BR-135 dedicado as mulheres

0comentário

Para dar continuidade ao sucesso do Projeto BR-135, a edição de março vem com tudo em um evento mais que especial. No mês da mulher, quem pega carona no projeto são a cantora Dicy Rocha, o grupo Afrôs e a DJ Nega Glícia. A terceira edição do festival acontece dia 22 deste mês, às 21h, no Circo da Cidade (Aterro do Bacanga).

Na ocasião, o público vai poder conferir o show “Rosa Semba”, de uma das anfitriãs da noite, a cantora Dicy Rocha (foto). A cantora maranhense nascida no município de Coroatá possui ouvidos atentos aos novos compositores e intérpretes da música feita no mundo. Influenciada por artistas de forte identidade na cultura negra como Cesaria Évora, Milton Nascimento, João do Vale, Bob Marley, e pelos mais contemporâneos Gérson da Conceição e Nego Ka’apor, Dicy Rocha leva ao palco do Projeto BR-135 a serenidade de sua melodiosa e mansa voz.

Assim como Dicy, quem segue o rumo certo é o grupo Afrôs. A banda feminina de percussão trabalha com ritmos regionais do Brasil misturados com sonoridades contemporâneas universais. As músicas autorais de Cris Campos, Camila Boullosa (Pinto), Camila Cutrim, Fernanda Preta, Jânia Lindoso, Mellanie Carolina, Rebeca Alexandre e Tieta Macau versam sobre vários temas e a musicalidade traz ritmos como o coco, o samba e o afoxé, bumba-meu-boi, reggae, maracatu, drum n’ bass e samba-funk. Afrôs tem hoje uma proposta de show cênico-musical com músicas autorais, arranjadas pelo grupo, reforçando sempre a importância da mulher na música.

E por fim, mas não menos importante, quem faz a discotecagem da noite de festa para as mulheres é a DJ Nega Glícia. Com uma carreira sólida e uma das revelações na música maranhense nos últimos dois anos, Glícia se apresenta para o público selecionando o que há de melhor entre os grandes nomes da música reggae mundial, sempre trazendo um misto de seqüência roots juntamente com new roots. Autenticidade, carisma e uma voz inconfundível, fazem da Nega Glícia o grande nome feminino entre os DJs da cidade, com frases como “Tem coisas que só a Nega Glícia faz por você” e “Quem foi que disse que mulher não faz reggae?”.

BR-135 – Idealizada pelo Coletivo Criolina, o projeto envolve a realização de shows durante todo o ano de 2012, além de coletâneas em CD e vinil com músicas de artistas da nova cena musical de São Luís. A estrada que liga a capital maranhense a diversos lugares do país foi escolhida para dar título ao projeto inusitado, pois os artistas maranhenses possuem forte identidade e têm como ponto de partida ou de chegada as influências do Maranhão, seja na poesia, nos ritmos, nas melodias ou nas referências, ou seja, na BR-135.

A ideia é que cada mês do ano seja agraciado com a realização de um show com dois artistas ou bandas maranhenses. A proposta é divulgar os trabalhos e tornar a música produzida aqui mais acessível. Os shows serão apresentados por artistas recém-surgidos na cena musical maranhense e que atraem a admiração e o respeito do público pela originalidade, força na interpretação e proposta sonora. Além disso, nomes consagrados da música maranhense que dialogam e inspiram essa nova geração, como os poetas Celso Borges, César Teixeira e Josias Sobrinho, farão parte do desenvolvimento do projeto.

Serviço:

Projeto BR-135

– Shows- Dicy Rocha
– Afrôs
– DJ Nega Glícia

Data: 22 de março

Horário: 21h

Local: Circo Cultural da Cidade (Aterro do Bacanga)

Ingresso: R$ 10,00

Informações: (98) 8237-5686

http://www.myspace.com/criolina
http://www.criolina.com.br/
Realização: Projeto Criolina

Sem comentário para "BR-135 dedicado as mulheres"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS