O grupo baiano Banda de Boca mostra o show “Banda de Boca Vai à Ópera”, nesta sexta (5) e sábado (6), às 20h, no Teatro Artur Azevedo, numa promoção da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Os ingressos custam 2 quilos de alimentos não perecíveis. O público será premiado com um show de criatividade vocal pincelada ao humor teatral.
No rastro do sucesso de temporadas realizadas em diversas cidades do país, o Banda de Boca reedita neste show o aplaudido quadro de Ópera Bufa, inserindo, porém, algumas inovações. O figurino, por exemplo, ganha o glamour dos trajes cênicos, típicos do gênero teatral italiano, tornando verossímeis as imagens e cenas em palco, ao tempo em que brinca e satiriza a contemporaneidade baiana e a de outros cantos do país, utilizando a melodia de óperas universais. Gargalhadas vão rolar, mas o melhor do espetáculo é mesmo o show “de boca” que a banda sabe dá.
Os cinco músicos que compõem o grupo – Hiran Monteiro, maestro e principal arranjador, Fábio Eça, Neto Moura, Arno Júnior e Poliana Monteiro – todos músicos profissionais e muito bons de boca, mostram com extraordinária habilidade a arte de cantar e se acompanhar ao mesmo tempo, produzindo sons dos mais variados instrumentos, do pandeiro ao violino, passando pela bateria, cello, guitarra, sax, sanfona e até o prosaico triângulo. Algo difícil assim, como assoviar e chupar cana. Simultaneamente.
A Banda de Boca inclui no repertório do show ritmos e estilos diversificados, do MPB ao clássico, passando por ritmos nordestinos, pop, funk, baladas e samba de roda, num mosaico de elementos, sons e referências da cultura musical brasileira, seja urbana, regional ou erudita. E, de quebra, pincelam o show com as deliciosas brincadeira do “MPB pras Crianças”, CD recém lançado pelo selo Biscoitinho, da gravadora Bioscoito Fino .
Composições próprias também pontuam o musical, que de tão dinâmico e criativo não tem o menor receio de parecer elitista ao priorizar composições de mestres como Chico Buarque, Lenine, Caetano Veloso, Tom Jobim e Beatles. Tem ainda Clube da Esquina, Carlinhos Brown e Céu. O grupo, reconhecido nacionalmente, tem participações em CDs de artistas como Daniela Mercury, Caetano Veloso e Brown. Atualmente, composições da banda integram a trilha sonora do reality show da TV Record, A Fazenda.
A direção musical e artística do espetáculo é do próprio Hiran Monteiro. A iluminação é assinada por Everaldo Belmiro, o cenário por Júnior Mendonça e a tecnologia de som por Roque Almeida e Robério. A produção é de Analécia Santana.
Serviço:
Show: Banda de Boca Vai à Ópera
Local: Teatro Arthur Azevedo
Data: Dias 05 e 06 de março de 2010
Horário: 20h
Ingresso: 2 KGs de alimentos não perecíveis.