um dos mais importantes cinemas de São Luís, o “Cinema das Estrelas”.
– A programação de aniversário do Cine Teatro, celebrado no dia 7 de junho, tem o objetivo não somente de comemorar os três anos de existência do espaço, mas também legitimar o teatro enquanto equipamento cultural do Município, junto ao segmento das artes cênicas, música e dança. Toda a programação tem a parceria de grupos culturais e artistas convidados – ressaltou André Lobão, diretor do Cine Teatro da Cidade.
Dança
A programação teve início na segunda-feira (1º), às 17h30, com a palestra “Criação, Formação e Treinamento, a potência da singularidade na construção coletiva”, com o bailarino Alejamdro Ahmed, do Grupo Cena 11, de Santa Catarina. Direcionada para bailarinos, coreógrafos, atores e profissionais que usam o corpo como linguagem artística e profissional, a palestra focou na técnica desenvolvida pelo coreógrafo que objetiva produzir uma dança em função do corpo, seus limites e possibilidades para a transformação do corpo do outro.
Às 19h, a pesquisadora e diretora do Grupo TeatroDança, Júlia Emília, fará lançamento do livro “Vivendo Teatrodança, investigação de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”. Publicado com auxílio do edital da FAPEMA, o livro registra parte da história pioneira da dança e da cena maranhense, percorrendo a trajetória de uma artista inquieta em suas propostas cênicas, que considera a tradição popular mantendo os pés na atualidade.
Teatro
A programação prossegue nos dias 2 e 03 de junho, com apresentação de espetáculos teatrais, no horário das 15h às 16.
Na terça-feira (2), o grupo Xama Teatro apresenta o espetáculo “Histórias da Ilha”, com historias adaptadas dos livros “Quem tem medo de Ana Jansen?” e “A menina levada e a serpente encantada”, do escritor maranhense Wilson Marques, patrono da Feira do Livro de 2014.
Na quarta-feira (3), o grupo Gamar (Grupo de Arte Maria José Aragão) apresenta o espetáculo teatral “O Livro Mágico”, que aborda a importância da leitura com personagens do fantástico universo infantil.
Música
Ainda na quarta-feira (3), às 15h40, o Coral “Vozes da Sabedoria”, do SESC, apresenta recital de canções populares com a harmonia própria dos grupos corais.
Na sexta-feira (5), às 19h, a programação contará com o show “H’eira de Mina”, do cantor e compositor Heriverto Nunes. Com músicas autorais na estética do samba, transporta artista e público, ao hibridismo e sincretismo da formação cultural maranhense e afrob-brasileira.
O show terá a participação dos cantores Lúcia Gato, Célia Sampaio, Tássia Campos, Camila Boueri, Alberto Júnior, Andréa Frazão, Milla Camões, Maria Vitória.
Debate
A programação encerra no sábado (6), às 16h, com o bate papo “Plantando em terra seca… Diálogos sobre os Sistemas Estadual e Municipal de Cultura”, que terá a mediação Marcos Moraes(SP), como parte da programação do Conexão Dança.
A programação de aniversário do Cine Teatro da Cidade tem a parceria do projeto Conexão Dança, grupo GAMAR, SESC e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Sobre o Cine Teatro da Cidade
O Cine Teatro da Cidade ocupa hoje o antigo Cinema das Estrelas, posteriormente conhecido como Cine Roxy. Construído em 1939, o equipamento cultural está localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé. O prédio possui características de ArtDecó, com estrutura de traços retos que pode ser observada em uma pequena torre, sobre qual estava o letreiro luminoso com o nome do cinema.
Em 18 de Janeiro de 2012, o então Prefeito de São Luís, João Castelo, sancionou a lei de n° 5.604, que cria, na estrutura administrativa da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), o Teatro da Cidade de São Luís.
Atualmente o Teatro da Cidade de São Luís recebe espetáculos de dança, teatro, música, circo e eventos institucionais, além de mostras de festivais de cinema e audiovisual. Em 7 de junho de 2015, o Teatro da Cidade completará três anos de atividades desde sua restauração.