Baiano Fábio Haendel faz show em São Luís

0comentário

Fábio Haendel se apresenta nesta sexta-feira, dia 05, às 21h, no bar Barulhinho Bom, na Lagoa, com participação da artista plástica tátil, Graça Soares e discotecagem de Selecta Groove

A começar pelo nome, Fábio Haendel não é um baiano comum. Seu bisavô veio da Alemanha deixando a guerra e se encontrou bem no recôncavo baiano. Achou casa em Cachoeira e ali montou a fábrica de charutos Suerdik, ofício durante muitos anos de toda a família, empenhada em transformar manualmente as folhas de tabaco em deliciosos charutos.

Mas o encontro com a música se deu na terceira geração, com o pai, Willy Haendel, embora Fábio afirme que chegou às canções próprias e aos palcos, movido pelas criações de Bob Dylan. Não é à toa que faz questão de dizer que prefere os poetas trovadores ao circuito da música comercial de Salvador.

Originalmente das artes plásticas, formado pela escola de Belas Artes da UFBA, com experiência nas áreas de ilustração, design e arte-educação, ele usa a paleta de cores e música para dar aulas de arte para alunos do 5º ano ao 1º ano do Ensino Médio. “Não me considero um músico, mas um performer musical. Tenho mais interesse no sentimento que em partituras e teoria”, define-se.

Casado com a arte-educadora maranhense, Lígia Benigno, ficou fácil estabelecer um contato com o Maranhão e beber na fonte dos terreiros juninos. “A cultura daqui é maravilhosa e como estou de passagem, saí pelos arraiais, fui à capela de São Pedro, entrei na muvuca do boi da Maioba no São Marçal”, conta como quem não perdeu tempo.

O SHOW DE PASSAGEM

Fábio Haendel toca violão e gaita pra mostrar um repertório que vai das canções autorais passando pelo rock nacional e internacional. Sem abandonar a canção popular presente em autores como Roberto Carlos e Marcio Greyck. A preferência pelos dois instrumentos evidencia a influência de Bob Dylan. Artista que ele toca e reverencia.

Do naipe das canções autorais aparecem “Ande na faixa”, “Nuvens” e “Morro do submundo” com letras que falam do cotidiano nem sempre fácil de uma metrópole como Salvador, mas sem abandonar ternura e poesia. E provoca com os versos “ande na faixa, só isso basta, saia da fachada, quem não anda se arrasta”, trabalho registrado no CD “O dono do tempo” (2008) com 14 canções.

Atualmente prepara-se para gravar o EP “Nuvens”, realiza atividades e projetos com poetas baianos e com o grupo Teatro Griô. Prova da disciplina alemã e fôlego baiano. É só conferir.

 SERVIÇO

 O QUÊ: Show “De Passagem” com Fábio Haendel

ONDE: Bar Barulhinho Bom – Rua dos Maçaricos, nº 02, QD-16 Ponta do Farol (Lagoa)

QUANDO: Sexta-feira, dia 5 de julho, 21 horas

Sem comentário para "Baiano Fábio Haendel faz show em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS