A Pequena Companhia de Teatro ensaia o novo espetáculo intitulado “Velhos que Caem do Céu Como Canivetes”, com direção de Marcelo Flecha, montagem com patrocínio da Fundação Nacional de Artes, depois de conquistar o Premio Myriam Muniz.
Antes da estreia da peça, marcada para outubro, a Companhia viaja para o interior de São Paulo com “Pai & Filho”, que também conquistou o Premio Myriam Muniz, nas categorias montagem e circulação, uma produção concebida sobre o escrito original inspirado no livro Carta ao Pai, do alemão Franz Kafka. No elenco Claudio Marconcine e Jorge Choairy.
Único grupo teatral fora do eixo Rio – São Paulo a integrar o projeto Viagem Teatral, do Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo, a Pequena Companhia de Teatro circulará por seis cidades paulistas com Pai & Filho. A maratona começou no início do mês passado com apresentações em São Bernardo.
Turne
No projeto, a companhia, ainda, viajará por Botucatu – com apresentações nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) –. Tem, ainda, Franca, Rio Claro, Marília, Piracicaba e Campinas. A proposta se estenderá até novembro. O espetáculo Pai & Filho estreou o Teatro Arthur Azevedo em São Luís, capital maranhense, e sua temporada de estreia incluiu os municípios de Imperatriz, Balsas e Riachão, no interior do estado, totalizando 15 apresentações, todas com entrada franca.
O espetáculo também foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2010 para circulação pelas regiões norte e nordeste do país, em doze cidades dos estados do Pará (Belém e Ananindeua), Tocantins (Palmas e Porto Nacional), Piauí (Teresina e Parnaíba), Ceará (Fortaleza e Sobral), Rio Grande de Norte (Natal e Mossoró) e Maranhão (Santa Inês e Timon), três apresentações por cidade, totalizando 36 apresentações, com entrada franca.
No ano passado, a Companhia participou do Palco Giratório 2012 – Rede SESC de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Foi o único maranhense contemplado nos quinze anos de projeto e circulando por vinte estados brasileiros.
Vencedor do II Prêmio SATED Maranhão de Artes Cênicas nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Produção, Melhor Ator, Cenário e Melhor Figurino, teve ainda a indicação para as categorias de Melhor Ator Coadjuvantes e Melhor Iluminação.
Elenco
Pai & Filho tem no elenco os atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, paralelamente, atua como “deejay”. A dupla faz frequentes viagens para ministrar oficinas teatrais pelo Maranhão e por outros estados do Nordeste – os dois são os protagonistas na montagem em processo da Pequena Cia.
A Pequena Companhia de Teatro é formada pelos atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, com direção de Marcelo Flecha e produção de Kátia Lopes.
Sinopse
O espetáculo Pai & Filho utiliza uma linguagem crua e visceral para discutir as relações de poder, originadas na estrutura familiar e disseminadas na constituição sócio-cultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas seu discurso não consegue quebrar a hierarquia familiar, impedindo que um diálogo aberto se estabeleça. A encenação disponibiliza um espaço para a discussão sobre o conflito de gerações e a relação de dependência utilizada no seio familiar como instrumento de poder.