Neste sábado (21), centenas de voluntários se unem nos municípios de São Luís, Barreirinhas (Povoado Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar para limpar praias, rios, lagos e lagoas. Essa ação, chamada de Clean Up the World é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e existe desde 1993.
O Clean Up the World é uma grande campanha mundial que tem como objetivos incentivar o debate para soluções de problemas relacionados à orla marinha e, estimular à população a cultivar atitudes sustentáveis de respeito à natureza chamando a atenção de todos para a responsabilidade de cada um na geração e na destinação dos resíduos.
Em São Luís o evento será coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e terá o apoio do Instituto Ecológico Aqualung e das empresas Logos, Vale, São Luís Engenharia Ambiental S/A, Coca-Cola, Cemar, Alumar, DM Aquatic Center, SoftTacos e do Sistema Mirante de Comunicação, além do Centro Unificado de Educação do Maranhão (Ceuma), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma) e da participação de um grande número de representantes dos poderes públicos, estudantes e da sociedade civil organizada. Nas demais cidades maranhenses o evento será coordenado pelos seus respectivos realizadores.
A expectativa da Sema é de que este ano mais de 6 mil pessoas participem dessa grande campanha mundial de conscientização e sensibilização ambiental colocando em prática o princípio primordial da agenda 21 que preconiza o agir localmente pensando globalmente. Ano passado, sob a bandeira do Clean Up The World (CUW), a Sema conseguiu reunir mais de 2,5 mil pessoas nas praias ao longo da Av. Litorânea. O evento de São Luís, apesar de ter sido o primeiro do Maranhão, foi o maior em quantidade de participantes/ voluntários mobilizados em uma cidade brasileira.
Na programação de São Luís do CUW estão previstos mutirões para recolhimento de resíduos nas praias, no entorno de rios, lagoas e florestas. Vale destacar que na capital maranhense o Clean Up The World será realizado em horários distintos conforme a área. No Itapiracó a concentração de voluntários e o início da ação serão às 8h. Na Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen e Praia da Guia a concentração será às 12h e o início da ação será às 13h30. O evento é gratuito, não havendo, portanto, a cobrança de nenhuma taxa ou contribuição financeira para a adesão de voluntários.
Pontos de saída e de chegada em São Luís
Na APA do Itapiracó o ponto de partida e de chegada será o Centro de Visitantes da APA do Itapiracó. Os participantes deverão chegar ao local às 8h e procurar pelos coordenadores da área (Liene Pereira, Lúcio Macedo e Vilson Ferreira). O encerramento da ação está previsto para as 10h. Após esse horário haverá a separação e pesagem do material coletado.
Os interessados em participar da ação na Avenida Litorânea deverão dirigir-se ao Círculo Militar, às 12h e procurar pelos coordenadores da área (Raissa Azulay e Yassodhara Brandão). Desse local eles seguirão em caminhada até a Praça do Pescador e o encerramento está previsto para às 16h.
Na Lagoa da Jansen os voluntários deverão concentrar-se às 12h, em frente ao bar Botequim da Lagoa e procurar pelos coordenadores da área (Andréa Sabóia, Profª Vera Lúcia e Karyn Azevedo). Desse local eles seguirão a pé até a Arena de Beach Soccer onde o encerramento deverá ocorrer por volta das 16h.
Na Praia da Guia a concentração dos voluntários também será às 12h, em frente ao Bar das Três Palmeiras- Prainha (residencial Sol Nascente) e todos deverão procurar pelos coordenadores da área (Hulgo Rocha, Ozelito Possidônio e Marina Melo). O ponto de chegada será o Bar Sobradão da Guia (ponto final do ônibus da linha Vila Nova), às 16h.
Todas as instruções sobre o mutirão de limpeza e os materiais para a coleta dos resíduos serão repassados aos participantes nos pontos de concentração do evento de cada área da cidade.
Quem pode ser voluntário ?
Qualquer pessoa poderá participar do mutirão de limpeza. O voluntário poderá participar como voluntário individual ou integrar um grupo formado por outros voluntários. As inscrições poderão ser feitas nos locais do evento e, de preferência, de forma antecipada, no site da Sema, até o meio-dia desta sexta-feira (20/9) de acordo com as orientações descritas nas fichas de inscrição.
Vale ressaltar que as crianças só poderão participar do mutirão se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis. É importante que os voluntários compareçam ao evento vestidos com roupas leves, tênis, sapatos ou sandálias fechados, além de bonés, e, ainda que passem protetor solar e levem seus lanches e água para se hidratar. Cada voluntário levará consigo uma sacola biodegradável com capacidade de até 3 kg para acondicionarem o lixo e um par de luvas que serão fornecidas pela Sema e entregues no local do evento. Quando essas sacolas estiverem cheias serão entregues pelos voluntários nos ecopontos ao longo dos percursos para serem recolhidos.