Pai & Filho em Florianópolis – SC, no dia 26 de setembro (quarta-feira), às 20h, no Célula Cultural. O espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, que percorre mais uma vez o Brasil somente este ano, traz no elenco Jorge Tadeu e Cláudio Marconcine. A direção é de Marcelo Flecha.
A peça é inspirada em “Carta ao Pai” de Franz Kafka e recria com fidelidade o clima de opressão, angústia e claustrofobia presentes na obra do escritor tcheco.
Um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso se reflete no pai como espelho, retornando para si e afastando a possibilidade da quebra hierárquica familiar para que o diálogo se estabeleça.
“Pai & Filho” foi contemplada no prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009 para montagem e 2010 para circulação, patrocinado pela FUNARTE, Ministério da Cultura / Governo Federal e com o apoio do SESC. No dia 09 de abril a peça completou dois anos de existência. De acordo com um levantamento realizado pelo próprio grupo no início de abril, antes mesmo de completar seu segundo aniversário, o espetáculo acumulou 56 apresentações.
Foi apresentada em 15 teatros e em 08 espaços alternativos. Foram 52 récitas com entrada franca e apenas 04 pagas. Esteve em 20 cidades (Santos e Presidente Prudente (SP); Rio de Janeiro; Belém e Castanhal (PA); Palmas e Porto Nacional (TO); Teresina e Parnaíba (PI); Fortaleza, Sobral e Guaramiranga (CE); Natal e Mossoró (RN); São Luís, Imperatriz, Balsas, Riachão, Santa Inês e Timon (MA). Participou de 09 festivais e mostras (FENTEPP, FNT, Festival Agosto de Teatro, FestLuso, FESTA, Mostra SESC Guajajara de Artes, Festival de Teatro do Rio, Semana do Teatro no Maranhão e VI Festival BNB de Artes Cênicas). Ganhou 08 prêmios SATED – MA (Espetáculo, Direção, Texto, Ator, Produção, Figurino e Cenário). Foi visto por 3.452 pessoas.
No Palco Giratório, além do espetáculo teatral, o grupo ministra as oficinas “O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator” e “Do épico ao dramático: a transposição de gêneros como instrumento de confecção de dramaturgia”. A oficina “Quadro de antagônicos” foi realizada em doze cidades de seis estados do norte e nordeste do país quando ocorreu a circulação pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2010.
A Pequena Companhia de Teatro no mapa do Brasil – Palco Giratório 2012.
5 de abril – Fortaleza /CE (Teatro Emiliano Queiroz – SESC)
8 de abril – Maceió /AL (Teatro Jofre Soares – SESC Centro)
12 de abril – Teotônio Vilela /AL (SESC Ler)
15 de abril – Palmeira dos Índios /AL (SESC Ler)
17 de abril – Arapiraca /AL
21 e 22 de abril – Vitória /ES (Teatro José Carlos de Oliveira – Centro Cultural Carmélia)
24 de abril – Rio de Janeiro /RJ (Teatro Escola SESC/Jacarepaguá)
27 de abril – Caxias do Sul /RS (Teatro do SESC)
28 de abril – Passo Fundo /RS (Teatro SESC)
29 de abril – Ijuí /RS (Teatro SESC/ Centro)
2 de maio – Santa Maria /RS (Theatro Treze de Maio)
4 e 5 de maio – Porto Alegre /RS (Teatro SESC/ Centro)
8 de maio – Cuiabá /MT
11 de maio – Rio de Janeiro/RJ (Teatro Escola SESC/Jacarepaguá)
15 de maio – Feira de Santana /BA
17 e 18 de maio – Recife /PE (Teatro Marco Camarotti)
21 de maio – Macapá /AP
25 de maio – São João do Meriti /RJ
3 de junho – Blumenau /SC
4 de junho – Itajaí /SC
6 de junho – Tubarão /SC
9 de junho – Paranavaí /PR
9 de agosto – Curitiba /PR (SESC da Esquina)
11 e 12 de agosto – São Paulo /SP
14 de agosto – Belo Horizonte /MG
14 de setembro – Porto Velho /RO
26 de setembro – Florianópolis /SC
16 de outubro – Rio do Sul /SC
18 de outubro – Lages /SC
20 de outubro – Chapecó /SC
3 de novembro – Itapecuru Mirim /MA (SESC Itapecuru)
6 de novembro – Caxias /MA (SESC Caxias)
Mais informações:
(98) 8133 2172 – Kátia Lopes
(98) 8171 0108 – Jorge Choairy