Para começar o ano com muita paz, harmonia e a ‘vibe’ do reggae, São Luís será palco do “Jamaica Brasileira Festival”, versão do “Sunplash One Life”, que rolou na última sexta-feira, (7), no Balneário de Guaratuba (PR), sábado, (8), na Life Club, em Floripa (SC) e no domingo (9), na Lapa, no Rio de Janeiro.
Momento de descontração da caravana “Sunplash”
Na capital maranhense, o festival reunirá, nesta quinta-feira (13), no mesmo palco Duane Stephenson, Calton Cofie (Inner Circle), Pato Banton, Papa Winie, Big Mountain, The Wailers e Ki Many Marley, filho de Bob Marley. A celebração da música jamaicana terá início às 21h, no Trapiche Bar, na Ponta D´Areia. Uma legião de fãs da música jamaicana está ansiosa para receber a visita dos astros, que prometem uma noite de muita festa e alegria na capital brasileira do reggae, também intitulada de Jamaica Brasileira.
Ky-Mani Marley: show cheio de ‘vibe’ e ‘groove’
Representando gerações diferentes do ritmo criado por Bob Marley, as atrações do “Jamaica Brasileira” formam uma verdadeira linha evolutiva do reggae. Os Wailers e o Inner Circle, por exemplo, estão na ativa desde o fim dos anos 60. O mais “calouro” do grupo Wailers é Ky-Mani Marley, que lançou seu primeiro álbum em 1998, mas que por outro lado traz o reggae no sangue e dá continuidade ao legado do seu pai, Robert Nesta Marley, ou simplesmente o Rei Marley, mas seguindo uma carreira solo, sólida e com personalidade.
Ky-Mani Marley é uma das atrações mais esperadas da noite. Questionado pelo fato de estar na “Jamaica Brasileira”, Ky-Mani disse estar sentindo a vibração da cidade desde que pisou em São Luís. A expectativa é a das melhores, afinal estamos na Jamaica Brasileira”, garantiu o caçula do clã de Mr. Marley. Indagado mais uma vez sobre o que o público poderia esperar do show na ilha, o músico jamaicano foi categórico em dizer que terá a mesma intensidade e a vibração apresentada por ele em qualquer outro lugar do planeta. No repertório estarão canções clássicas do pai Bob Marley, além de inéditas gravadas em seu último álbum “Radio” (2007).
Carlton Cofie: estou me sentindo na Jamaica
Calton Cofie (ex vocalista do Inner Circle) declarou estar aqui pelas pessoas e afirmou estar se sentindo na Jamaica. “É a minha primeira vez no Maranhão, mas o que sinto com o povo daqui é a mesma sensação de estar na Jamaica”, afirmou de forma descontraída o lendário Calton Coffie. Ele prometeu trazer à tona grandes clássicos do reggae que tocavam nas rádios nos anos 90.
Duane Stephenson: primeiro contato em solo ludovicense
Duane ganhou destaque nos últimos anos com o excelente álbum “From August Town”, e agora o cantor chega a São Luís para mostrar o mais recente CD intitulado “Black Gold”.
Papa Winnie: ‘quero experimentar São Luís’
Tímido, simpático e pela primeira vez na ilha, Papa Winnie enfatizou sobre a fama de São Luís ser a ‘Jamaica Brasileira’. “Sempre ouvi falar muito sobre a cidade do reggae no Brasil. Estamos aqui para experimentar e ver se é verdade. Pelo que já percebi, as pessoas têm uma boa energia”, concluiu.
O artista esteve pela primeira vez no Brasil em 1993 realizando uma turnê juntamente com o grupo carioca O Rappa. Também esteve em uma das edições do Ceará Music, onde fez uma aparição em show do Biquini Cavadão. Na ocasião, Papa Winnie cantou “Vento Ventania” com o Biquini, além de um trecho da música dele “You Are My Sunshine”.
Big Mountain: brincalhões e orgulhosos em tocar em São Luís
Quem também deseja experimentar São Luís, entre outras coisas gostosas que só a ilha tem é o pessoal do Big Mountain. Esse foi o recado deixado pela banda norte-americana, formada na cidade de San Diego, no estado da California. Os integrantes do grupo disseram estar orgulhosos em saber que São Luis adotou a canção “Baby I Love Your Way” (versão da música composta na década de 70 pelo roqueiro Peter Frampton). “Descobrimos que a nossa música é famosa em São Luís. Vamos aproveitar o momento para tocá-la, especialmente, para o público daqui”, adiantou.
Pato Banton quer a presença de bandas locais para “Jam Session”
O inglês “divertido” Pato Banton que já experimentou São Luís em outros carnavais, promete incendiar no melhor estilo do “toaster” jamaicano. Pato contou como foi a participação em outras cidades. “Todos os shows têm sido bem sucedidos. Em todas as apresentações eu ficava ao lado do palco, sendo fã e curtindo também a reação do público”, acrescentou. O “Go Pato” aproveitou a entrevista coletiva para convocar as bandas locais para uma “Jam Session’ no palco do festival.
A viagem pelas ondas do som jamaicano prossegue. Depois de São Luís, a caravana de músicos segue para Fortaleza, dia (14/01), Recife, (15/01) e São Paulo (16/11).
Serviço:
Jamaica Brasileira Festival
Quando: 13 /01/2011 (Quinta-Feira)
Local: Trapiche Ponta D’ Areia
Hora: 21h
Ingressos: R$ 60,00 (pista)
Lojas Adji (São Luís, Tropical e Rio Anil Shopping) e Shopping dos Cosméticos (Rua Grande)
Realização: Lamparina Filmes e Produções e Grupo ICEP
Fotos: Aluizio Ribeiro/Imirante