“O homem seduzido pelo consumismo compulsório” ? O tema foi um dos assuntos de pauta da edição desta terça-feira, 22. do Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Euzinho aqui resolvi me estender agregando um outro tema que se refere a definição do “Ser Metrossexual” ?.
Primeiro, comprar dá prazer. Isso não é novidade. E a sedução do consumo é um fenômeno mundial. De acordo com Everardo Rocha, antropólogo, professor da PUC do Rio de Janeiro e autor dos livros “Magia e Capitalismo e A Sociedade do Sonho”, na hora da decisão de compra, os prazeres são muito mais fortes que as necessidades. Compra-se sonho e não meros produtos – é o que realiza as pessoas.
“Quem compra, compra para o outro, mesmo sem ter consciência disso”, enfatiza Everardo Rocha. “O consumo é a forma mais óbvia de demonstrar inserção num determinado meio, mesmo que ele esteja longe da realidade da pessoa.” Na sociedade atual, hábitos de consumo mais refinados ajudam nos relacionamentos, na vida amorosa e até na carreira. Afinal, é dessa necessidade humana de projetar uma imagem acima de suas posses que vivem as marcas exclusivas”, conclui.
E no meio dessa nova ordem pela sedução do consumo é bom que se diga. Nos últimos anos o consumidor que mais evoluiu dentro do processo de compra é o homem. Não sei se a antropologia do consumo já tem uma resposta convincente para tal questionamento ? Uma coisa é garantida estamos mais vaidosos e consumidores diante do conceito da moda, tendências. Tal convivência nesse contexto requer um questionamento atrás do outro.
Pois bem, será que os homens também resolveram buscar nas compras a sensação agradável dos elogios e pela valorização da compra que fizeram ? E a recompensa vem com a felicidade de continuar comprando ? Será que a sedução do consumo masculino é uma extensão a metrossexualidade ? Mas, para você o que é um metrossexual ? Um homem fútil? Um homem que se diz homem, mas no fundo é “homossexual, bissexual”? E se for: o que temos a ver com isso ?
Ser Metrossexual é um homem que se cuida (não em excesso), ele quer sempre estar na moda, nos eventos badalados. É uma pessoa elegante que sabe se posicionar diante das situações, que cuida do corpo, que marca sua identidade também pela aparência, que gosta de roupas da moda, não necessariamente precisa usar roupas de moda, mas pode também ter outros requisitos ? O metrossexual é o homem da metrópole e ao mesmo tempo heterossexual ?
Dizem que a expressão surgiu em 1994 e popularizou-se no final do século XX, tendo o jogador inglês David Beckham como símbolo da “vaidade” masculina. Agora, porque a sociedade ainda tem tanto preconceito contra os Metrossexuais? Vamos lá saber a sua verdade: você prefere um homem todo arrumado, bem cuidado, unhas feitas, sobrancelha limpa, depilado (e também a depilação masculina é uma questão até mesmo de higiene pessoal), com o cabelo arrumado, e com o corpo bem cuidado ou um barrigudo, careca e com a unha do pé encravada? A Metrossexualidade representa o homem do séc. XXI e já é uma realidade ?
Vivendo em um mundo globalizado, em que cada vez mais temos contato com diferentes pessoas, oriundas de diversas nacionalidades, com diferentes contextos sociais, pensamentos, religiões, será que temos de respeitar toda essa variedade de tribos, raças, pensamentos, religiões, mesmo que não concordemos com os as suas crenças ou ideais ? Enfim, se gostar é uma opção, respeitar é, sem dúvida, um dever ?