O festival de cinema Maranhão na Tela, que há cinco edições, era realizado no início do ano, ocorrerá em 2014 no mês de janeiro. Idealizado pela produtora cultural Mavi Simão, o evento ocorrerá de 23 a 31, com abertura oficial no Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito), às 20h. A programação acontecerá no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande) e também em espaços ao ar livre, também na Praia Grande.
O festival será realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa de telefonia OI. Uma das novidades da sexta edição será a mostra paralela São Luís nos Quatro Cantos. Segundo Mavi Simão, que assina a curadoria ao lado de Christian Caselli e Carolina Benjamin, a maratona de capacitações terá continuidade em 2014, com mais de mil vagas em 10 cursos.
Convidado – Mavi antecipou que para a edição de 2014 o convidado especial será o dramaturgo e poeta Ruy Guerra, que ministrará master class e terá três de seus filmes exibidos, entre eles Veneno da Madrugada e Os fuzis.
O Maranhão na Tela é voltado ao fomento da produção audiovisual maranhense. A iniciativa estimula o aparecimento de novos talentos regionais no setor, ao oferecer oficinas gratuitas de produção e difusão cinematográfica. Durante o festival, será exibido, no Alcione Nazaré, entre outros, o documentário JARDS, produzido por Eryk Rocha. O filme trata da vida e da obra de Jards Macalé e mostra também um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.
Deu em O Estado do MA