Músicas & Musas

0comentário

A leitura de “Músicas & Musas” é uma espécie de guia para a recuperação de toda fantasia, imaginação, romantismo e sentido para relacionamentos escancarados e muitas vezes trágicos dentro do mundo pop.

Recuperando a história por trás de canções muitas vezes ouvidas à exaustão e que vão na contramão de um tempo em que o explícito tenta matar o poético que deveria ser o tempero para uma vida saborosa, o livro, através de 50 músicas compostas por alguns dos maiores gênios da música pop, transforma em deliciosos contos para ser lido em qualquer ordem, em qualquer lugar. Com referências precisas e um acabamento de luxo, o livro é sonoro e se apresenta como se fosse  feito apenas para os apreciadores de música.

Algumas das canções mais emblemáticas do mundo são sobre mulheres. De namoradas a esposas, rivais, celebridades ou meras desconhecidas, elas sempre serviram de inspiração para muitos compositores mundo afora. O que nem todo mundo sabe é quem são essas musas que inspiraram tantas criações musicais. Os britânicos Michael Heatley e Frank Hopkinson desvendam essa questão em “Músicas & Musas”: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop, lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg.

Do rock à bossa nova, os autores revelam as musas que serviram de inspiração para os grandes hits. Quem é a Emily da música “See Emily Play”, do Pink Floyd? O que aconteceu com Suzanne Verdal, inspiração de Leonard Cohen para a música “Suzanne”? O que mudou na vida de Prudence, irmã de Mia Farrow, depois que John Lennon escreveu “Dear Prudence”? Quem foi Pattie Boyd que inspirou músicas tanto de George Harrison quanto de Eric Clapton (e merece muito seu respeito por isso!)? Heatley e Hopkinson explicam como essas mulheres inspiraram as canções escritas sobre elas, seja por causa de um breve flerte em uma festa,  seja simplesmente por causa de uma fotografia ou a imagem em capa de revista.

No livro também se encontra a história da música inspirada por Lucy O’Donnell. Tudo começou com o pequeno Julien, filho de John e Cynthia Lennon, que aos 4 anos desenhou Lucy, sua colega do jardim da infância, rodeada por estrelas e formas variadas. Julien levou a pintura aos seus pais e disse “Lucy in the Sky with Diamonds”, que então se tornaria uma faixa do álbum Sgt. Pepper’s dos Beatles, imortalizando a pequena menina com olhos de caleidoscópio.

“Músicas & Musas” é um livro que prova que no século XXI certas coisas podem saltar da tela dos tablets com sentimentalismo e nostalgia. Eis uma obra cheia de charme para presentear a pessoa especial em uma data especial.

Serviço:

Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop

Autores: Michael Heatley e Frank Hopkinson Tradução: Christina Bazan e Christiane de Brito Andrei

Editora:Gutenberg

Sem comentário para "Músicas & Musas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS