A 5ª Semana Maranhense de Dança será aberta, nesta terça-feira (23) à noite, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). Até domingo (28) serão realizadas oficinas, cursos, palestras, debates e espetáculos com a participação de companhias e grupos de dança, bailarinos maranhenses e convidados de outros estados. A promoção é da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo.
Na quarta-feira (24), às 10h, no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, será realizada a palestra “Dança e Educação”, ministrada pela bailarina e escritora Isabel Marques, de São Paulo. Com entrada franca, é dirigida a bailarinos e professores de dança.
No Sesc Deodoro, ao meio dia, terá apresentação de grupos maranhenses de dança. No Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo, às 16h30 acontecerá a vivência “Dança e Educação”. Também na Praça Nauro Machado, às 16h30 terá Dança na Praça com apresentação dos grupos afros: Abiyeiyê, GDAM, Abanjá, Oficina Afro e Grupo Okum.
No Teatro João do Vale, a partir das 18h, será apresentado Dança Investigativa com apresentação de grupos maranhenses. Antunes Neto sobe ao placo com a coreografia Cenas do Café da Manhã, com os bailarinos Fernando Saraiva, Cristiane Lima, Imira Brito, Tieta Macau e Socorro Nogueira. O grupo Impacto Cia de Artes, da cidade de Arari mostra trechos do espetáculo Rio das Araras, com direção e coreografia de Claudio Gomes e Samara Volpony.
A V Semana Maranhense de Dança tem a frente a Comissão Organizadora de Dança composta por Abelardo Telles, Eliane Propp e Ana Paula Fonseca. Tem o apoio dos seguintes profissionais: Abel Lopes, Denis Carlos, Egnaldo Gomes, Jaqueline Silva, Larissa Saraiva, Lucia Virgilio, Marinaldo de Carvalho, Mike Santos, Otávio Carvalho, Paulo Roberto, Rogers Paul e Tássia Almeida.