Criada pela Lei 4.449 em janeiro de 2005, São Luís ganhou uma Feira de Livro, que considero como um dos eventos culturais significativos realizados na cidade. E mais uma vez a Praça Maria Aragão, localizada no coração do centro da capital maranhense e Patrimônio da Humanidade, se transformará no berço dos poetas e dos amantes ou não da literatura.
Essa experiência proveitosa terá início nesta sexta-feira, (25/11) e se estenderá até o próximo dia 4/12, sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura (Func). Muito mais que um espaço de comercialização de títulos, a quinta edição da Feira do Livro é uma oportunidade para conhecer tendências; lançar obras de nomes consagrados; permitir o surgimento de novos talentos; e, estimular o pensamento crítico e a construção literária, através de seminários, palestras, oficinas, performances literárias e discussão de obras.
Este ano, a Feira do Livro tem como tema “Poesia” e a campanha levará a frase “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”. O patrono do evento é o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além do patrono, também serão homenageados: o teatrólogo Aldo Leite, a professora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o professor e escritor Mário Meireles.
A Feira do Livro de São Luís busca no modelo de construção coletiva o grande sustentáculo, não apenas para fazer crescer o calendário cultural da cidade, mas principalmente, qualificá-lo ainda mais, permitindo ao mesmo tempo em que a cidade se apropriasse desse valioso bem cultural. Portanto, cidadão ludovicense ou de qualquer outro canto do País aqui morando ou passeando faça bom proveito. Confira a programação…