“Valente” é o título do primeiro CD da cantora maranhense Ticiana Valente. Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, nessa quinta-feira (23/4), a artista definiu o disco como sendo um resgate a verdadeiras pérolas da Música Popular Brasileira, passando pela direção musical de um dos mestres vivos da MPB – o bossanovista Roberto Menescal.
Indagada sobre a aproximação com Menescal, Ticiana disse que o encontro entre os dois foi viabilizado pela prima Sandra Duailibe, com quem já tinha trabalhado.
– Um encontro que parecia tão distante se tornou tão perto. A minha prima Sandra me aproximou de Menescal. E quando mostrei o meu projeto musical para ele, foi logo aceitando. É um privilégio ! O primeiro registro fotográfico assinado por nada mais, nada menos, que Roberto Menescal, músico com uma história significativa na música brasileira – elogia Ticiana.
O disco
“Valente” é um disco de onze faixas, gravado no Rio de Janeiro, com a direção musical de Roberto Menescal, fotografia da maranhense, Gabi Ferraz, produção executiva e direção artística da Ruber Produções, foi contemplado através da Lei de Incentivo Estadual, com o patrocínio da rede varejista Novo Mundo. O trabalho traz a inédita “Valente”, que dá título ao CD, composta por Márcia Forte e Marco Duailibe. Um samba singelo, de letra acessível, com forte apelo radiofônico.
Nas demais faixas do disco, Ticiana resolveu revisitar canções de artistas que mexem com a sensibilidade dela. Destaques para João e Maria, Gente Humilde, consagradas na voz de Chico Buarque, “Carinhoso”, de Pixinguinha, além de “Grande Hotel“, de Paula Toller.
O Show
Enfim, essas canções inseridas no disco, misturadas a outras surpresas vão estar no ‘setlist’ do show do próximo dia 1º de maio, sexta-feira, a partir das 21h, no Teatro Artur Azevedo, com a participação de Roberto Menescal, além de Sandra, Marco e Rafaela Duailibe. O ingresso custa 2 Kg de alimento não perecível.
Questionada pelo fato de lançar o CD na imponente Casa de Apolônia Pinto, Ticiana disse se sentir familiarizada com o local.
– Será uma noite especial. Vou estar cercada de amigos e no palco terei as presenças de Roberto Menescal e de parentes. O show tem a direção artística de Ruber, a direção musical do meu sogro, Adelino Valente. O meu marido, Rodrigo Valente, faz parte da banda que vai me acompanhar. Terei, ainda, as participações dos primos Sandra, Marco e Rafaela Duailibe. E o palco do Teatro Artur Azevedo frequento desde pequena como bailarina e de shows. Por isso, me sinto em casa – enfatizou Ticiana.