Depois da apresentação no Marina da Glória, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (21/10) e sábado (22/10), o Rappa segue nos próximos meses com a turnê de disco e DVD Rappa – Ao Vivo, gravado na Favela da Rocinha em agosto de 2009, e já prometem álbum de inéditas para 2012.
Foi mais de um ano e meio de merecidas férias (as primeiras em 18 anos de estrada), Falcão, Alexandre Menezes (o Xandão), Lauro Farias e Marcelo Lobato retornaram ao batente como banda para reencontro com o palco e os fãs.
O disco de estúdio mais recente do grupo, Sete Vezes, foi lançado em 2008 e logo na sequência os músicos e sua equipe caíram na estrada – uma constante na carreira d’O Rappa. “
O quarteto de maneira unânime considera que a pausa foi válida tanto no sentido de obter – a partir do contato com outras experiências – diferentes inspirações que pudessem ser proveitosas para a própria música d’O Rappa, quanto renovar os votos de amizade entre os integrantes. “
Ainda em estágio embrionário, o sucessor de Sete Vezes não tem título nem data de lançamento certos, mas a previsão, como dito acima, é de que o álbum saia no final do ano que vem. Para que ele consiga ser elaborado de forma tranquila junto à turnê de Rappa – Ao Vivo, o grupo organizou as datas das apresentações somente para que aconteçam nos fins de semana.
– A gente se transformou na banda que mais fazia show e hoje vemos que menos shows, [representam] mais qualidade. Marcamos as apresentações nas sextas e sábados, para que quartas e quintas possamos ficar no estúdio – explica o vocalista Falcão.
O primeiro disco d’O Rappa, homônimo, foi lançado em 1994, mas foi com Rappa Mundi, dois anos depois, que o grupo estourou – ainda contando com Marcelo Yuka na bateria. Antes do primeiro lançamento, os integrantes contam que passaram por duas outras gravadoras que de alguma forma quiseram moldar à sua maneira a musicalidade do grupo: plural, visceral e vibrante
Veja abaixo as datas já marcadas da turnê de Rappa – Ao Vivo
São Paulo – 28 e 29 de outubro (Via Funchal)
Belo Horizonte – 05 de novembro (Chevrolet Hall)
Porto Alegre – 18 de novembro (Pepsi on Stage)
Brasília – 03 de dezembro (Ginásio Nilson Nelson)
Florianópolis – 11 de Fevereiro (Stage Music Park)