A Vale, dando prosseguimento aos seus investimentos culturais, traz para São Luis e Açailândia o seu novo projeto, incentivado via Lei Rouanet. “Expedições” percorrerá 15.438km, passando por 12 cidades, em sete estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Sergipe. No Maranhão, o grupo apresentará dois dos mais celebrados espetáculos do seu repertório – “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”.
Em São Luís, as apresentações acontecem nos próximos dias 8 (“Ciganos”), às 20h, e 9 de junho (“Os Gnomos…”), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Os ingressos para os espetáculos, criados a partir de obras dos escritores Bartolomeu Campos de Queirós e Jorge Amado, podem ser comprados na bilheteria do teatro a preços populares. Aqueles que doarem um livro de histórias novo ou em bom estado pagam meia entrada. Os livros arrecadados serão doados para uma instituição educacional do município, ainda a ser definida, para incentivar a leitura.
“Expedições” em Açailândia
O projeto será apresentado em Açailândia nos dias 12 (“Ciganos”), às 20h30, e 13 de junho (“Os Gnomos…”), às 19h, na sede da Construtora Odebrecht (Rua São Raimundo, 21, Centro. Próximo a igreja São Francisco). Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no escritório da Odebrecht a partir do dia 10 de junho, das 9h às 17h. Posteriormente, os espetáculos serão encenados em cidades do Pará e Sergipe.
Expedições tem como protagonista um dos mais destacados grupos de teatro do Brasil, o Ponto de Partida. O projeto Expedições tem a produção nacional da Rubim Produções por meio do projeto Teatro em Movimento.
Os espetáculos
O texto original de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” foi um presente de aniversário do escritor Jorge Amado ao seu filho por ocasião de seu primeiro aniversário e conta a história de amor de um gato por uma andorinha e todas as conseqüências que este amor desencadeia. Há dezenove anos em cartaz, a versão do Ponto de Partida para teatro repete e reafirma o êxito do livro.
“Ciganos”, por sua vez, é uma montagem fincada em dois pilares: a força poética e o humor do texto de Bartolomeu Campos de Queirós, que tem a característica mágica dos clássicos e conta a história de um menino, ao mesmo tempo em que reconta capítulos da infância de todos nós. O fascínio e o mistério que se misturam na cultura milenar dos povos ciganos invadem o espetáculo com seus rituais, música e alegria. Os dois espetáculos já foram apresentaram por várias cidades do Brasil, Europa e América do Sul.
Sobre o Ponto de Partida
O Ponto de Partida é um grupo de teatro mineiro com 30 anos de atividades, que, além de espetáculos consagrados em diversas cidades do mundo, sistematizou processos e métodos de criação e produção, conquistou parcerias, construiu um repertório de dramaturgia brasileira dos mais consistentes, cunhou uma marca. Tornou-se uma companhia de repertório, itinerante e independente, com 21 profissionais em exercício permanente, 30 espetáculos montados, com apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul.
Atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 251 pessoas divididas em seus vários projetos, entre eles a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí.
Serviço
“Expedições” em São Luís
Local: Teatro Arthur Azevedo
– “Ciganos”: 8 de junho, quarta-feira, às 20h.
– “Os Gnomos contam a História do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”: 9 de junho, quinta-feira, às 19h.
Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares na bilheteria do teatro Arthur Azevedo – (98)3218-9900 – de terça a domingo, a partir das 14 horas.
R$6,00 inteira
R$3,00 meia entrada
Aqueles que doarem um livro de histórias novo ou em bom estado pagam meia entrada.
“Expedições” em Açailândia
Local: Sede da Construtora Odebrecht
(Rua São Raimundo, 21, Centro. Próximo a igreja São Francisco).
– “Ciganos”: 12 de junho, domingo, às 20h30.
– “Os Gnomos contam a História do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”: 13 de junho, segunda-feira, às 19h.
Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no escritório da Odebrecht a partir do dia 10 de junho, das 9h às 17h. Posteriormente, os espetáculos serão encenados em cidades do Pará e Sergipe.