Memória…

0comentário

Produtores, cineastas, colecionadores, cinéfilos e curiosos ganham nesta sexta-feira o primeiro Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam). O espaço será inaugurado às 18h30, na Antiga Companhia de Navegação, no Desterro (Avenida Senador Vitorino Freire, em frente à sede da Escola de Samba Flor do Samba). Ainda em fase de montagem, o acervo, com material em áudio e vídeo, resgata a história do Maranhão e dos maranhenses.

Idealizador do projeto, o cineasta e deputado Joaquim Nagig Haickel diz que o Museu já tem uma importância histórica singular. Ele será a primeira tentativa de resgate, guarda e mostra de produções que contam histórias sobre a sociedade maranhense. “Teremos material que hoje fazem parte de coleções particulares que não podia ser visto, pois estava guardado em locais privados”, ressalta o cineasta.

Para disponibilizar o acervo ao público, o Mavam buscará parcerias com os colecionadores particulares, com emissoras de TV e de rádio, cineastas, documentaristas, fotógrafos, entre outros profissionais, instituições e empresas que dispõem de peças audiovisuais que possam auxiliar na composição do Museu. “Também buscaremos famílias que queiram dividir suas histórias conosco, em forma de fotografias, por exemplo. Tudo o que se refere à memória audiovisual do Maranhão é bem-vindo”, diz Haickel.

O Museu de Audiovisual disponibilizará ao público um amplo espaço climatizado. Salas servirão como pontos de exibição do acervo, que estará disponível, em horário comercial a quem desejar conhecer um pouco mais da história do Maranhão, em registros diversos. Também haverá uma sala equipada pronta para ser utilizada por estudantes que necessitem de um local para produzir e aprender sobre produção de documentários, por exemplo”, informa o seu idealizador. “Não será um espaço apenas para guarda e exibição de acervo. Teremos um museu dinâmico, onde se produzirão documentos audiovisuais.

Fonte: O Estado

Sem comentário para "Memória…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS