Com música dos Beatles na abertura e obra de Ennio Morricone, canções da novela “IMPÉRIO”, das 9h da noite, da Rede Globo, são grata surpresa e fôlego contra repetitiva MPB.
Pode ter sido apenas um laboratório, mas já nas minisséries “AMORES ROUBADOS”, exibida no início de janeiro deste ano, e a “A TEIA”, apresentada, entre janeiro e abril deste ano, era possível ver uma profundidade musical maior em sua trilha sonora do que nos folhetins tradicionais da emissora.
Em “AMORES ROUBADOS”, a banda britânica The XX, já experimentada certa idolatria por parte dos fãs quando aportaram no Brasil pela primeira vez, para shows no Rio de Janeiro e São Paulo, em outubro passado. O alvoroço, que antes ficara restrito a um grupo mais ‘INDIE’, se tornou popular.
Menos de três meses depois das apresentações, a canção “Angels”, embalou as aventuras amorosas dos personagens da série global, “AMORES ROUBADOS”, chegou a 1° lugar das canções mais baixadas no iTunes Brasil, impulsionadas pelas cenas românticas e quentes entre Leandro (Cauã Reymond) e Antonia (Isis Valverde), em pleno Agreste de Pernambuco.
Os dez capítulos de “A TEIA” foram embalados por canções como Hallelujah de Leonard Cohen na versão de Jeff Buckley e a soturna Atmosphere, de Joy Division. Canções conhecidas entre entusiastas do rock, mas anos-luz distantes das populares faixas de MPB que são maioria absoluta nas trilhas de novelas.
Na noite do dia 28 de julho, estreou a nova novela das 21h: Império. De cara, a faixa da abertura ganhou um toque britânico com Lucy in the Sky With Diamonds, dos Beatles, em uma versão mais sutil de Dan Torres, mas mantendo o clima da canção original e seu belo arpejo. Em comparação com a novela antecessora, tínhamos Ana Carolina cantando Eu Sei que Vou te Amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, para retratar as tramas óbvias de uma típica novela carioca.
Outro destaque internacional fica com Quelqu’un M’a Dit, de Carla Bruni, que também é trilha do filme queridinho dos modernos 500 Dias com Ela (2009), protagonizado por Zoey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt. A canção é destaque na novela “O Rebu”. Embora esta não seja a primeira aparição da canção na faixa de horário, já que também esteve na novela Belíssima, exibida entre 2005 e 2006.