Eu Vou Sem Drogas…

0comentário

O Rock In Rio convidou alguns dos artistas que fazem parte de sua edição de 2011 para gravar uma música para mobilizar a sociedade contra as drogas. Milton Nascimento, Sandra de Sá, Cláudia Leitte, Rogério Flausino (Jota Quest), Toni Garrido (Cidade Negra), Di Ferrero (NX Zero), Herbert Viana (Paralamas do Sucesso), Emicida, e os atores Marcos Frota, Paola Oliveira e Luiza Valdetaro, Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, entre outros, cantaram na ação.

Durante a gravação, os artistas usaram camisetas remetendo ao tema, como “Eu Vou Sem Drogas”, “Sexo, Atitude e Rock n’ Roll”, “Sexo, família e Rock n’ Roll” e “Sexo, Futebol e Rock n’ Roll”.
 
A música foi feita por Eduardo Souto Neto, o mesmo que criou o tema do Rock In Rio, gravado em 1984 pelo grupo Roupa Nova e regravado no ano passado com diversos artistas que se apresentarão no festival deste ano.
 
A campanha integra o projeto Por Um Mundo Melhor, criado há dez anos, quando o festival assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas sociais e ambientais.

Até hoje, segundo a produção, já foram investidos mais de R$ 11 milhões nas ações.

sem comentário »

Madonna 2012

0comentário

Madonna foi convidada oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro para se apresentar na praia de Copacabana em 2012. Uma carta foi enviada ao empresário dela, Guy Oseary, no dia 18.

A informação é da coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta terça-feira (30).

A equipe da cantora sinalizou que tem interesse em voltar ao Brasil. Prefere agendar data para novembro ou dezembro, depois das eleições municipais.

sem comentário »

Bumba meu Boi é Pop

0comentário

Um presente para todos os brasileiros,  especialmente a todos nós maranhenses. São Luís, capital do Estado tem mais é que comemorar em seus 399 anos, dia 8 de setembro. O bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. O registro foi aprovado no dia 30 de agosto de 2011, [numa terça-feira]pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante reunião na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

Foto: Biaman Prado / O Estado

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, presente na reunião em Brasília, foi quem anunciou o resultado da votação e disse que, como admiradora da cultura maranhense, estava muito feliz com o título dado à expressão do folclore do estado.

“Pelo que foi destacado aqui está é uma manifestação única e parabenizo pelo trabalho brilhante apresentado”, destacou a ministra. O projeto apresentado ao conselho teve como relator Luiz Phelipe Andrés, conselheiro Integrante da Câmara Imaterial. O trabalho apresentado pela comissão maranhense foi elogiado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. O secretário de Estado de Cultura, Luis Bulcão; a superintendente do Iphan-MA, Katia Bogéa, também participaram da reunião do conselho, em Brasília.  

A reunião foi acompanhada pela governadora Roseana Sarney, no salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, por meio de teleconferência, que contou com a participação de cantadores de boi, pesquisadores da cultura, produtores culturais, secretários de Estado e integrantes dessa festa tradicional maranhense que reúne várias manifestações culturais tendo o boi como centro do universo místico-religioso.

“Trinta de agosto é a partir de hoje o dia do Maranhão e o dia do boi do Brasil. Esse título engrandece o nosso Estado e nos dá a certeza de que nossa cultura tem se elevado aos maiores patamares. A partir desse reconhecimento a expressão maior da nossa cultura ganha força nacional com raízes definitivas em nosso solo”, ressaltou a governadora Roseana Sarney, em tom de felicidade.

Roseana Sarney destacou, ainda, que o patrimônio do Maranhão agora passa a ser também patrimônio cultural do Brasil.

A proposta foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008.

 A comissão é composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba meu boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa de mão, Orquestra e de Bois Alternativos.

Conselho Consultivo

O Conselho que avaliou os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro é presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da sociedade civil.

 Agora, assim como o tambor de crioula, o bumba meu boi passa a ser reconhecido nacionalmente como uma manifestação da cultura popular maranhense que faz parte da identidade de todos os brasileiros.

Na lista de bens imateriais brasileiros, da qual o bumba-meu-boi faz parte, já estão o Tambor de Crioula, a Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, o Modo Artesanal de fazer Queijo de Minas, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, entre outros.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão

sem comentário »

Pitomba

0comentário

Pitomba é uma revista com 44 páginas e tiragem de 500 exemplares. Sem periodicidade, privilegia a produção de artistas contemporâneos das regiões Norte-Nordeste, poetas, prosadores, artistas plásticos, músicos, ilustradores, quadrinhistas e fotógrafos de fora do centro do mapa cultural brasileiro.

Editada por Bruno Azevêdo, Celso Borges e Reuben da Cunha Rocha. Pitomba, a segunda, que não é necessariamente a número dois, tem capa assinada por Gabriel Góes, traduções de Reuben da Cunha Rocha, quadrinhos de Bruno Azevêdo e Rafael Rosa, fotos de Marília de laroche, poemas de Luís Inácio, Micheliny Verunschk, Carlos Loria,Tazio Zambi e Dyl Pires, e textos de Celso Borges e Flávio Reis, entre outros. O projeto gráfico é de Bruno Azevêdo, com colaboração de Celso e Reuben.

Serviço:

O quê: Lançamento da Revista Pitomba n° 2
Onde: Bar do Porto / Praia Grande
Quando: sexta-feira, dia 2 de setembro ás 19 horas

sem comentário »

Sétima Arte

0comentário

Confira Mostra Maranhão na Tela:

Programação InfantilAnim!Arte (2010/2011, 60’)

Direção Vários
Sinopse Filmes feitos por estudantes vão animar as manhãs da garotada. Confira a programação do Anim!Arte, um dos maiores festivais de animação estudantil da América Latina, que neste ano chega em sua décima edição. É muita história para contar!
Classificação Livre
PGM 1 Dia 07/09, quarta-feira, às 10h / Dia 14/09, quarta-feira, às 10h – Cine Praia Grande
PGM 2 Dia 08/09, quinta-feira, às 10h / Dia 15/09, quinta-feira, às 10h – Cine Praia Grande

Aventuras de Gui e Estopa, As (2006, 72’)

Direção Mariana Caltabiano
Sinopse Dois produtores inexperientes decidem fazer uma série de animação. Um dos produtores é estressado e o outro, totalmente relaxado. De forma divertida, o público descobre junto com “Stress” e “Relax” como é feito um desenho animado, desde o roteiro até o lançamento nas salas de cinema.  
Classificação Livre
Dia 07/09, quarta-feira, às 10h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 12/09, segunda-feira, às 10h – Cine Praia Grande

Brasil Animado (2011, 75’)

Direção Mariana Caltabiano
Sinopse Primeiro filme brasileiro em 3D, conta a história de um empresário que só pensa em dinheiro e um diretor de cinema que tem o projeto de filmar a árvore mais antiga do Brasil. Stress e Relax saem em busca do “Grande Jequitibá Rosa” sem mapa, sem bússola e sem noção.
Classificação Livre
Dia 09/09, sexta-feira, às 10h – Cine Praia Grande
Dia 16/09, sexta-feira – Cine Praia Grande

Gui e Estopa e a Natureza (2009, 52’)

Direção Mariana Caltabiano
Sinopse Gui e Estopa compreendem a revolta da natureza: tubarões só atacam porque o homem pescou demais, micos invadem hotéis porque as matas foram devastadas. Eles conhecem as artimanhas dos animais para enganar os inimigos e mergulham no fundo do mar para conhecer espécies lindas.
Classificação Livre
Dia 08/09, quinta-feira, às 10h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 13/09, terça-feira, às 10h – Cine Praia Grande

 MOSTRA GALERA NA TELA

Programação JuvenilAntes que o Mundo Acabe (2009, 100’)
Direção Ana Luiza Azevedo
Sinopse Um adolescente com problemas que parecem insolúveis: lidar com uma namorada que não sabe o que quer, ajudar um amigo acusado de roubo e sair da pequena cidade onde vive. Em meio tantas questões, ele terá que realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que pensa.
Classificação 10 anos
Dia 09/09, sexta-feira, às 10h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 10/09, sábado, às 10h – Cine Praia Grande
Desenrola (2011, 95’)
Direção Rosane Svartman
Sinopse Uma adolescente sozinha em casa. A viagem da mãe permite grandes mudanças em sua vida, como a conquista da primeira transa. Para tanto, conta com a cumplicidade e a oposição de amigos. É no meio de uma confusão de hormônios e expectativas que tudo rola… E desenrola!
Classificação 12 anos
Dia 11/09, domingo, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth

Houve uma Vez Dois Verões (2002, 75’)
Direção Jorge Furtado
Sinopse Um adolescente em férias se apaixona por uma garota. Os dois transam na primeira noite, mas ela some. Mais tarde, de volta às aulas de química orgânica, ele a reencontra e tenta conversar sobre “aquela noite”, mas a menina diz que está grávida.
Classificação 12 anos
Dia 11/09, domingo, às 10h – Cine Praia Grande

MOSTRA HOMENAGEM JOSÉ LOUZEIRO

Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia (1977, 122’)
Direção Hector Babenco
Sinopse Lúcio Flávio é um personagem do mundo do crime que motiva o surgimento do Esquadrão da Morte, grupo de justiceiros à margem do poder estatal. Graças à imprensa, a fama do bandido se estende para todo Brasil. Entre fugas e prisões, seu destino está selado. Inspirado em romance homônimo.
Classificação 18 anos
Dia 10/09, sábado, às 23h – Cine Praia Granda

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981, 129’)
Direção Hector Babenco
Sinopse Pixote é mais um menino abandonado de São Paulo que vai parar num reformatório para menores. Na instituição, acaba se unindo a Dito, Lilica, Chico e Fumaça. Os jovens passam juntos pelas mesmas dificuldades: abusos, violência, descaso e morte. Inspirado no livro “Infância dos Mortos”.
Classificação 18 anos
Dia 08/09, quinta-feira, às 23h – Cine Praia Grande

Quem Matou Pixote? (1996, 110’)
Direção José Joffily
Sinopse O filme conta a história do ator que interpretou o menino de rua no filme Pixote, a Lei do Mais Fraco. Após estrondoso sucesso, ele nunca conseguiu se destacar novamente, apesar da luta para reconquistar o posto de ator mirim prodígio. Frustrado, acaba se envolvendo em crimes e traçando para si um caminho sem volta, marcado por um personagem que interpretou intuitivamente.
Classificação 16 anos

Dia 09/09, sexta-feira, às 23h – Cine Praia Grande

MOSTRA BRASIL DE FICÇÃO
 
Como Esquecer (2010, 100’)
Direção Malu de Martino
Sinopse Júlia, 35 anos, é uma professora que luta para vencer a depressão e reconstruir sua vida após romper uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Ela se relaciona com outras pessoas que também estão vivendo a experiência de ter perdido algo precioso em suas vidas.
Classificação 14 anos
Dia 11/09, domingo, às 15h – Cine Praia Grande
Dia 13/09, terça-feira, às 19h – Cine Praia Grande

Elvis e Madona (2011, 105’)
Direção Marcelo Laffitte
Sinopse Madona é uma travesti que ganha a vida como cabeleireira num salão em Copacabana. Ela conhece Elvis, entregadora de pizza, cujo sonho é tornar-se fotógrafa de jornal. Com a convivência estreitada no dia-a-dia e pelos submundos de Copacabana, Elvis e Madona se apaixonam apesar de todos os obstáculos.
Classificação 14 anos
Dia 11/09, domingo, às 21h – Cine Praia Grande
Da 15/09, quinta-feira, às 19h – Cine Praia Grande

Natimorto (2009, 92’)
Direção Paulo Machline
Sinopse Um caça talentos traz uma jovem cantora a São Paulo afim de apresentá-la a um renomado maestro. Enquanto esperam o dia da audição permanecem num quarto de hotel onde, entre cigarros e cafés, ele lê o futuro da cantora nas advertências dos maços de cigarro como se fossem cartas de tarô.Classificação 14 anos
Dia 11/09, domingo, às 19h – Cine Praia Grande
Dia 14/09, quarta-feira, às 19h – Cine Praia Grande

Vamos Fazer um Brinde (2010, 70’)
Direção Sabrina Rosa e Caví Borges
Sinopse No dia do Revéillon, sete amigos se reencontram e relembram acontecimentos da infância dos anos oitenta. Antigos problemas vêm à tona fazendo com que percebam que o tempo passou e muita coisa mudou, mas os laços de amizade que sempre os uniu se mantêm muito forte.
Classificação 14 anos
Dia 07/09, quarta-feira, às 21h – Cine Praia Grande
Dia 12/09, segunda-feira, às 19h – Cine Praia Grande

MOSTRA MÚSICA PARA OS OLHOS

Elza (2010, 82’)
Direção Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan
Sinopse A Elza “como ela é” é a Elza como se mostra. Entrevistas, conversas e números musicais em documentário sobre a cantora Elza Soares. A idéia central é explorar a riqueza de sua personalidade através dos personagens nos quais ela se multiplica e dos papéis que ela escolhe desempenhar.
Classificação Livre
Dia 07/09, quarta-feira, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 10/09, sábado, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano (2009, 76’)
Direção Henrique Dantas
Sinopse A história do grupo musical Novos Baianos. O documentário se concentra num dos períodos mais férteis da produção musical brasileira – final dos anos 1960 – quando o grupo eclodiu. A influência de João Gilberto, com extrema sensibilidade e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.
Classificação Livre
Dia 10/09, sábado, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 14/09, quarta-feira, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

Rock Brasileiro – História em Imagens (2010, 70’)
Direção Bernardo Palmeiro
Sinopse O documentário mostra a trajetória do Rock Brasileiro dos anos 1950 até os dias de hoje através de depoimentos com personalidades do universo da música, como o cantor Roberto Carlos e os integrantes de grupos como Secos & Molhados, Mutantes, Blitz!, Paralamas do Suceso e Titãs.
Classificação 12 anos
Dia 09/09, sexta-feira, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 15/09, quinta-feira, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

Sistema de Animação (2009, 80’)
Direção Guilherme Ledoux e Alan Langdon
Sinopse Documentário independente retrata o músico Lourival José Galliani, vulgo “Toucinho Batera”. O filme acompanha uma variedade de situações inusitadas e transformações pessoais do personagem, além, é claro, de apresentar muita boa música.
Classificação 12 anos
Dia 08/09, quinta-feira, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 09/09, sexta-feira, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

PERFIS

Belair (2009, 80’)
Direção Noa Bressane e Bruno Safadi
Sinopse Documentário sobre a mítica produtora Belair Filmes, de Julio Bressane e Rogério Sganzerla, que realizou sete longas-metragens de ficção em apenas três meses. Interditados pela censura da época, os filmes sugerem o desprendimento da liberdade e o fim de um cinema transformador.
Classificação 12 anos
Dia 09/09, sexta-feira, às 19h – Cine Praia Grande

Em Quadro, a História de Quatro Negros na Tela (2009, 93’)
Direção Luis Antônio Pilar
Sinopse O documentário retrata vida e obra dos atores Ruth de Souza, Zezé Motta, Lea Garcia e Milton Gonçalves. Eles relembram movimentos como o Teatro Experimental do Negro, o Teatro de Arena, o cinema da Atlântida e da Vera Cruz, e analisam como o mercado vem reagindo ao protagonismo negro.
Classificação Livre
Dia 07/09, quarta-feira, às 19h – Cine Praia Grande
Dia 08/09, quinta-feira, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

Nélida Piñon, Mapa dos Afetos (2010, 84’)
Direção Julio Lellis
Sinopse A aclamada escritora Nelida Piñon conta fatos sobre sua vida, sua origem galega e o pioneirismo em sua respeitada vida literária. Amigos próximos como Mario Vargas Llosa, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia e Lygia Fagundes Telles participam com depoimentos e leitura de textos da autora.
Classificação Livre
Dia 10/09, sábado, às 19h – Cine Praia Grande

Raça Síntese de Joãozinho Trinta, A (2009, 62’)
Direção Paulo Machline e Giuliano Cedroni
Sinopse As inspirações e referências do maranhense Joãozinho Trinta, um dos carnavalescos mais importantes do Brasil. As filmagens foram feitas entre o segundo semestre de 2002 e o pós-carnaval de 2003, tendo como fio condutor a preparação do desfile da Grande Rio, assinado por ele.
Classificação Livre
Dia 08/09, quinta-feira, às 19h – Cine Praia Grande
Dia 16/09, sexta-feira, às 19h30 – Estacionamento Praia Grande

MOSTRA NOVO OLHAR

Desassossego (2011, 55’)
Direção Karim Ainöuz, Felipe Bragança e Marina Meliande, entre outros
Sinopse A partir de um bilhete encontrado num armário abandonado por uma adolescente, 14 cineastas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará dirigiram dez fragmentos de filmes, que foram costurados como uma carta falando de amor, utopia, explosões e apocalipse.
Classificação 14 anos
Dia 14/09, quarta-feira, às 21h – Cine Praia Grande
 
Estrada para Ythaca (2010, 70’)
Direção Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
Sinopse “Mantenha sempre Ythacaem sua mente. Chegar lá é sua meta final, mas não tenha pressa na viagem. Melhor que dure vários anos; E ancore na ilha quando você estiver velho, com todas as riquezas que você tiver adquirido no caminho, sem esperar que Ythaca irá enriquecê-lo. ” Konstantínos Kaváfis
Classificação 12 anos
Dia 09/09, sexta-feira, às 20h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 12/09, segunda-feira, às 21h – Cine Praia Grande
 
Malditos Cartunistas (2011, 93’)
Direção Daniel Garcia e Daniel Paiva
Sinopse O documentário traça um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim nos anos 60 até os dias de hoje. Numa conversa descontraída, os autores retratam a história recente do Brasil através do humor, abordando temas como rotina, mulheres, censura, arte e mercado.
Classificação 16 anos
Dia 07/09, quarta-feira, às 20h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 15/09, quinta-feira, às 21h – Cine Praia Grande

Noite dos Chupacabras, A (2011, 104’)
Direção Rodrigo Aragão
Sinopse A rixa entre duas famílias, Silva e Carvalho, é a distração perfeita para camuflar os ataques do chupacabras. Enquanto os rivais entram em combate, a sinistra criatura lambe de sangue vítimas sem chance de defesa.
Classificação 16 anos
Dia 08/09, quinta-feira, às 20h30 – Teatro Alcione Nazareth
Dia 13/09, terça-feira, às 21h – Cine Praia Grande

sem comentário »

Por um triz

0comentário

Nesta terça-feira (30), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reúne no Iphan, em Brasília, para avaliar o registro do bumba meu boi como patrimônio imaterial do Brasil.  A reunião está marcada para as 16h, na sede do Iphan, em Brasília.

Representante do Iphan, secretários de Estado e integrantes de grupos de bumba meu boi de diversos sotaques estarão presentes. A proposta foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008.

A comissão é composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba meu boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa de mão, Orquestra e de Bois Alternativos.

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da sociedade civil.

Bumba meu boi do Maranhão

 O boi, segundo o dossiê descritivo do DPI/Iphan, já era objeto de culto em diversas sociedades do mundo desde a pré-história.

Em algumas grandes festas populares do Brasil, a figura do boi é o elemento central, sendo que essas festas do boi ocorrem em todas as regiões. São brincadeiras como o Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi Surubi, Boi Calemba, Boi Pintadinho, Boi Barroso, Boi Jaraguá, Boi de Canastra, Boi de Reis, Reis de Boi, entre outros.

Em relação ao Bumba-meu-boi do Maranhão, uma das diferenças é o momento do ano em que as festas acontecem. Em geral, no Norte do país, as festas ocorrem durante o chamado Ciclo Junino, assim como o Bumba-meu-boi do Maranhão. Já nos outros estados do Nordeste, os festejos se concentram próximo do Natal.

A festa comporta diversos estilos de brincar – chamados de sotaques – praticados por homens e mulheres, de diferentes classes sociais e que atuam profissionalmente como estivadores, pescadores, trabalhadores rurais e pequenos comerciantes.

De um modo geral, o auto do bumba-meu-boi é apresentado como a morte e a ressurreição de um boi especial.

As apresentações cômicas são feitas com grande participação do público e são entremeadas por toadas curtas contando a história sobre um boi precioso e querido pelo seu amo e pelos vaqueiros. Pai Francisco, o escravo de confiança do patrão, mata e arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua esposa, Mãe Catirina. O crime de Pai Francisco é descoberto e por isso ele é perseguido pelos vaqueiros da fazenda, caboclos guerreiros e os índios.

Quando preso, são infligidos terríveis castigos e, para não morrer, Pai Francisco se vê forçado a ressuscitar o animal. É quando o doutor entra em cena para ajudar a trazer à vida o boi precioso, que, ao voltar, urra. Todos, então, cantam e dançam em comemoração.Como em muitas festas populares, o Bumba meu boi também requer grande dedicação e preparo dos participantes ao longo do ano.

É necessário fabricar as vestimentas e treinar as toadas, entre outras atividades que, em geral, se concentram no fim do primeiro semestre e no início do segundo semestre. Os festejos podem ser divididos em quatro etapas: os ensaios, o batismo, as apresentações e a morte do boi.

Os ensaios começam no Sábado de Aleluia e seguem até a primeira quinzena de junho. Na véspera do Dia de São João, em 23 de junho, as rezadeiras fazem o batismo do boi que é acompanhado pelos participantes na sede dos grupos, nas Igrejas católicas ou em casas de culto afrobrasileiro. Esse é o momento de purificação do novilho, quando São João dá permissão para o boi brincar.

A partir daí começam as apresentações que se concentram no fim do mês de junho e vão até o dia de Sant’Ana, em 26 de julho.

Em São Luís, por exemplo, ocorrem em arraiais financiados pelo governo estadual e municipal, nas casas ou em arraiais de instituições. Existem dois grandes eventos que marcam a etapa de apresentações na cidade de São Luís: a alvorada na Capela de São Pedro, no bairro de Madre Deus, no dia 29 de junho, e o desfile da Avenida São Marçal, no bairro de João Paulo, no dia 30 de junho. Com o fim do ciclo festivo, os grupos começam a programar a morte do boi, um momento para encenação política, pois o tamanho da festa é diretamente proporcional ao prestígio daquele boi e do seu grupo na cidade.

A festa da morte, quando o boi retorna para São João, pode durar de dois a sete dias e envolve um elaborado ritual com ornamentos, toadas e encenação.

O universo místico-religioso e social da festa maranhenseDurante a realização do Inventário Nacional de Referência Cultural – INRC sobre o bumba meu boi do Maranhão, os técnicos do DPI/Iphan destacaram que a festa possui profundas relações com as esferas religiosas da vida através do catolicismo popular e das religiões afrobrasileiras e também se associa às expressões lúdicas.

Os participantes fazem o boi para pagar promessa ou como oferenda a entidades espirituais, por exemplo, como existem também aqueles que querem apenas fazer a sua apresentação. Desta forma, o bumba meu boi do Maranhão está presente em muitas dimensões da vida social dos participantes, tanto que existem regiões no estado onde os grupos fazem visitas às covas de cemitério para saudar os mortos, reforçando a relação que o ciclo festivo estabelece com o ciclo vital, com a vida e morte de bois e homens.

Medidas de Salvaguarda

Ao concluir que é no contexto da celebração que o universo místico-religioso com a devoção a São João, outros santos juninos e de cultos afrobrasileiros, as músicas, as danças, o teatro, os artesanatos, entre outros, alcançam seus sentidos plenos e se transformam no bumba meu boi maranhense, o Iphan indica o registro do Complexo Cultural do bumba meu boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil.

Para preservar a festa, o DPI/Iphan sugere algumas medidas de salvaguarda como o incentivo à documentação, conhecimento e divulgação; fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos; e valorização das expressões tradicionais do bumba meu boi. Entre as sugestões de salvaguarda estão a implantação de políticas públicas em municípios do interior para integrar os grupos, buscando a valorização de expressões locais e a redução da discriminação.

Também é necessário criar novos espaços para a apresentação dos grupos, aproximando integrantes e a platéia, com o objetivo de manter viva a prática de sociabilidade tradicional do bumba-meu-boi, baseadas na aproximação entre brincante e espectador.

Outro patrimônio do Maranhão

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural também já avaliou o tambor de crioula do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil.

A manifestação foi inscrita no Livro das Formas de Expressão em 2007.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão

sem comentário »

Alquimia: “Que Música Você Veste”

0comentário

O SLZ Fashion, idealizado pelos consultores de moda Rafaela Albuquerque e Edilson Ferreira, se reinventa trazendo como tema para  a versão 2011, a alquimia histórica e atemporal entre a música e a moda.

De acordo com informações do blogueiro Othon Lima, o SLZ Festival traz o seguinte slogan: “Que Música Você Veste ?”.

E, mais, a organização do evento está articulando a vinda de nomes da MPB para se apresentar em dueto no SLZ.

Uma coisa é certa: O SLZ 2011 ocorre entre os dias 13 e 15 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma.

sem comentário »

Maranhão na Tela

0comentário

Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual na capital maranhense, o festival de cinema Maranhão na Tela 2011, que é apresentado pela Eletrobras Furnas e patrocinado pela Vale, oferece ao público maranhense 1080 vagas gratuitas de capacitação na área de cinema.

As inscrições têm início nesta segunda-feira, 29, e se encerram na sexta-feira, dia 2, no Sebrae-MA do Centro (Praça Dom Pedro II), das 14 às 18h. As aulas serão ministradas durante o festival, que ocorrerá de 6 a 16 de setembro, no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho. Programação imperdível para o mês de aniversário de 399 anos de São Luís, para quem pretende unir diversão e conhecimento.

Serão oferecidas para produção executiva (200) vagas; análise do filme (100);animação (100); curso de roteiro (30); curso de direção (30); oficina de vídeo de baixo orçamento(30); oficina de animação de bolso (60);oficina de fotografia (30); oficina de empreendedorismo cultural (100); oficina de empreendedorismo individual (100). Debates sobre o negro no cinema (100); cinema de animação (100) e distribuição independente (100). Para a animação de bolso, as vagas serão disponibilizadas para o público presente no festival.

Cursos

Produção Executiva  O curso tratará das diferentes formas de se viabilizar e gerir um projeto audiovisual. Apresentará as principais leis de incentivo e editais, além a abordar as principais questões relativas à gestão do projeto.

Professora: Clélia Bessa(produtora de Cinema e professora da PUC-Rio. Já produziu 10 longas-metragens, além de curtas, médias e séries de TV)

Carga Horária: 16 horas

Vagas: 200

Data: 10/09, sábado e 11/09, domingo

Horário: 10h30 às 18h30

Local: Teatro Alcione Nazareth

Análise do Filme O curso pretende aprofundar o olhar do público, fazendo uma análise dos principais filmes que serão exibidos no festival, com o objetivo de relacionar os principais aspectos da programação com a história do cinema brasileiro e mundial.

Professor: Tadeu Capistrano (professor Dr. da Escola de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, já fez a curadoria de diversos seminários e mostras de filmes)

Carga Horária: 20 Horas

Vagas: 100

Data: 12/09, segunda-feira à 16/09, sexta-feira

Horário: 15:00 às 19:00

Local: Cine Praia Grande

Animação: O curso abordará a história da animação e as suas principais técnicas.

Professor Alexandre Juruena (diretor e fundador do Anim!Arte, é professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Ministra aulas de stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental)

Carga Horária: 12 HORAS

Vagas: 100

Data: 08/09, quinta-feira à 10/09, sábado

Horário: 15h às 19h

Local: Cine Praia Grande

Curso Roteiro: A ideia da oficina é apresentar aos alunos o formato de roteiro e estrutura de projeto documental em suas mais variadas formas de formatação, seja numa obra para o cinema ou a televisão.

Professor: David França Mendes (diretor e roteirista de cinema e TV. Já escreveu roteiros para diversos longas-metragens, documentários e séries de TV. Foi diretor de criação da Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas)

Carga Horária: 12 HORAS

Vagas: 30

Data:13/09, terça-feira à 15/09, quinta-feira

Horário: 18:00 às 22:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Curso de Direção: A ideia da oficina é apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de imprimir o olhar do diretor em um projeto documental para cinema ou televisão.

Professor: Luiz Antônio Pilar (diretor de novelas e minisséries da Rede Globo. Dirigiu “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida” etc.)

Carga Horária: 12 horas

Vagas: 30

Data: 07/09, quarta-feira à 09/09, sexta-feira

Horário: 18:00 às 22:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficinas

Oficina de Vídeo de Baixo Orçamento A oficina pretende apresentar aos alunos as mais diversas possibilidades de produção com apenas uma câmera de celular. A idéia é trabalhar a questão da autoria, independente do suporte. Ao final será realizado um filme que será apresentado na sessão de encerramento do festival.

Professor: Christian Caselli (realizador audiovisual, fez direção, roteiro e edição de cerca de 30 clipes curtas de baixo orçamento)

Carga Horária 32 HORAS

Vagas: 30

Data: 07/09, quarta-feira à 09/09, sexta-feira e de 12/09, segunda-feira à 16/09, sexta-feira

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Animação de Bolso A partir da técnica do stop motion, a oficina terá como tema o meio ambiente e a cultura maranhense, usando bonecos e elementos da natureza.

Para o público infantil

Professores ALEXANDRE JURUENA E GABRIELA HORTA (diretores e fundadores do Festival Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação)

Carga Horária: 9 HORAS

Vagas: 60

Data: 8/09, quinta-feira à 10/09, sábado

Horário: 10:00 às 13:00

Local: Galeria do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Fotografia: Noções técnicas para fotografia em vídeo.

Professor: Vicente Simão Júnior (diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários)

Carga Horária: 8 Horas

Vagas: 30

Data: 10/09, sábado e 11/09, domingo

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Empreendedorismo Cultural: a oficina tem o objetivo de apresentar cases de sucesso em empreendedorismo cultural, além de estimular os participantes a também empreenderem seus projetos, abordando quais são os melhores caminhos para isso no Maranhão.

Professores: André Lobão, Hildenê Maia e Socorro Abreu (Sebrae-MA).

Carga Horária: 4 HORAS

Vagas: 100

Data: 7/09, quarta-feira e 8/09, quinta-feira

Horário: 16:00 às 18:00

Local: Teatro Alcione Nazareth

Oficina de Empreendedorismo Individual a oficina tem o objetivo apresentar as principais vantagens, para o produtor cultural, de se abrir uma empresa individual e as principais características da modalidade.

Professores: André Lobão, Hildenê Maia e Socorro Abreu (sebrae-MA)

Carga Horária: 2 horas

Vagas: 100

Data: 09/09, sexta-feira

Horário: 16h às 18h

Local: Teatro Alcione Nazareth

Troca de Idéias: Debates: 300 Vagas

Sem incrições

O Negro no Cinema o seminário vai trazer profissionais de diversas áreas para discutir as representações e arquétipos da participação do negro no cinema brasileiro, destacando seus ídolos, pensadores, diretores, atrizes e atores negros.

Participantes

Luiz Antonio Pilar, diretor

Sabrina Rosa, atriz e diretora

Carlos Benedito, professor UFMA

Isidoro Cruz Neto, professor NUCEPECARGA HORÁRIA: 4 HORAS

Vagas: 100

Data: 7/09, quarta-feira

Horário: 15:00 às 19:00

Local: Cine Praia Grande

Cinema de Animação: debate sobre a animação no Brasil, com foco na produção local maranhense.

Participantes Alexandre Juruena, animador, Gabriela Horta, aniomadora, Jonilson Bruzaca, ilustrador, Beto Nicácio, ilustrador, Fábio Cabral, diretor ONG Formação (Maranime),

Carga Horária: 1 hora

Data: 8/9, quinta-feira

Horário: 20h30 às 22h

Local: Cine Praia Grande

Distribuição Independente: debate sobre as alternativas criativas de distribuição cinematográfica no mercado atual.

Participantes: Isabelle Cabral, distribuidora e produtora, Cavi Borges, produtor e diretor, Rafaelle Petrini, distribuidor e produtor.

Carga Horária: 1 hora

Vagas: 100

Data: 09/09, sexta-feira

Horário: 20h30 às 22h

Local: Cine Praia Grande

sem comentário »

Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos

0comentário

O cantor pernambucano Otto é uma das atrações do 2º Mulambo Festival, que ocorrerá em novembro, em São Luís.

O músico se apresenta no dia 12 de novembro, no Circo Cultural da Cidade, (Aterro do Bacanga), onde destacará canções do mais recente álbum, “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”. Ingressos à venda por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

A venda de meia-entrada será feita somente na Lima Dias Turismo (Centro). Ingressos à venda nas lojas Skyler (Rio Anil, Tropical e São Luís Shopping), Lima Dias Turismo (Centro) ou no site www.limadias.com.br (até 12x nos cartões). Informações: 3221-3364.

sem comentário »

Ziriguidum

0comentário

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou as datas e o local de realização dos ensaios, eliminatórias e da final para escolha do representante maranhense que participará do concurso de samba da escola Beija-Flor de Nilópolis (RJ), que homenageará os 400 anos da cidade de São Luís, com o tema “São Luís – O poema encantado do Maranhão”.

Foto: Divulgação

Por conta do grande roteiro festivo que marcam as celebrações pelo aniversário da cidade (em 8 de setembro), a disputa, que aconteceria nessa data, foi adiada.

Os ensaios dos inscritos acontecerão no Ceprama (Madre Deus), nos dias 11 (às 18h), 12, 13 e 14 de setembro (às 19h). As eliminatórias, também com participação dos 26 sambistas concorrentes, serão realizadas na quinta (16) e sexta (17), na área onde funcionou o Arraial da Lagoa. A final será no sábado (17), no mesmo local. Integrantes da comissão de Carnaval da Beija-Flor virão a São Luís para participar da escolha dos três representantes do Maranhão que participarão da disputa, em outubro, no Rio de Janeiro.

Em cada ensaio, um grupo de concorrentes terá a chance de fazer os últimos ajustes em suas composições.De acordo com o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis, 30 instrumentistas de várias escolas formaram uma bateria especial que acompanhará todos os concorrentes.

Além dos ritmistas, a Secma também está viabilizando o espaço para ensaios e os equipamentos de som. Foram inscritos 26 compositores sambistas. Na lista, 22 são de São Luís, um de Paço do Lumiar, um de Rosário, um de Bacuri e um de Boa Vista do Gurupi. O material entregue pelo candidato no ato da inscrição (CDs e cópias das letras) foi encaminhado para conhecimento prévio da comissão da Beija-Flor.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrosobrinho/wp-admin/
Twitter Facebook RSS