Lei de nº 5.328/2010, de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), sancionada pelo prefeito João Castelo, institui que o dia 9 de maio como o Dia de Tributo à Vida e Obra do mestre Antônio Vieira, na capital maranhense.
Em seu Artigo 1º, a Lei institui o dia nove de maio como Dia de Tributo à Vida e Obra do mestre Antônio Vieira com o objetivo de preservar a memória e obra desse renomado artista maranhense e brasileiro.
De acordo com o Artigo 2º, o Dia do Tributo ao mestre Antônio Vieira ocorrerá na data de nascimento do artista, no dia 9 de maio, e terá sua primeira versão no ano de 2011.
Perfil
Ludovicense, o mestre Antônio Vieira nasceu em nove de maio de 1920. Criado por um parente próximo da família, Antônio Veira teve a oportunidade de estudar e concluir seus estudos. Em sua trajetória, ele foi comerciante e sargento do Exército antes de ser reconhecido como cantor e compositor maranhense.
Antônio Vieira começou a compor aos 16 anos de idade. O mestre compôs mais de 400 canções, mas o seu primeiro disco gravado só foi apresentado em 1986. No entanto, em 1997 a cantora maranhense Rita Ribeiro decidiu gravar duas músicas do mestre: ´Tem quem queira´ e ´Cocada´. Esta ultima foi indicada ao prêmio Sharp 98 de Melhor Canção. Com este trabalho, Rita Ribeiro alcançou projeção nacional.
Antônio Vieira faleceu no dia 7 de abril de 2009 por falência múltipla de órgãos, provocada por um AVC, na UDI Hospital, em São Luís.