Como chegar bem aos cem ou mais ?

0comentário

O Brasil perdeu no mês de dezembro dois dos seus centenários mais representativos: o arquiteto Oscar Niemeyer, no dia 5, e ontem (25/12), dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ele se foi aos 104 anos e ela, aos 105.

Ainda que na história contemporânea haja casos mais extremos de longevidade, como o da francesa Jeanne Calment (1875-1997), que andou de bicicleta até os cem anos, caminhou sozinha até os 115 e bebeu um copo de vinho até a véspera de morrer, aos 122 anos, o fato de Niemeyer e dona Canô terem ultrapassado a barreira dos cem anos lúcidos e ativos sempre provocou fascinação em nós, brasileiros.

E a pergunta que fazemos constantemente é: como chegar bem aos cem ou mais ? Leia mais…

Cláudia Collucci é repórter especial da Folha, especializada na área da saúde. Mestre em história da ciência pela PUC-SP e pós graduanda em gestão de saúde pela FGV-SP, foi bolsista da University of Michigan (2010) e da Georgetown University (2011), onde pesquisou sobre conflitos de interesse e o impacto das novas tecnologias em saúde. É autora dos livros “Quero ser mãe” e “Por que a gravidez não vem?” e coautora de “Experimentos e Experimentações”. Escreve às quartas, no site.

Sem comentário para "Como chegar bem aos cem ou mais ?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS