O Curta-Metragem “Acalanto”, do cineasta maranhense Arturo Saboia, estrelado por Luiz Carlos Vasconcelos e Léa Garcia foi selecionado para participar do Festival de Cannes.
A história é baseada no conto do escritor moçambicano Mia Couto, intitulado “A Carta” e conta as tristes difilculdades vividas por uma mulher analfabeta, que pede a um amigo que leia e releia uma carta antiga deixada pelo filho. No elenco do filme, o ator Luiz Carlos Vasconcelos (que atuou na novela “Flor do Caribe”) e a atriz Leia Garcia.
O filme foi gravado no ano passado, em cinco dias, tendo como cenário o Centro Histórico de São Luís. A fotografia foi assinada por Alê Samori, trilha sonora original de Luiz Oliviéri, apresentando uma função pontual no desenrolar da trama.
Premiação
O curta-metragem recebeu o maior número de prêmios no 41º Festival de Gramado, durante a premiação em agosto deste ano, em Serra do Rio Grande do Sul. Foram seis Kikitos, referentes aos prêmios de melhor filme (júri oficial), melhor filme (júri popular), melhor diretor, melhor trilha musical, melhor direção de arte e melhor atriz.
Acalanto foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura e recebeu patrocínio da Internacional Marítima e Grupo Atlântica e apoio Alumar, Sesi, Porto do Itaqui, Fecomércio e Convention Bureau, Iphan e Polícia Militar do Maranhão.