Aberta a Mostra Estadual de Literatura

0comentário

Aberta nessa terça-feira (12), no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), a 2ª edição da Mostra Estadual de Literatura, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) e Federação das Academias de Letras do Maranhão. Na solenidade de abertura, no Teatro Alcione Nazaré, se apresentaram bailarinos do Grupo de Dança Deise Cosa, do Studio Clay Carlos, e também Leda Nascimento, que fez a performance Alcântara de José Chagas.O evento ocorre até sábado (16), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

PROGRAMAÇÃO – A primeira palestra desta quarta-feira, a ser proferida às 14h30, na Sala Nauro Machado, por Dinacy Mendonça Correia, representando os municípios de Arari e Vitória do Mearim, terá como tema A presença feminina na Literatura Maranhense. Em seguida, às 15h30, Agnaldo Mota, do município de Pinheiro, falará sobre As 3 Bandeiras. Às 16h30, Joaquim Haickel, representando Imperatriz, palestrará sobre Memória Audiovisual.

Encerrando a programação de quinta-feira, a última palestra ocorre às 17h30, com o presidente da Academia Maranhense de Letras e colunista de O Estado, Benedito Buzar, falando sobre O dia a dia na História do Itapecuru Mirim. A palestra leva o mesmo nome do livro que o autor lançará na ocasião.

Outros livros também serão lançados amanhã. São as obras Sindicato do Riso (Paulo Oliveira), Curiosidades Histórias de Peri-Mirim (Francisco Viegas Paz) e Dicionário de Baixadês (Flávio Braga) e Padre José da Cunha D’Eça, o fundador da igreja católica no Mearim (Nerly Vale Cutrim), na Sala de Multimídia.

Na programação de sexta-feira, o desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho proferirá palestra e lançará o livro Efemérides Caxienses, às 15h30. A obra é fruto de, pelo menos, 30 meses de estudos, pesquisas, leituras e entrevistas. O livro tem 402 páginas e tem prefácio do historiador Milson Coutinho, texto de orelhas de Quincas Vilaneto, apresentação do jornalista Edmilson Sanches, colunista de O Estado, e é publicado pela Ética Editora

Na sexta-feira, às 18h30 , a escritora Ana Luíza de Almeida Ferro lançará as obras Interpretação Constitucional: a Teoria Procedimentalista de John Hart Ely,Versos e Anversos, Quando, A Odisséia Ministerial Timbira e O Náufrago e a Linha do Horizonte. Os lançamentos acontecerão no estande de São Luís.

Sábado, haverá lançamentos nos estandes dos municípios de Esperantinópolis, São Bento, Pedreiras e Arari/Vitória. No estande de São Bento, o cronista de O Estado Joaquim Itapary lançará o livro Onde andará Willy Ronis?. Samuel Barrêto lançará o livro Caderno de Passagem, no estande de Pedreiras.

Na programação estão incluídas intervenções poéticas com a participação de Domingos Tourinho, Cássia Cabral e Daniel Almeida (Centro de Artes Cênicas do Maranhão); e Antonio Miranda, Paulo Roberto Paixão e Cleomadson, todos da Academia Ribamarense de Artes e Letras.

Sem comentário para "Aberta a Mostra Estadual de Literatura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS