A longevidade de um projeto só acontece quando ele conquista seu público apostando na diferença. Tecnomacumba, que está décimo ano de existência volta ao Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, dia 1º, no Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, casa que se abrigou o projeto durante 4 anos. O espetáculo foi apresentado ao público maranhense em setembro do ano passado, na Lagoa da Jansen, na festa do Quarto Centenário de São Luís.
Tecnomacumba é uma intervenção cultural que vem reafirmar a identidade do povo brasileiro. O show idealizado e produzido por Rita Benneditto nasceu em uma temporada no Rio e ganhou vida própria por todo o país e até no exterior, quando colocou seu pé no mundo em um mega festival na cidade de Dakar- Senegal- África que reuniu artistas de vários continentes.
Os dois CDs (um de estúdio e outro ao vivo) e o DVD foram feitos por exigência desse público fiel e apaixonado pela mistura promovida por Rita Benneditto. Devido ao grande sucesso de Tecnomacumba e por ser considerada uma das mais criativas e talentosas interpretes da MPB contemporânea, Rita Benneditto ganhou o prêmio de Melhor Cantora – Categoria Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira – 2010.
Renovado
Com o mesmo clima que conquistou o público, o show segue renovando. Seja no repertório que cresceu com adesão de músicas como De mina (de Josias Sobrinho) e Mamãe Oxum (domínio público). Ou ainda pela nova banda “Cavaleiros de Aruanda” que agora conta com Felipe Pinaud (guitarras e vocais), Lancaster (baixo e vocais), Lucio Vieira (bateria, e programações eletrônicas) e Ronaldo Silva (percussão e vocais).
Ao longo dessa trajetória muitos artistas aderiram à intervenção cultural de Rita Benneditto, participando do show Tecnomacumba: Maria Bethânia, Alcione, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Mart´nália, Zeca Baleiro, Leci Brandão, Davi Morais, Otto, Nicolas Krassik, Totonho e os cabras, Marcos Suzano, Lanlan, Lucas Santana, Carlos Malta e Daúde.
Identidade Artística
A popularidade de Tecnomacumba é estratégica nesse momento em que sua criadora se apresenta publicamente com um novo nome:Rita Benneditto (até então,ela se apresentava como Rita Ribeiro).