Tempo de Guarnicê…

0comentário

A 33ª edição do Festival Guarnicê de Cinema ocorrerá entre os dias 22 e 26 de junho, no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma.

fiuk2010

Em entrevista neste domingo, 16, ao programa Plugado, na Mirante FM, o diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do  Maranhão (DAC-UFMA), Alberto Dantas, afirmou que o festival será aberto com o longa-metragem  “O Homem mau, dorme bem”, do diretor Geraldo Moraes. Presenças confirmadas dos  atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Iliescu e Luiz Carlos Vasconcelos, protagonista do filme “Desafinado”. O festival encerra com o longa-metragem “As  Melhores Coisas do Mundo”, com direção de Lais Bodanski. Roteiro Luis Molayesi e  Luiz Bolognesi, baseado em série de livros de Gilberto Dimenstein e Heloísa. O filme  tem no elenco os atores Denise Fraga e o Fiuk, de Malhação e filho de Fábio Júnior. Segundo Alberto, a vinda do ator a São Luís está sendo negociada e tudo indica que ele poderá estar presente na exibição do filme na cidade. Os dois filmes foram apresentados no Festival de Cinema de Pernambuco.

familia2010

No Guarnicê de Cinema serão realizadas cinco oficinas feitas por gente que entende da sétima arte. A atriz Francoise Forton é uma das convidadas para trabalhar com ator enfatizando a televisão e o cinema. Malu Moraes fará uma oficina sobre cinema. Beto Strada dará uma oficina sobre Engenharia de Som. Paulo Coelho falará de Cinema de Bolso. Anderson Carvalho dará iuma oficina de desenho sonoro e edição de som. Para Alberto, um dos pontos marcantes das oficinas será a presença da Escola Darcy Ribeiro de cinema, considerada na atualidade a instituição mais conceituada na área no Brasil.

homemmaudormebem2010

Além das oficinas, o festival terá mostra francesa de filmes, refestança, Lume Produções, com exibição de curtas, Cine Foot de Antônio Leal (um dos homenageados) com filmes sobre futebol, Guarnicezinho (filmes infantis) e Roberto Werneck com filme sobre meio ambiente. O Guarnicê de Cinema continua com o caráter competitivo categorias: Troféu  Guanicê de filme, de Video de um minuto, Telereportagem e comercial. Entre os homenageados estão Regina Luna e Fátima Frota, funcionárias da Universidade Federal do Maranhão, além de entusiastas e incentivadoras do  festival de Cinema maranhense.

homemmaudormebem

Ampliação

O Festival Guarnicê de Cinema ganhará um novo espaço este ano. Trata-se do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O local escolhido dividiu opiniões por quem está engajado diretamente ao festival. O diretor do DAC-UFMA, Alberto Dantas explicou que a mudança é necessária. Ele rebate os posicionamentos contrários alegando que o Guarnicê é o quarto mais antigo festival do Brasil e que precisa se modernizar.

– A parte siginificativa do festival continua no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. O que nós queremos é ocupar cada vez mais esse espaço. Assim como São Luís cresce, temos que acompanhar esse desenvolvimento. Portanto, precisamos crescer para absorver mais público. É inaceitável continuarmos com o pensamento de que devemos ficar confinados em um lugar fisicamente pequeno. A nossa política não é de reduzir, mas sim de ampliar – defendeu.

Alberto Dantas deixou bem claro que o Guarnicê de Cinema será um festival mais midíatico. “Precisamos de um público maior e para que isso aconteça temos que buscar uma atitude agressiva positivamente para nos projetarmos em busca de acompanhar os fatos dentro de uma perspectiva da construção de um festival para o Maranhão e o resto do Brasil apreciar. Estamos preocupados com as estratégias de divulgação, mas já temos algumas cartas na manga”, brincou.

Questionado se a renovação no festival era apenas na estrutura física, Alberto preferiu dizer que a questão fundamental é continuar com o festival, que começou em 1977, com a Jornada Maranhense de Super 8, uma criação do professor e produtor cultural Euclides Moreira Neto, atualmente exercendo o cargo de presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func).

– Quanto a programação não tem muito que mudar. A qualidade do Guarnicê é indiscutível. Acho subjetivo falar se é melhor ou pior o que vem sendo feito ao longo da existência do festival. Agora, em termos de quantidade o festival precisa avançar. Essa é a meta da equipe que está a frente do DAC e organizando o evento – acrescenta.

O Festival Guarnicê de Cinema é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), e o patrocínio do Governo do Maranhão.

Sem comentário para "Tempo de Guarnicê…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS