Palestras do Conecta Festival BR-135. Inscrições gratuitas.
+ CONECTA
• PAINÉIS
18/12
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
17h – Abertura do Conecta Música
Painel – Ocupe Estelita
Com ROGER DE RENOR (PE)
Roger de Renor fez parte do movimento manguebeat. Mentor do Som na Rural, Roger de Renor vem arrastando centenas de pessoas pelas praças do Recife, desburocratizando a ideia de eventos em lugares fechados e provocando a reflexão sobre as intervenções urbanísticas por parte do poder público.
Integra o movimento Ocupe Estelita que luta contra o desenvolvimento urbano guiado apenas por interesses econômicos, que destrói a identidade da cidade e promove uma ideia ultrapassada de progresso e modernização, desejando uma cidade mais inclusiva.
19/12
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
10h às 12h
Painel- Música para os olhos: Uma viagem pelas capas de discos
História de capas de discos • importância do design para a música
Cases • Recomendações para projetos gráficos.
Com ALEX SOARES (MA)
Alex Soares é arquiteto e designer gráfico, sócio-fundador da Genial Propaganda, professor do curso de design do UNICEUMA e mestrando em design. Sempre envolvido com música e arte, busca promover eventos relacionados a esse tema na Ilha de São Luís-MA, a exemplo do Zupi Academy. Assinou alguns projetos gráficos de CDs como: Herbet Lucena (PE), Azulão (PB), Pataugaza (MA), Bandida (MA) e Gallo Azhuu (MA).
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
15h às 16h30
Painel – Jornalismo Cultural
Tema: “A imprensa e a crítica musical em tempos de internet”.
Com MARCUS PRETO (SP)
Marcus Preto é jornalista e produtor musical. Cobre música brasileira desde 2001. Trabalhou para revistas como “Rolling Stone”, “Bravo!”, “MTV”, “Época” e “Trip”, entre outras. Em 2007, criou o precursor Música de Bolso, site que publicou quase 400 vídeos inéditos de artistas brasileiros tocando ao vivo em lugares inusitados. Entre 2009 e 2012, foi crítico e repórter musical da “Folha de S.Paulo”.
PRÉDIO DA FACULDADE DE ARQUITETURA (CENTRO HISTÓRICO)
17h às 18h30
Painel- Arte e Cidadania
“Arte como ferramenta para transformação social”
COM MARCELO YUKA (RJ)
Considerado um dos principais compositores da música brasileira dos anos 90, como baterista e letrista da banda O Rappa, Yuka é um ativista cultural.
Com seus relatos de alguém que precisou se reerguer após nove tiros e uma cadeira de rodas, e que foi vítima da violência urbana e do desequilíbrio social, mas que não se vitimiza, ele proporciona aos participantes uma experiência inspiradora. Realiza pelo Brasil debates sobre a arte, valorização da cidadania, importância da educação e como evitar a criminalidade e o preconceito, além de contar suas experiências com crianças e adolescentes que viviam no mundo das drogas.
20/12
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
9h30 às 11h
Painel – Gestão de Carreiras 2.0: trabalhando no mercado midstream.
Com MARCEL ARÊDE (PA)
Com a crise do mercado fonográfico diversos artistas tiveram que aprender a trabalhar de forma independente e ultrapassar a fronteira do undergroud para acessar esse novo mercado emergente, denominado como midstream.
O workshop apresentará ferramentas para promover e monetizar diversos produtos para os músicos e/ou compositores como: shows, fonogramas físicos e digitais, videofonogramas, edição, sincronização, execução pública e merchandising.
Nascido em Belém, Marcel Arêde é um dos principais responsáveis pelo boom da música paraense, foi idealizador do Festival Se Rasgum, gestor do programa Conexão Vivo no Pará, responsável pela carreira da Gaby Amarantos, Gang do Eletro, Felipe Cordeiro, La Pupuña entre outros artistas ligados à produtora AmpliCriativa.
Tem uma atuação mais focada em lançamento de produtos musicais no mercado, circulação de artistas, direitos autorais, arrecadação sobre a execução pública, gerenciamento de carreiras e leis de incentivo, atualmente é comissário de música na CNIC/Minc, no qual atua nas discussões de políticas públicas para música e na avaliação de projetos para a Lei Rouanet.
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
11h às 12h30
Painel – Mercado Internacional da Música
Com DAVID MCLOUGHLIN (SP)
Nasceu na Irlanda e estudou comunicações (com especialização em cinema e rádio). Era gerente de importação da loja Tower Records, em Londres; foi gerente internacional em empresas como Eldorado, Atração, MCD, Sum e Trama.
Desde 2007 é consultor internacional da BM&A e o projeto Brasil Music Exchange.
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
15h às 16h30
Painel – Cultura Digital
Música: possuir ou acessar?
Com MAURÍCIO BUSSAB (SP)
Mauricio Bussab é sócio-fundador da Tratore, a maior distribuidora de música independente do Brasil, empresa criada em 2002 que se especializa em levar a musica de mais de 3000 artistas de todo o Brasil para lojas e sites de venda de música de todo o mundo, em CD e como musica digital.
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
17h às 18h30
Roda de Conversa
Viver de música no mundo de hoje
Mauricio Bussab(Tratore), David McLoughlin(BM&A), Marcus Preto(Oi Fm), Web Mota(musicoteca), Alê Muniz(Projeto BR135). Mediador: Marcel Arêde(CNIC)
• OFICINAS
18/12
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
9h às 12h
Oficina – Elaboração de projetos na Lei Incentivo a Cultura do Maranhão
com Comissão CAPCI SECMA
19 e 20/12
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
Oficina – Gestão Sociocriativa
Carga horária:
DIA 1 – Imersão – 8h
DIA 2 – Diálogo – 8h
Como reinventar a realidade a partir da convergência cultura, inovação e sustentabilidade?
com ANDRÉ MARTINEZ (SP)
Dirigido a artistas, empreendedores, gestores e educadores da área da música o Laboratório Sociocriativo BR-135 combina imersão em conteúdos, roda de diálogo e prática de pesquisa participativa com uma excelente oportunidade para problematizar e propor novas práticas profissionais, tecer redes e novas conexões.
Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, André Martinez é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro. Consultor de empresas e fundações que estão entre as de maior influência no país, dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos. Sua pesquisa independente é gerida pelo Laboratório de Inteligência Sociocriativa, startup cocriada com a realizadora Claudia Taddei para a investigação-ação de métodos de design e gestão.
• RODADA DE NEGÓCIOS
21/12
GRAND SÃO LUÍS HOTEL – SALA JAPIAÇU
9h às 12h
Com Maurício Bussab (Tratore), David McLoughlin(BM&A), Web Mota(Musicoteca), Marcelo Damaso (Festival Se Rasgum), Juliano Gentile (Centro Cultural SP), Alê Muniz (Projeto BR 135)