O escritor e roteirista José Louzeiro (na foto sentado) será o patrono da quarta edição da Feira do Livro de São Luís, que está prevista para ocorrer entre 12 e 21 de novembro.
A quarta edição do evento será realizada, mais uma vez, pela a Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Associação de Livreiros do Maranhão (Alem), a Academia Maranhense de Letras (AML), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O escritor também será homenageado em um dos stands da Feira do Livro: o auditório José Louzeiro, palco de lançamentos de livros e palestras.
Ao ser comunicado da escolha, Louzeiro demonstrou-se emocionado pela homenagem, aceitou o convite e já está se envolvendo no processo de elaboração da Feira, ajudando a desenvolver a temática para o encontro. Ano passado, ele esteve presente na Praça Maria Aragão – local do evento – como um dos homenageados do evento, participando do “Café Literário”.
Perfil
José de Jesus Louzeiro nasceu em setembro de 1932, em São Luís, e, logo aos 16 anos, iniciou-se no Jornalismo no jornal O Imparcial. Anos depois, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Revista da Semana, O Jornal, Diários Associados, Manchete, Diário Carioca, Última Hora, Correio da Manhã, e, em São Paulo, pela Folha de São Paulo e Diário do Grande ABC. A estreia na literatura ocorreu em 1958, com o volume de contos intitulado “Depois da Luta”. Entre os livros mais conhecidos de José Louzeiro estão “Infância dos Mortos, argumento do filme Pixote”, “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, “Aracelli, Meu Amor” e “Em Carne Viva”. No cinema, fez seu primeiro trabalho em 1976, como co-roteirista do filme “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” e, depois disso, assinou mais de dez filmes como roteirista.