Gostei bastante do especial na Globo News, no último dia 14, enfatizando os herdeiros do movimento Manguebeat, surgido em Recife, no início dos anos 90, fez escola. O Manifesto “Caranguejo com Cérebro” (Nação Zumbi e Fred Zero Quatro) fez a cena musical tremer em Pernambuco e mundo afora. Chico Science foi um dos precursores de uma nova ordem musical brasileira, conceituada por muitos como um Pós-Tropicalismo, que influenciou novas bandas e segue conquistando admiradores.
E para falar sobre o Manguebeat que tinha uma antena parabólica enfiada na lama e flertava musicalmente com o rock, rap, maracatu, coco, ciranda, funk e hip hop, especialistas e artistas da música mapearam as raízes e os rumos do movimento no Brasil
O programa foi procurar quem são os herdeiros do movimento manguebeat, ou seja, quem continua olhando a semente plantada por “mangueboys e manguegirls”. Foram ouvidos críticos, produtores e músicos da cena musical pernambucana que bebem na fonte do movimento e do manifesto “Caranguejo com Cérebro”. Um som de fazer a cena musical tremer em Pernambuco e no mundo.
O movimento surgido no início dos anos 90 e que teve Chico Science como um dos precursores influencia novas banda (Mombojó, Siba e a Fuloresta, Sheik Tosado, Volver, A Banda de Joseph Tourton (segunda geração ), artistas solo (a cantora Isaar, Karina Buhr) s e segue com uma legião de adeptos.
Reflexão: São Luís terra de mangue, do bumba meu boi, tambor de crioula, entre outras riquezas culturais, mas o que se tem divulgado lá fora da música feita por maranhenses não passa de casos isolados. O que acontece que não conseguimos criar um movimento, um manifesto coletivo, uma cadeia produtiva inteligente, independente e consistente que possa colocar a cena local no Mapa-Mundi ?
Fonte: Globonews
Quem sabe conseguiremos esse feito quando os artistas maranhenses deixarem de fazer uma música popular maranhense (MPM) e produzirem uma música brasileira feita no Maranhão. Temos que nos integrar ao cenário nacional com o nosso diferencial e não nos isolarmos nele. Zeca Baleiro, Criolina e alguns poucos são bons exemplos a serem seguidos…