Ouro Negro

0comentário

A cineasta maranhense, radicada no Rio de Janeiro, Isa Albuquerque, lança no próximo dia 11, quinta-feira, no Cine Box, (somente para convidados) o longa metragem “Ouro Negro – Saga do Petróleo Brasileiro”. O filme reconstitui por meio de personagens reais e ficcionais, vários episódios que culminaram com a abertura do primeiro poço produtivo de petróleo no Brasil, em Lobato, no Recôncavo Baiano, no final da década de 30 do século passado.

isa2010

Dentre os personagens reais da obra estão o escritor Monteiro Lobato, que foi um dos fundadores da Companhia Petróleos do Brasil. No elenco, entre outros, Danton Melo, Maria Ribeiro e Thiago Fragoso. As locações do filme aconteceram em Maceió (AL), Maricá (RJ) e na cidade do  Rio de Janeiro. Na festa de lançamento em São Luís, a cineasta e alguns atores do filme estarão presentes.

Ouro Negro estreou no início de janeiro na sala HSBC, uma das mais nobres de São Paulo e atualmente está cumprindo programação nacional. Na última semana de janeiro, foi exibido no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e participou do Festival Cine Pantanal, em Campo Grande (MT). O filme também foi incluído na Seleção Oficial do Los Angeles Brazilian Film 2010, que vai acontecer de 27 de abril a 2 de maio, no Landmark Theatre, além de uma mostra internacional em setembro na cidade de Chicago (EUA).

– Tenho um imenso orgulho de ter realizado Ouro Negro, uma rigorosa reconstituição de época. É um filme importante para o país como instrumento de informação e de revelação da história recente e, ao mesmo tempo, um thriler, com elementos de suspense e de espionagem, e um romance com tratamento documental – afirma Isa Albuquerque. Segundo a cineasta, o filme não levanta nenhuma bandeira. É o público quem escolhe com que tendência se identifica.

A diretora maranhense diz ter saído dessa experiência mais orgulhosa de ser brasileira. “Filmes funcionam como um espelho que nos diz o que somos. Espero que com Ouro Negro,  o Brasil seja mais conhecido e também possa se conhecer melhor”, diz a diretora.

Perfil

Nascida no Maranhão, é jornalista, roteirista, produtora, diretora e organizadora de festivais. Realizou documentários e telefilmes, entre eles os premiados A Quarta Dimensão de Clarice Lispector e O Crepúsculo do Verde, sobre  a devastação do meio ambiente.

Em 1994, Isa Albuquerque criou a Íris Produções Cinematográficas e em 2000,  produziu, dirigiu e foi co-autora do roteiro de Histórias do Olhar,  longa-metragem de quatro episódios que recebeu o prêmio especial Tirant Laiffa no  Festival de Valência, Espanha (2003); o Prêmio de Público /Festival de Trieste (Itália, 2001); e o prêmio para elenco no Festival de Recife (2001).

Em dezembro de 2006 promoveu a primeira edição brasileira do III Festival de Cinema Hispano-Americano na Cinemateca do MAM- RJ. (As duas edições anteriores foram realizadas em Valência, Espanha). Além de dirigir Ouro Negro, Isa Albuquerque é também produtora e co-autora do roteiro do filme, juntamente com Duba Elia, Diana Nogueira e  Ana Lúcia Andrade.

Sem comentário para "Ouro Negro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS