Alceu Valença faz a festa para um “Mar de Gente”

0comentário

São Luís no mês de junho faz a diferença. Aqui se vivencia a festa mais plural da Cultura Popular Brasileira. E todo o folguedo é concebido em terreiros, arraiais, espalhados pelos quatro cantos da Ilha. Infelizmente, não visitei todos esse ano, mas pude observar à distância que a festa continua bonita pela versatilidade de ritmos e cores.

Foto: Geraldo Furtado
Foto: Geraldo Furtado

Aproveitei o dia de São Pedro, o meu “xará”, para curtir o show de Alceu Valença, no Arraial da Lagoa. Uma noite especial, pois assisti ao show de Amigo da Verdadeira Arte. Alceu é o tipo do músico que se reinventa olhando para sua obra de modo crítico e pro mundo de modo mágico, criando uma Olinda mítica, quase Pasárgada onde quer que ele passe.

Nesse show de uma hora e quinze minutos, Alceu entrou no palco com um chapéu de Luiz Gonzaga, trocou por um de bumba meu boi do Maranhão e um chapéu russo convocando a todos para um espetáculo em que não faltou o lúdico, cênico, xote, xaxado, coco, ciranda, galope, pagode russo e maracatu, definido por ele, como irmão do bumba meu boi do Maranhão. Castigou com canções autorais, do maranhense João do Vale, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, as maiores autoridades da música regional nordestina e brasileira.

Alceu Valença priorizou os gêneros surgidos no agreste e no sertão do Brasil. Sob esta influência, mas com uma leitura universal, Alceu Valença apresentou músicas como “Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Turnê Nordestina”, entre outras que não podem ficar de fora das festas juninas.

show incluiu, ainda, hits de seu repertório, como “La Belle de Jour“, “Anunciação”, “Pelas Ruas Que Andei” e “Tropicana”. Além das suas com, não ficaram de fora do show canções de Luiz Gonzaga, João do Vale e Jackson do Pandeiro,  a exemplo de “Baião”, “Xote das Meninas”, “Vem Morena”, “Sabiá”, “Pagode Russo”, “Sala de Reboco”, “Olha pro Céu” e “O canto da Ema”.

Fechei o ciclo junino em uma noite divertida proporcionada por um multiculturalismo junino homogêneo e intenso, visto por um mar de gente no Arraial da Lagoa, além da presença de Alceu Valença: um bravo nordestino, “manguepai”, “mangueboy”, que trouxe o seu Pernambuco profundo para a boca do cenário musical brasileiro. Tudo isso é feito com anos de estrada, vigor e profissionalismo.

sem comentário »

Seleção brasileira com emoção à flor da pele

0comentário

É visível perceber a cada jogo que os nervos dos jogadores brasileiros estão à flor da pele. Toda essa carga de ansiedade é por conta da Copa está sendo disputada no Brasil, da pressão do torcedor, da falta de experiência da maioria dos atletas brasileiros. Isso ficou nitidamente constatado no jogo contra o Chile, no último sábado (28/6), na Arena Mineirão, em Beagá (MG).

Era jogador emocionado, preocupado, outros já chorando. Enfim, um clamor geral aliviado com a vitória por 3 a 2 em cobranças de pênalti. Para lateral direito, Daniel Alves, quem “não chora, não mama”. É um pensamento que merece ser rebatido tendo em vista que a seleção brasileira tem como principal responsabilidade colocar os nervos no lugar, pois em Copa do Mundo, jogar um bom futebol é a essência. Portanto, camarada mais futebol, menos chororô, para que a derrota não seja traduzida em um vexame de mais uma vez se perder uma Copa dentro de casa. Pois, depois dessa no Brasil, outra só Deus sabe quando vai acontecer pras bandas de cá.

sem comentário »

Chi Chi Chi Lê Lê Lê Dançou

0comentário

Chi Chi Chi Lê Lê Lê Dançou. Foi um jogo histórico entre Brasil e Chile em que não faltou garra, emoção, dramacidade, digna de um filme  de Nelson Rodrigues. Foi agonizante para os torcedores mais apaixonados. Vencemos, mas não convencemos. Após um empate de 1 a 1 nos 90 minutos e mais 30 minutos sem gols, o jogo foi decidido nos pênaltis.

Vencemos por 3 a 2 os chilenos com a redenção do goleiro Júlio César que defendeu dois pênaltis e contou com a ajuda da trave no terceiro. Enfim, passamos para as quartas-de-final e pegaremos a Colômbia, outra seleção sul-americana que está jogando um futebol redondo. O jogo será na sexta-feira (4/7), às 13h (horário de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Todo cuidado e marcação rigorosa no camisa 10 colombiano, James Rodrúguez, um jogador habilidoso, que saber fazer gol, artilheiro da competição com cinco gols e está se configurando como um dos craques da Copa do Mundo.

sem comentário »

Fair Play: Samuel Eto´o e o capixaba Pedrinho

0comentário

A seleção de Camarões foi embora na última terça-feira, dia 24, mas deixou uma lembrança que vai ficar para sempre na vida de um pequeno capixaba. O estudante Pedro Ivo Silva de Almeida, 10 anos, o Pedrinho, encantou o craque Samuel Eto’o.

Pedrinho, que vive com a mãe em uma casa simples no bairro Santa Marta, em Vitória, ganhou de Eto’o uma camisa, chapéu, luva e faixa. “Com tudo o que ele me deu, parece que está sempre aqui, perto de mim”, diz o menino.

Nos últimos dias, Pedrinho viveu momentos inesquecíveis: conheceu o craque da seleção de Camarões, após chorar e emocionar a delegação camaronesa em frente ao hotel onde a seleção estava hospedada; ganhou presentes; deu entrevista e foi parar até no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo.

“Fiquei muito feliz por ele ter tido essa oportunidade. O Eto’o deu total liberdade ao Pedro. Ele poderia ir até o hotel (em Vitória, onde a seleção ficou hospedada) a hora que quisesse, para ficar perto dele”, diz a mãe de Pedro, a dona de casa Maria Soledad.

Na despedida da seleção de Camarões, Pedrinho voltou ao hotel e ganhou de Samuel Eto’o um abraço apertado, cheio de carinho. “Gosto dele de qualquer jeito. Se o time dele ganhar, perder ou empatar eu vou ficar feliz”, disse

E o carinho do menino com o craque também foi retribuído. Samuel Eto’o postou em uma rede social um vídeo em que fala sobre o encontro com Pedrinho e disse que foi um dos momentos mais emocionantes de toda a Copa.

Pedro Ivo mostra camisa e cachecol que ganhou de Eto’o: “Gosto dele de qualquer jeito, ganhando ou perdendo”.

sem comentário »

Mick Jagger vai torcer pelo Brasil contra o Chile ?

0comentário

É verdade que o líder da banda Rolling Stones anunciou em seu Twitter que torcerá para o Brasil na Copa do Mundo?

A imagem apareceu nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, um dia antes do jogo entre Brasil e Chile pelas oitavas de finais da Copa do Mundo. Nela podemos ver uma mensagem do cantor, que teria sido publicada em seu perfil no Twitter, com palavras de incentivo ao time brasileiro!

Mick Jagger ficou com fama de pé-frio desde a Copa de 2010, quando errou todos os placares (ou a maioria deles) dos jogos em que ele foi assistir. Era ele torcer para determinado time para que seleção escolhida por ele perder.

Agora, ele aparece torcendo para o Brasil, o que pode significar (para os que acreditam) a derrota para a seleção verde e amarela.

Somente uma das publicações da imagem com a “twittada” de Jagger no Facebook foi compartilhada mais de 4.000 vezes além de ter mais de 1500 curtidas em apenas 4 horas. Muita gente se perguntando se as declarações do Rolling Stone eram verdadeiras…

mick_jagger_brasil

sem comentário »

Dilma Rousseff vai ou não a final no Maracanã ?

0comentário

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta sexta-feira (27), antes de participar da convenção nacional do PCdoB, em Brasília, que a presidente Dilma Rousseff entregará a taça à seleção que vencer a Copa do Mundo de 2014. Havia dúvidas se Dilma participaria da cerimônia devido à forma hostil como foi tratada pelos torcedores quando assistiu à abertura do mundial, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Na ocasião, quando Brasil jogou contra a Croácia, a presidente foi alvo de vaias e chegou a ser xingada pelo público presente ao estádio. “O protocolo, a praxe, é que a autoridade do país presente faça a entrega das taças. Como ela [Dilma] estará no Maracanã, na final da Copa, ela fará a entrega da taça para o país vencedor”, afirmou Aldo Rebelo.

Na Copa das Confederações, realizada em junho de 2013, Dilma foi vaiada na abertura do campeonato e acabou abrindo mão de entregar o prêmio à equipe vencedora. Aldo Rebelo representou a dirigente, na ocasião, e entregou a taça. Para o ministro do Esporte, o “clima” no Brasil atualmente é outro.

Deu no G1

sem comentário »

Chiclete com Banana para a seleção de Portugal

0comentário

No tempo em que estiveram por cá, os jogadores portugueses, comandados pelo atacante Cristiano Ronaldo (CR-7), o melhor jogador e maior ‘metrossexual’ do mundo, não tiveram o privilégio de descobrir o terra à vista, outrora dissertado em carta por Pero Vaz de Caminha à realeza de Portugal, lá pelos anos de 1500. E para que não morram a míngua, resta para os ‘patrícios’ muito chiclete com banana e se contentarem com a língua de Luís Camões, a poesia de Pessoa na Pessoa e Fala Mangueira ! Fala !

sem comentário »

Oitavas de final cheia de emoção

0comentário

Depois de uma primeira fase empolgante, com muitos gols, enormes surpresas e partidas decisivas logo nas primeiras rodadas, a Copa do Mundo, considerada por muitos a melhor das últimas décadas, chega à fase de mata-mata, onde erros não são tolerados e deslizes podem significar a eliminação. Com favoritos, como a Espanha e a Itália, já desclassificados, e surpresas, como a Costa Rica e o Chile, classificados, apenas 16 equipes ainda sonham da conquista mundial. Foram 48 partidas e duas semanas de jogos.

Estão classificadas para as oitavas de final as seleções do Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile (representando o continente sul-americano), Argélia, Nigéria (africano), Grécia, Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica e França (Europa), México e Estados Unidos (a América do Norte) e Costa Rica (América Central).

Sul-Americanos 

Os países sul-americanos vêm se destacando na Copa do Mundo disputada no Brasil. Cinco seleções do continente avançaram para as oitavas de final, repetindo o feito na competição anterior, na África do Sul. Além do anfitrião, Brasil, se classificaram Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. O único que ‘sobrou’ na turma foi o Equador, eliminado com o empate sem gols diante da França, no Maracanã.

Em 2010, os sul-americanos classificados foram Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Chile. Coincidentemente, todos os representantes do continente que disputaram a competição há quatro anos avançaram para as oitavas de final, ao contrário de 2014, com a eliminação do Equador na fase de grupos.

Em 2014, a América do Sul é o continente com maior número de representantes nas oitavas de final, até o momento. Da Europa, avançaram França, Suíça, Bélgica, Grécia e Alemanha.

Da América Central, a Costa Rica foi a grande surpresa e garantiu vaga com a liderança do Grupo D, o chamado ‘grupo da morte’, na frente do Uruguai. Itália e Inglaterra, dois dos grandes favoritos da chave, decepcionaram e foram eliminados.

Dos sul-americanos, quem teve o melhor desempenho na primeira fase foi a Colômbia. O time comandado pelo técnico José Pékerman teve 100% de aproveitamento, com três vitórias, marcou nove gols e sofreu dois, saldo positivo de sete.

África

A Copa do Mundo de 2014 já é histórica para o futebol africano. Esta é a primeira vez que mais de uma seleção da África se classifica para as oitavas de final da competição. Os responsáveis pelo feito inédito são Argélia e Nigéria.

Sorteada no grupo F, a Nigéria era pouco cotada para seguir na competição e ficar entre as 16 melhores do torneio. Muitos apostavam que Argentina e Bósnia seriam as classificadas. No entanto, os nigerianos surpreenderam e conseguiram uma das vagas. A partida chave foi a vitória por 1 a 0 sobre os bósnios, que aconteceu no último sábado.

Já a classificação da Argélia foi ainda mais emocionante. No grupo H, ao lado de Bélgica, Coreia do Sul e Rússia, o time africano era visto como “azarão”. Mas a vitória sobre a Coreia do Sul, por 4 a 2, e o suado empate com a Rússia, por 1 a 1, colocaram os argelinos nas oitavas de final.

Esta é a oitava Copa em que representantes da África chegam até as oitavas de final. A primeira a conseguir o feito foi a de Marrocos, em 1986. Depois, foi a vez de Camarões conseguir, em 1990. Em seguida, a Nigéria avançou em 94 e 98. Em 2002, o surpreendente Senegal esteve entre as 16 melhores. Em 2006 e 2010, Gana representou os africanos.

Apenas três seleções africanas foram ainda mais longe e chegaram até as quartas. Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.

Esta é a oitava Copa em que representantes da África chegam até as oitavas de final.

Confira os oito confrontos das oitavas:

Brasil x Chile (Belo Horizonte, 28 de junho às 13h)

Brasil e Chile voltam a fazer uma partida de oitavas de final depois de quatro anos: na Copa da África do Sul, a Seleção Brasileira bateu os chilenos por 3 a 0. Com uma equipe bastante mudada em relação ao último torneio, os brasileiros tentarão manter uma freguesia histórica contra o adversário sul-americano. Desta vez, porém o Chile conta com uma das melhores seleções de sua história, com nomes como Sánchez, Vargas e Vidal, sendo o responsável pela eliminação precoce da Espanha, ainda na segunda rodada.

Colômbia x Uruguai (Rio de Janeiro, 28 de junho, às 17h)

Depois de 64 anos, o Uruguai volta a disputar uma partida de Copa do Mundo no Maracanã. Desta vez, enfrentará a forte seleção colombiana, que conta com a melhor geração de sua história e venceu suas três partidas na primeira fase. Sem Suárez, banido da competição por conta da mordida no italiano Chiellini, os uruguaios terão que contar com o talento de Cavani e Forlán, ao passo que os colombianos serão novamente comandados por James Rodriguez, um dos destaques da primeira fase.

Holanda x México (Fortaleza, 29 de junho, às 13h)

O único confronto das oitavas de final entre equipes que estão invictas na Copa do Mundo, colocará frente a frente holandeses, que contam com uma ataque arrasador, formado por Robben e Van Persie, e mexicanos, do ótimo goleiro Ochoa. O favoritismo estará do lado da Holanda, mas o México tentará surpreender os europeus e voltar a disputar uma quartas de final depois de 28 anos.

Costa Rica x Grécia (Recife, 29 de junho, às 17h)

Grande surpresa da primeira fase, a Costa Rica chega às oitavas de final credenciada pelas ótimas vitórias sobre Uruguai e Itália na primeira fase. Nas oitavas de final pela primeira vez desde 1990, deu sorte e enfrentará uma das equipes consideradas mais fracas a avançarem para o mata-mata, a Grécia. Os gregos, que se classificaram pela primeira vez para a fase eliminatória do torneio, tentarão surpreender mais uma vez, depois de garantir a classificação no último minuto da partida contra a Costa do Marfim.

França x Nigéria (Brasília, 30 de junho, às 13h)

A França realizou duas excelentes partidas contra Honduras e Suíça (vitórias por 3 a 0 e 4 a 2, respectivamente) e depois sofreu para empatar com o Equador com um time misto. No mata-mata, porém, volta a contar com sua força máxima e é favorita para o duelo contra a Nigéria, classificada sem brilho no grupo da Argentina, e que volta a disputar uma partida de oitavas de final depois de 20 anos.

Alemanha x Argélia (Porto Alegre, 30 de junho, às 17h)

A Alemanha é uma das grandes favoritas à conquista da Copa do Mundo e conta com um dos artilheiros da primeira fase da competição, Thomas Müller. Jogando um futebol de alto nível nas três primeiras partidas, enfrentará, agora, uma das surpresas da Mundial, a seleção argelina, que apresentou um futebol vistoso no Grupo H, e tentará repetir a zebra da Copa de 1982, quando bateu os alemães na Espanha.

Argentina x Suíça (São Paulo, 1º de julho, às 13h)

A Argentina, comandada por sua maior estrela, Lionel Messi, venceu suas três primeiras partidas na Copa e avançou tranquilamente para as oitavas de final. Contra a Suíça deverá ter mais dificuldades, mais ainda assim é a grande favorita para vencer a partida. Azarões, os suíços contam com o talento de Shaqiri para surpreender.

Bélgica x EUA (Salvador, 1º de julho, às 17h)

A Bélgica chegou à Copa do Mundo como uma das possíveis surpresas da competição, ostentando, inclusive o status de cabeça de chave do Grupo H. Dentro de campo, porém, não mostrou esse encanto todo, ainda que tenha vencido suas três partidas. Nas oitavas, terão um duro desafio contra a equipe dos EUA, bem montada e que venceu Gana, empatou com Portugal e vendeu caro a derrota para a Alemanha na primeira fase, eliminando a equipe do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo.

Vale destacar que o Mundial só passou a ter oitavas de final em 1986, quando ainda era disputado por apenas 24 seleções.

sem comentário »

Nigerianos também brigam por “bicho”

0comentário

Apesar da classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, o clima na Nigéria não é dos melhores. Nesta quinta-feira, a seleção africana cancelou o treinamento que faria no Estádio Brinco de Ouro, às 18h (de Brasília). Uma pessoa ligada à delegação afirmou ao GloboEsporte.com que o motivo da demora é a falta de pagamento da premiação para jogar o Mundial. Até as 19h20, os jogadores não haviam saído do hotel, e a expectativa é que a atividade seja cancelada.

As primeiras informações eram de que os atletas estavam apenas atrasados. Às 17h30, o ônibus da delegação e os policiais que fazem a escolta do time se posicionaram em frente ao hotel, mas nenhum atleta apareceu. A equipe fez uma reunião a portas fechadas em uma das salas do hotel para discutir a falta de premiação.

Após a classificação para a Copa, os jogadores teriam acordado um valor de premiação com a Federação Nigeriana para o Mundial inteiro, mas o dinheiro não teria sido pago até agora. Por volta de 19h, o assessor de imprensa da delegação conversou com os jornalistas e disse que o elenco estava em uma reunião.

Em meio a essa polêmica, as Super Águias viajam na tarde desta sexta-feira para Brasília, local da partida de oitavas de final da Copa do Mundo contra a França, na segunda-feira, às 13h (de Brasília).

A Nigéria é a terceira seleção africana a enfrentar problemas por causa da premiação para a Copa do Mundo. Camarões foi a primeira e discutiu sobre o assunto antes mesmo do embarque, que sofreu um atraso pois os jogadores se recusaram a viajar enquanto não chegassem a um acordo.

Com a seleção de Gana, a polêmica aconteceu entre a segunda e a terceira rodada da primeira fase do Mundial. Os atletas se recusaram a treinar na última terça-feira e chegaram a ameaçar não viajar de Vitória, onde estavam concentrados, para Brasília. A questão foi resolvida após intervenção do governo nacional. Uma comitiva desembarcou nessa quarta-feira à noite em Brasília com cerca de US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 6,7 milhões) a serem entregues aos jogadores.

Texto: Por Marcello Carvalho Campinas, SP (GE – Globo Esporte)

sem comentário »

Mamonas Assassinas ganha versão patriótica

0comentário

A música “Brasília Amarela”, hit dos Mamonas Assassinas, ganhou uma versão patriótica feita pela banda Monobloco. O grupo, formado por integrantes de outra banda –a Pedro Luis e a Parede–, substituiu o verso “mina, teus cabelo é da hora” por “Brasil, estou sempre contigo, junto com (sic) a seleção, não importa onde vais, estarei sempre contigo”.

O clipe, que a banda publicou no Youtube, tem também versões para “Sorte Grande“, de Ivete Sangalo, que em vez de “poeiraaaaa”, virou “guerreiroooooo, time brasileirooooo”.

E para quem não aguenta mais “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor“, a banda fez um samba-enredo bem manjado para a torcida gritar na arquibancada. “Explode, coração/ na maior felicidade/ é o time brasileiro/ contagiando e sacudindo essa cidade”.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrosobrinho/wp-admin/
Twitter Facebook RSS