Noite Black e de Renato Russo

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Em sua segunda semana, o Rock in Rio 2011 retornou nesta quinta-feira (29) com shows de artistas que bebem diretamente da black music para compor seu repertório. Além da referência óbvia ao americano Stevie Wonder, principal atração da noite, ouviu-se funk e soul nos setlists de quase todos os músicos do Palco Mundo – da “art soul” de Janelle Monáe ao acid jazz do Jamiroquai.

Até o Palco Sunset se enquadrou na temática, com apresentações de Afrika Bambaataa e da cantora inglesa de R&B Joss Stone (eleita a musa do dia). Confira abaixo um balanço com os melhores e piores momentos do 4º dia do Rock in Rio.

No começo do ano, Janelle Monáe surpreendeu muita gente ao roubar o holofote de Amy Winehouse – para quem abriu todos os shows na turnê brasileira. No Rock in Rio, a cantora mostrou mais uma vez porque faz uma das melhores apresentação do showbusiness atual: ela canta, sapateia, pinta (?) e atua.

No final de sua apresentação, em “Come alive”, Janelle Monáe subiu nas costas de um de seus dançarinos e andou de cavalinho no meio do público. Horas depois de seu show nesta quinta-feira, a cantora americana deu mais uma mostra de que estava a fim de se misturar: ela pegou fila e, depois, brincou na tirolesa.

Na grande homenagem que a Legião Urbana, acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos momentos mais emocionantes foi a hora de “Será”. Coube a Herbert Vianna tocar os famosos acordes que abrem o clássico da banda de Renato Russo.

Janelle Monáe (mais uma vez) se destacou nesta noite. A artista escolheu duas covers para animar o público: ‘I’m with you”, de Prince – com ótimo arranjo orquestral – e “I want you back”, dos Jackson 5. A versão dela para esta música foi uma das mais animadas do 4º dia. A cantora ainda foi “fominha” o suficiente para participar do show de Stevie Wonder.

Já um clássico no repertório dos Red Hot Chili Peppers – inclusive no show da primeira semana do Rock in Rio 2011 – ‘Higher ground’ esteve presente na apresentação de Stevie Wonder. O que levou jovens fãs da banda californiana a pensar que era uma homenagem feita pelo veterano cantor. Mas, não, o verdadeiro pai da criança é Stevie – o RHCP regravou a música para o disco ‘Mother’s milk’ (1989).

Apesar de se esforçar bastante no palco – quebra uma guitarra (“Fuck him”), “bebe” sangue falso de um coração mais falso ainda (“Cannibal”) e dá piruetas desconjuntadas -, Ke$ha ficou perdida em uma noite com tantos artistas dedicados à soul music. Seu dance pop é divertidinho, mas vitimado pela curta discografia da cantora.

Stevie Wonder jogou para ganhar com sucessos como “You are the sunshine of my life”, “My cherie amour” e “Isn’t she lovely”. O cantor também fez homenagem ao Brasil. Em “Garota de Ipanema”, tocou gaita e piano, acompanhado do vocal de sua filha Aisha Morris. “Você abusou” foi lembrada com um trecho: ele começou  e o público fez o final do serviço.

Stevie Wonder jogou para ganhar com sucessos como “You are the sunshine of my life”, “My cherie amour” e “Isn’t she lovely”. O cantor também fez homenagem ao Brasil. Em “Garota de Ipanema”, tocou gaita e piano, acompanhado do vocal de sua filha Aisha Morris. “Você abusou” foi lembrada com um trecho: ele começou  e o público fez o final do serviço.

Ele não é bem uma revelação. Afinal, trata-se de um dos fundadores do hip-hop. Mas tendo em vista o público juvenil e infantil que viu sua apresentação, Afrika Bambaataa foi isso. Ao lado de Paula Lima e Boss AC, e cheio de referências a citações pop, como canções de James Brown e Michael Jackson, ele colocou o público para dançar por quase 1 hora.

Fonte: G1

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