Ano em que o Brasil retoma as discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, por meio da Rio+20, os problemas aumentam no ecossistema, tendo em vista o progresso e a falta de uma consciência política e educacional. A sensação é de impotência e desânimo ao pensar da impossibilidade de se reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Morando numa cidade cercada de águas por todos os lados e de muita beleza, baixa tristeza quando saio pelas ruas da cidade e, ainda, deparo com lixões domésticos espalhados em vias públicas e terrenos baldios. E pior acontece quando são realizados eventos de massa. Enfim, o lixo nas grandes cidades brasileiras se transformou ao longo dos anos em problema social, econômico e de saúde !
Jogado por gente sem nenhuma noção de cidadania e esquece em que seu direito começa quando termina o do outro . Além dos problemas de esgotos, praias com restrição de uso, transporte público sem qualidade, insegurança no trânsito e pública, temos que viver com a triste realidade da sujeira causada pelo lixo, que dá margem para proliferação de ratos, urubus e baratas, além de transmissão de doenças.
Um verdadeiro círculo vicioso, em que de um lado está o Poder Público, que embora faça a coleta do lixo diária, deixa de botar lixeiras na maioria dos logradouros de São Luís e tem lapso de memória quanto o papel social ao deixar de realizar ações educativas aos ‘sugismundos’. Do outro, está à população que contribui para jogar lixo na rua e constata estar na contramão da qualidade de vida.
E já que se produz todo dia toneladas de lixo e muitas pessoas ainda não aprenderam o lugar certo dele. É só você dar uma olhada na sua rua que irá perceber o quanto isso é verdade. Eis uma proposta que pode mudar o hábito dessas pessoas sem respeito. Cada vez que estiver na rua, seja por qualquer motivo, pare e PEGUE qualquer lixo que você encontre a sua volta, não importa a origem. Se essa atitude for tomada por milhares de pessoas, tenho certeza que servirá de exemplo pra quem não aprendeu a jogar o lixo na lixeira. Além disso, muitas catástrofes, como enchentes e inundações podem ser evitadas com esse simples gesto de solidariedade.