Alquimia…

0comentário

O músico pernambucano Otto concedeu entrevista ao Vírgula Música, onde falou sobre o processo de composição do elogiado “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, apontado como um dos melhores álbuns de MPB do ano passado. O disco contou com o instrumental de Dengue (baixo), Pupilo (bateria, percussão e produção), da Nação Zumbi, e do guitarrista do Cidadão Instigado Fernando Catatau, além das participações especiais de Céu, Julieta Venegas e Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado. O disco foi lançado primeiro nos Estados Unidos, pela gravadora Nublu, e só depois chegou ao Brasil pela Arterial Music.

Questionado sobre o papel da Internet na divulgação do disco, que foi lançado de forma independente, Otto disse que é a internet é Deus, (ela) influenciou demais o processo do álbum.

– O Deus de hoje é digital e isso derruba a crítica, faz com que o artista consiga de fato colocar seu trabalho para todas as pessoas que se interessem em ir atrás. A Web fortalece o real, que é a música. Todo esse falatório da crítica em torno da música é blábláblá, só o que é real e importa é a música de fato. O que eu quero é que as pessoas ouçam a minha música, entende? Baixem, compartilhem, mandem pra todo mundo, ouçam com os amigos, espalhem! Isso sim é vida, isso sim é música! Se quiser comprar, legal, valeu, mas e como fica o cara que não tem grana? Vai ficar sem ouvir? Vai nada! Nem deve!.- argumentou.

Otto já está trabalhando o seu próximo disco. O nome será The Moon 1111 [frase que Otto tatuou em sua mão direita].

– Já decidi que quero Pupillo e Naná Vasconcelos nesse álbum, que terá de tudo um pouco: Fela Kuti, John Coltrane, baião, afrojazz, samba, Erasmo Carlos… Uma alquimia! – definiu.

Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira, ou apenas Otto, começou sua carreira na ferveção do mangue beat: foi percussionista da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A (com a banda de Fred 04, participou da gravação dos CDs (Samba Esquema Noise e Guentando a Ôia).

sem comentário »

Bambas

0comentário

martinalia

O 1º Festival Nacional de Samba do Maranhão ocorrerá entre os dias 5 e 6 de março, em São Luís, com as presenças confirmadas de Mart´nália e Diogo Nogueira, filho do inesquecível João Nogueira.  A afirmação foi feita pelo produtor Mário Moraes, que assina a organização do evento.

diogonogueira

Diogo Nogueira e Mart´nália representam a nova geração do samba e da Música Popular Brasileira. Pioneiro no estado, o festival, que terá como palco um espaço  improvisado e confortável na Lagoa da Jansen,  abrirá  janela para a produção local. Também estão garantidas as presenças do Espinha de Bacalhau e Argumento.

sem comentário »

Rock in Rio

1comentário

Depois do sambista Martinho da Vila, agora é Zeca Baleiro que integra, oficialmente, o line up do festival Rock in Rio Lisboa.De acordo com o twitter oficial do evento, Zeca Baleiro irá se apresentar, junto com português Jorge Palma, no palco Sunset Rock in Rio – palco destinado a parcerias inusitadas que mesclam ritmos diferentes.

No palco principal, apenas o trio britânico Muse foi confirmado até o momento. O festival acontece entre os dias 21 e 29 de maio, no Parque da Bela Vista, na capital de Portugal. Os dias e horários dos artistas confirmados ainda não foram divulgados. O Rock In Rio terá edição também em Madri, em junho.

1 comentário »

DeVERcidade

0comentário

marciovasconcelos2010

O fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos foi um dos 43 selecionados do país para a quarta edição do deVERcidade, evento de fotografia que acontece de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, numa realização do Instituto da Fotografia (IFOTO). Ao todo, foram mais de 280 inscrições, que representaram 2.686 fotografias em propostas de exposições e 49 projetos de instalação.
 
Foram selecionados fotógrafos de 11 estados e do Distrito Federal, após análise da curadoria composta por Silas de Paula (Fotógrafo, Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC e Curador do IFOTO), Paulo Amoreira (Designer, Fotógrafo, Coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR e Curador do IFOTO), Tiago Santana (Fotógrafo, Editor e Curador do IFOTO), Eduardo Frota (Artista Plástico e Curador), André Scarlazzari (Diretor de arte e Cenógrafo) e Bia Fiúza (Fotógrafa e Diretora do IFOTO).
 
Cada selecionado participará com um ensaio, ou seja, um único trabalho, composto por algumas imagens, com exceção de dois expositores de Fortaleza, Fred Benevides e André Quintino Lopes, que entram com instalações. Mais três artistas e dois coletivos foram convidados para apresentar trabalhos na mostra. São eles, os artistas visuais José Tarcísio, Alexandre Veras e Milena Travassos e os coletivos Balbucio e Alumbramento.
Além destes, o deVERcidade contará ainda com alguns trabalhos do homenageado desta edição, o fotógrafo baiano Mário Cravo Neto, falecido em agosto de 2009.  Nos anos anteriores foram homenageados o historiador Nirez e os fotógrafos Chico Albuquerque e José Albano.
 
O deVERcidade é uma realização do IFOTO, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoio cultural da Oi Futuro.

voodos

Atuante

Em outubro do ano passado, o fotógrafo Márcio Vasconcelos realizou a exposição “Zeladores de Voduns e outras Entidades”, na Casa do Nhozinho. Nesta exposição, ele busca nos tereiros africanos semelhanças entre o Maranhão e o Benin.

Em dezembro, lançou o livro “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”,  na Casa de Nagô, na rua das Crioulas, centro de São Luís, com textos de Mundicarmo Ferreti e Paulo Melo Sousa.

Selecionados para o deVERcidade 2010:
 
De São Paulo: Alberto Oliveira, Beatriz Moreira Pontes, Célia Regina Menezes Mello, Daniel Bittencourt Ducci, Fernanda Prado, Fernanda Preto Mariano, Iatã Cannabrava, Isaumir Nascimento, Lívia Aquino, Márcio Bezerra de Melo Távora, Natália Braga Tonda, Paulo Pereira – Grupo Reverbe.
 
Do Ceará: Analice Cunha Diniz, André Quintino Lopes, Aziz Ary Neto, Camila Leite de Araujo, Frederico Benevides Parente, Haroldo Bezerra Saboia Filho, Henrique José de Almeida Torres, Julia Franco Braga, Leonardo Ferreira Melo, Pedro Henrique Martins Pinto e Sergio Carvalho.
 
Do Rio de Janeiro: Ana Dalloz, Antonia D’Orazio, Antonio Carlos de Faria Junior, Gustavo Pellizzon, Jose Eduardo Nogueira Diniz, Leandro Pereira da Costa e Maria Cristina Ribeiro de Paranaguá.
 
De Minas Gerais: Francilins Castilho Leal (Lagoa Santa/MG), Leonardo Costa Braga (Caeté), Pedro David de Oliveira Castello Branco e Samantha Alvares da Silva Campos (Belo Horizonte)
 
Da Bahia: Jonas Silva Grebler e Mariana David de Aragão.
 
De estados com um selecionado: Usha Velasco (Brasília/DF), Luana Navarro (Curitiba/PR), Paulo José Rossi (João Pessoa/PB), Ricardo de Carvalho Junqueira (Natal/RN), Mateus Sá Leitão de Castro Soares (Olinda/PE), Márcio Henrique Furtado Vasconcelos (São Luís/MA) e Bruno Saiter Zorzal (Vitória/ES).

sem comentário »

Tudo é Carnaval

2comentários

Carnaval, suor e alegria. Esse é o lema básico do Carnaval promovido pelo Feijão de Corda, localizado na praia de São Marcos. Durante os quatro dias Gordo um time de músicos maranhenses invade o circuito como mais uma opção da folia em São Luís.

De sábado (13) até terça-feira (16), a animação ficará por conta das Brasileirinhas, de Costa Neto e Albert Abrantes, acompanhados de banda, além do DJ Pedro Sobrinho e da dupla Alê Muniz e Luciana Simões, no projeto Alalaô. O clima da maizena, confete e serpentina está garantido. Resta cair na folia que começa bem cedo, às 19h, na Praia de São Marcos, com entrada pela rua da residência oficial do Governo do Estado, para que você possa se esbaldar até a Quarta-Feira de Cinzas. O acesso é liberado nesta segunda e terça de folia,

2 comentários »

S.O.S.

0comentário

O disco “Hope For Haiti” estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200 e se tornou o primeiro disco lançado apenas no formato digital a atingir a posição.

De acordo com a empresa Nielsen SoundScan, que compila a venda de discos nos Estados Unidos, a coletânea com as performances exibidas no programa de TV em prol do Haiti na sexta-feira (22) vendeu 171 mil cópias durante o fim de semana.

O disco reúne nomes como U2, Beyoncé e Madonna, entre outros.

Mais de 80 milhões de pessoas assistiram ao programa, que arrecadou US$ 57 milhões, segundo os organizadores.

sem comentário »

Sarau

0comentário

Muito interessante o “Sarau Cultural: Música de Antigamente” idealizado pelo DJ Tarcísio Selektah. O projeto que revitaliza o vinil começou nesta quarta-feira, no Restaurante Antigamente (Ponta do Farol).

O sarau musical tem um charme especial para os apreciadores das músicas “das antigas” com o repertório todo executado em vinis, dando à trilha sonora uma característica dos “sons de antigamente”. Realizado toda quarta-feira, o projeto pode se expandir para duas edições semanais.

Das 19h às 23h, é possível ouvir no ‘bolachão’ sambas, chorinhos, bregas, bossa nova, disco music e rock nacional que marcaram os anos 80, com direito a interferência do cliente no ‘setlist’.

sem comentário »

Dois em Um

0comentário

O escritor e jornalista Guaracy Brito Jr lança no dia 2 de fevereiro, às 18h, na Livraria Athenas, no Monumental Shopping, os livros infantis A Nuvem e O Patinho que fazia Quã, ambos premiados: o primeiro pelo Instituto de Arte do Pará; e o segundo pela Secretaria de Cultura do Estado.
 
A Nuvem

Escrito a partir de uma pergunta feita pela afilhada do escritor, Tereza, quando tinha seis anos (hoje tem dezessete): “Tio, o que é nuvem?”. Uma semana depois, Guaracy escreveu o que achava das nuvens e entregou a ela. “Foi um texto feito com amor. Tereza é uma pessoa doce”, afirma ele. A Nuvem também tem ligação afetiva com sua filha, Yasmin, da mesma idade de Tereza, que na época morava com a mãe em algum lugar do Brasil, longe dele.
 
O Patinho Que Fazia Quã

Surgiu do hábito de inventar histórias para o filho Bruno dormir. Fala de um franzino patinho de estimação com problemas na voz, que sonha em ser cantor e é bastante curioso. Vive uma aventura bem diferente, em que o personagem bíblico Noé participa pescando.

Poeta

Guaracy nasceu em Belém em setembro de 1962 e atua há 20 anos na área de rádio e televisão.
Publicou os livros de poemas Insanidade Vital (1983) e Sala de Visitas (1985), este editado pela Editora Guarnicê com participação de poetas do Maranhão. É diretor do programa 7 Set Independente, sobre arte & tecnologia e cidadania digital, e diretor e criador do programa lítero-musical Visagem, na rádio Cultura.

Atualmente, coordena o Núcleo de Interprogramação da TV Cultura do Pará, é cronista do jornal O liberal, roterista e diretor de documentários institucionais, redator publicitário, além de ter sido desenhista sonoro em curtas paraenses de ficção (Marília, Mente Dividida, Matinta Perera).
 
O escritor morou em São Luís entre 1984 e 1986 e foi fundador e um dos principais integrantes da Akademia dos Párias, reunião de jovens estudantes da Universidade Federal do Maranhão que, entre outras coisas, lançou oito edições da revista de poesia Uns & Outros. O poeta participou também dos dois livrosCDs do poeta maranhense Celso Borges, XXI e Música, fazendo trilhas para os poemas Pária, Minha vida sem saída em Edgar Alan Poe e Dialética.

Fonte: Assessoria

sem comentário »

Tome Marley !

0comentário

Gente bonita, colorida e alegre esteve no show do The Original Wailers, realizado na noite de quinta-feira, 21, no Trapiche Bar, na Ponta d’Areia. Ao contrário do que costuma acontecer nas produções de reggae realizadas em São Luís, a banda não demorou tanto a subir no palco. Em tempos de Operação Manzuá é mais prudente respeitar as leis. Aproximadamente meia-noite e meia o grupo já tocava “War”, música de Bob Marley, que deu início ao espetáculo. Esse detalhe já foi uma grande vantagem em relação a muitas produções desastrosas registradas ao longo de quase 20 anos de shows de artistas de reggae em São Luís.

Como era esperado, a banda toca basicamente canções do maior ídolo jamaicano de todos os tempos. E tome “Natty Dread”, “Forever Loving Jah” (linda), “Stir it Up”, “Concrete Jungle” e “Pimpers Paradise”. Tudo o que a imensa maioria da platéia esperava. Também pudera, os dois integrantes principais, os guitarristas Al Anderson e Junior Marvin, tocaram com Bob Marley em discos como “Natty Dread”, “Survival” e “Exodus”. Enfim, pode até ser original, no entanto, não há nada de novo no front. Os poucos que esperavam novidades ficaram a ver navios. The Original Wailers é uma usina de som para manter viva a memória do gênio da música jamaicana ou, quem sabe, alimentar a conta bancária da viúva dele, Rita Marley.

A banda é meio parada, não exagera na performance. O baterista é excelente e não economiza peso na pegada. Os dois célebres guitarristas idem. Duas backing vocals afinadas compensam a falta de sabor harmônico dos vocais masculinos. As versões das músicas são extensas, quase exaustivas, mas trazem um tempero contemporâneo.

O ponto negativo, de fato, foi a péssima qualidade do som ou a incompetência do operador, que não conseguiu evitar uma distorção que beirou o absurdo e causou desconforto auditivo a quem estava próximo das caixas do lado esquerdo do palco. No momento em que Al Anderson fez um solo de guitarra de mais de cinco minutos, o barulho ficou insuportável. Outro problema foi a cervejinha em lata, vendida na temperatura ambiente.

Para quem não sabe, a Wailers original era formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer. A Original Wailers foi fundada em 2008, como resultado de uma cisão da The Wailers Band – que no momento também excursiona no Brasil. É importante não esquecer que em 1996 ou 1997 (não me lembro da data com exatidão), este grupo tocou em São Luís no antigo Arena, no Renascença.

Eduardo Júlio é poeta e jornalista

sem comentário »

Apimentado

0comentário

djzod25012010Após férias em Belém, capital paraense, onde visitou o Ver Peso, tomou banho de ‘patich(x)uli’, visitou a noite do Cais do Porto  e degustou do ‘tacacá’, o DJ Zod está de volta ao Rio de Janeiro cheio de idéias e a agenda cheia de festas.

Nesta quinta-feira, 28,  o cara agita “A Noite da Pilantragem”, em homenagem a Wilson Simonal. E para apimentar à noite tem a banda Comanches. Tudo ocorerá no Mofo, na Lapa.

Na sexta, 29, ele agita como residente do Espírito Santa, na Lapa, com a festa Radiola Empório. No domingo, é a vez da Tertúlia Verão: a lounge refinada e com pitada festa no Espírito Santa, de Santa Tereza.

E só para lembrar, o DJ Zod estará em abril, em São Luís, para mais uma edição da Santa Levada, a balada que já virou programa obrigatório no calendário cultural da ilha patrimônio da humanidade.

A data e o local ainda estão sendo definidos pela organização do evento. Uma coisa é certa; o tema deste ano é a Mãe África. Enfim, 2010 é Ano de Copa do Mundo, na África do Sul. E nada mais justo do que reverenciar o continente africano pela sua contribuição cultural no Brasil.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrosobrinho/wp-admin/
Twitter Facebook RSS