O projeto Palhaceiros da Graça de Deus, patrocinado pela Petrobras, reacendediscussões sobre as tradicionais comédias da brincadeira do boi. O lançamento dos livros Comédias do bumba meu boi do Maranhão e Cadernos de Betinho: um Pai Francisco e sua missão no bumba meu boi maranhense, em Mirinzal, quarta-feira (13) e São Luís, nesta sexta-feira (15), será uma boa oportunidade para discutir o estado dessas práticas cômicas após o registro do bumba-boi como patrimônio cultural do Brasil.
Organizado pelas antropólogas Luciana Carvalho e Wilmara Figueiredo, o livro de comédias contém registros inéditos de narrativas criadas por palhaços, palhaceiros e pais franciscos para bois de zabumba dos municípios de Guimarães, Mirinzal, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Santa Helena e São Luís. As histórias são exemplos
da criatividade dos brincantes e atestam a importância da oralidade e da dramaticidade singulares do bumba meu boi maranhense.
Os Cadernos de Betinho reúnem relatos de vida, memórias, sonhos, enredos de comédias e reflexões sobre o folclore e a cultura popular do Maranhão. Seu autor é Herberth Mafra Reis, nascido em 1936 em Graça de Deus, um povoado rural de Mirinzal. Brincante de bumba meu boi há cerca de 60 anos, Betinho revela no livro sua missão no exercício da função de Pai Francisco.
As publicações fazem parte de um projeto mais amplo que visa à valorização dos autores e atores cômicos do bumba meu boi maranhense, especialmente dos bois do sotaque de zabumba, estimulando a discussão sobre as formas de salvaguardar modos específicos de brincar e rir que compõem o patrimônio cultural do Brasil.
Lançamentos
13 de agosto, 17h 30 min
Salão Paroquial da Igreja Matriz
Mirinzal, MA
15 de agosto, 17h 30 min
Casa de Nhozinho
Rua Portugal, 185, Praia Grande
São Luís, MA