Mova-se no BR-135

0comentário

Após uma parada meteórica, o projeto BR-135, idealizado pelo Coletivo Criolina [leia-se Alê Muniz e Luciana Simões], retorna nesta quarta-feira, dia 6, véspera do feriado, com shows do rapper Preto Nando, Coletivo Gororoba, banda Souvenir e da dupla Alê Muniz. Em entrevista ao programa Plugado, neste domingo (3/6), na Mirante FM, Alê Muniz disse que a pausa do projeto foi importante para se rever o formato. “O BR-135 volta renovado e traz como slogan “Mova-se”.

– Essa é a maneira que encontramos para sacolejar a cadeia produtiva da música independente local. É necessário que os artistas que abraçaram a causa do projeto estejam vivos e atuantes. É subindo no palco que cada um mostrará o seu trabalho e vai colaborar na formação de plateia. O BR-135 não é uma ideia nova e não somos os donos da fórmula. Ele nasceu diante das experiências que vivenciamos nas viagens que o Criolina tem feito pelo Brasil. Constatamos que a maioria das cidades brasileiras tem movimentos dessa natureza em que as artes se integram. Eu e Luciana sentíamos falta disso em São Luís. Por isso, resolvemos criar o modelo em nossa cidade. A ideia seria trabalhar outros segmentos artísticos, porém não foi possível pela falta de incentivo. Optamos pela música porque é a vertente que trabalhamos e fica mais fácil de se trabalhar. Depois iremos estender as outras artes tudo está dependendo do apoio que receberemos em breve da Lei Rouanet, por meio da Lei de Incentivo Municipal. O nosso desejo é que os artistas locais acelerem com arte na BR-135 – explica Alê.

Além das atrações diversas, características do projeto, essa será a primeira vez em que a dupla Alê Muniz e Luciana Simões participa diretamente do projeto. Segundo Alê, a participação do Criolina dentro do BR-135 serve com um estímulo a mais no projeto. Mais os convidados dessa edição vão somar de maneira. Teremos o poeta Celso Borges com a sua poesia musicada, o rapper Preto Nando, que retorna ao projeto com o show “Eletroacústico”, o Coletivo Gororoba com um trabalho de música, performance e imagem, além da banda Souvenir misturando elementos que passeiam entre o rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, eletro-folk, eletrônico e drum´n´bass”, recomenda.

Cidadania

A grande novidade da edição de junho do Projeto BR-135,  é a campanha “Dêseu sangue pelo BR”. A campanha é uma forma de incentivar as pessoas a doar sangue e garantir o direito à meia-entrada na compra do ingresso das edições do projeto. Além disso, a iniciativa pretende atentar aos doadores de sangue paraa Lei nº 9.496, sancionada em novembro do ano passado, que assegura que os doadores de todo o Estado têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos.

Prêmio da Música Brasileira 2012

Depois de passagens pelo Calaf, em Brasília, Bourbon Street e na Virada Cultural, em São Paulo, entre abril e maio deste ano, o Criolina tem mais shows previstos pelo Brasil. Alê e Luciana se apresentam no próximo dia 20, em São Luís, pelo Prêmio da Música Brasileira, patrocinado pela Vale. Este ano, o homenageado será o cantor e compositor João Bosco. A dupla vai interpretar uma canção do artista, numa noite em que outros nomes da Música Popular Brasileira estarão presentes no tributo. Depois, Alê e Luciana seguem viagem para mostrar as canções do Cine Tropical e do primeiro álbum.

Intercâmbio Musical

Para Alê Muniz, esse intercâmbio musical por cidades brasileiras é constatação que moramos num país continental em que o artista tem que a cada lugar visitado tem que conquistar uma plateia. Disse ele ficar impressionado em saber que muita gente tem acesso ao trabalho do Criolina. O músico diz que a internet e suas ferramentas são as responsáveis nos dias atuais por essa interação.

– O veículo é um facilitador muito grande por esse contato com outros públicos. E o legal é saber que o trabalho do Criolina tem agradado uma fatia expressiva de brasileiros – comentou

Sem comentário para "Mova-se no BR-135"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS