Embora atrasado, não poderia deixar de parabenizar a dona Teté pela passagem dos seus 87 anos de vida e arte pelo Maranhão. Legal, é saber que o aniversário da diva da cultura popular maranhense não passou no esquecimento.
Diversos artistas locais, entre os quais, [César Nascimento, Tião Carvalho, Rosa Reis, Itaércio Rocha, Chico Nô, tambores de crioula do Mestre Felipe e do Laborarte, além dos cacuriás mirim de Dona Hildenê e Estrela de São Francisco, grupos de bumba boi e a quadrilhas “As Piriguetes do Labô”, prestaram uma justa homenagem, na noite de segunda-feira (27), na sede do Laborarte, a dona de um dos cacuriás mais emblemáticos e requisitados durante os festejos juninos de São Luís.
A brincadeira, criada por Dona Teté, virou referência. Gringos e não gringos se deixam envolver com a malemolência desse ballet de rua.
O CNPJ _ Coletivo Novos Projetos _ formado por projetos e artistas colaboradores e autônomos de São Luís, convida para uma mani_festa_ação artística nesta sexta-feira, dia 1º de julho 2011, a partir das 22h no Odeon Sabor e Arte ( contudo o bar abre às 18h ).
Objetivo é projetar as imagens do coletivo que partiu de São Luís, rumo ao FotoRio2011, participando da Bienal Internacional de Fotografia.
Uma ação autônoma e colaborativa, mobilizada pelo Rio Artmosfera ( Maurício Théo ), Imaginautas ( mobilizado por mim ) e CNPJ ( DJ NattyDread, Marcos Gatinho, Marilia de Laroche, Som6naLadeira) e colaboração de várias pessoas.
O cantor e compositor Seu Jorge lançou nesta terça-feira (28) a música “A Doida”. Em seu canal oficial no Youtube é possível ouvir a faixa, acompanhada de um vídeo com a letra da canção.
“A Doida” vai estar no novo disco de Seu Jorge, “Músicas Para Churrascos Vol. 1”, que chega às lojas no dia 22 de julho.
Em abril, o músico fez uma participação no show do U2 em São Paulo, cantando “The Model”, do Kraftwerk, ao lado de Bono.
O arraial é uma homenagem ao São João do Nordeste e conta com a participação de diversos artistas da música brasileira. Músicos falam da relação especial que eles têm com as festas juninas.
A cantora maranhense Anna Torres, radicada em Paris, capital francesa, participou do programa apresentado pelo jornalista global Chico Pinheiro.
Poetas e compositores maranhenses estão convidados a participar do concurso para escolha do samba da Beija-Flor de Nilópolis, que em 2012 vai homenagear os 400 anos de São Luís, com o enredo “São Luís – O poema encantado do Maranhão”.
O convite foi feito por membros da diretoria da escola durante coletiva realizada nesta terça-feira (28), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. A disputa em São Luís vai acontecer em clima de festival no dia 8 de setembro (aniversário de 399 anos da cidade) e corresponderá a uma semifinal do concurso.
De São Luís, sairão três compositores classificados para a final, em Nilópolis, no Rio de Janeiro. As eliminatórias cariocas começarão em agosto e a grande final será em outubro. Os interessados em participar da disputa no Maranhão podem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho.
O processo de inscrição foi iniciado com a disponibilização da sinopse nos sites do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e da Secretaria de Cultura (www.cultura.ma.gov.br).
As inscrições vão até o fim de julho. Entre os integrantes da Beija-Flor presentes à coletiva, o diretor geral de Carnaval e Harmonia da escola, Luiz Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo, e o carnavalesco Fran Sérgio. Os secretários de Estado de Cultura, Luis Bulcão, e de Comunicação Social, Sérgio Macedo, também participaram do encontro com a imprensa.
Tradição, religiosidade, autenticidade e devoção. Essa é a melhor tradução para a festa na Capela de São Pedro, numa reverência ao santo protetor dos pescadores.
Bumba meu boi, nos mais variados sotaques, centenas de devotos comemoram a festa sob as bênçãos de São Pedro. É uma tradição, mantida há mais de 60 anos, em São Luís, e que termina com a procissão marítima e missa campal.
A resposta do que representa a festa para o legado cultural do Maranhão estão nos flagrantes do fotógrafo Biaman Prado, de O Estado.
Definidos as datas e os locais do show de Marcelo Camelo em São Luís. Será no dia 23 de julho, (sábado), no espaço Let It Beer, localizado atrás do rio Poty Hotel, na Ponta D`Areia.
Além da atração nacional, marcarão presença as bandas e artistas locais, entre os quais, as bandas Ventura, Nova Bossa, Garibaldo e o Resto, Farol Vermelho, Pedeginja, além de Djalma Lúcio e da ‘lounge’ com o ‘deejay’ Alladin. A promoção é da LD Turismo e Eventos.
Serviço:
Show Marcelo Camelo e banda
Palco Principal
Marcelo Camelo e Banda Hurtmold
Palco Externo:
– Bandas:
Nova Bossa
Garibaldo e o Resto do Mundo
Pedeginja
Farol Vermelho
Djalma Lúcio
Lounge:
Dj Alladin
Data: 23 de julho
Horário: 20h30
Local: Espaço Let it Beer (atrás do Rio Poty Hotel – Ponta d’Areia)
Ingressos limitados:
R$ 35,00 (pista);
R$ 60,00 (camarote)
Pontos de Venda: Lojas Skyler (Rio Anil, São Luís e Tropical Shopping) e Lima Dias
Turismo (Centro)
Vendas no crédito: ingressos em até 12x em todos os cartões no site www.limadias.com.br
Informações: 3221-3364 ou www.limadias.com.br
Realização: LD Turismo e Eventos