Festa para Vinícius de Moraes pelos 100 anos. O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro compos em homenagem a Vinícius e seu poema “O Haver”, em projeto de Elifas Andreato.
Iniciativa
O projeto “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” é uma iniciativa do artista plástico Elifas Andreato para homenagear o poeta Vinicius de Moraes. O programa une artes plásticas e música e o propósito é que 15 músicos criem canções inspiradas no poema “O Haver”, de Vinicius de Moraes. Também, junto com Elifas, cada artista fará uma pintura em homenagem ao poeta. O resultado dará vida a um DVD, livro e exposição, além de um site que acompanhará todo o processo de produção.
Entre os compositores convidados estão Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Gabriel O Pensador, Edvaldo Santana, Chico César, Renato Teixeira, entre outros.
“O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” é realizado pela Tipiti Produções Culturais em parceria com a Andreato Comunicação e Cultura e conta com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Relação de Elias Andreato com Vinicius de Moraes
A relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco “Vinicius e Toquinho”. Eles tornaram-se amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização do projeto imprescindível para Elifas.
O artista gráfico credita a Vinicius o privilégio de ter tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música ‘O Filho que Eu Quero Ter’. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. O Vinicius me disse que se eu não tivesse filhos, não compreenderia a vida em sua plenitude, e nem meu pai”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”, explica o artista a razão por ter realizado o projeto.