Uma festa singela, organizada e irreverente. Essa é a melhor tradução para a edição 2009 do Prêmio Universidade FM, realizado na noite desta quarta-feira, 16, no Teatro Artur Azevedo. É normal questionamentos num concurso em que apenas um vencedor seja conhecido, pois as preferências existem e a vida só é boa porque temos o privilégio de contestá-la. Justiça seja feita: prevaleceu a coerência e os méritos pra quem venceu,. Agora, o bom da festa é o reconhecimento aos artistas locais, que mesmo diante das dificuldades conseguem produzir e colocar música para o consumo e alegria dos fissurados pela arte.
A cantora Flávia Bittencourt foi a grande vencedora da noite.levando o prêmio de melhor show, interpréte e melhor CD, dentre as 19 categorias disputadas. Nesta edição do Prêmio Universidade FM, destaque para show “Universo Pop”, onde músicas marcantes do rock produzido dos anos 70 aos dias atuais, em solo ludovicense, ganhassem uma nova textura sonora. Acompanhado pela banda Legenda (George Gomes, bateria, Carlos Pial, percussão, Edinho Bastos, guitarra, João Paulo, contrabaixo e Marquinhos Silva, teclado), Ramirez (Página 57) intepretou “O Encontro de Chico Mendes e Lampião no Dia de São Sebastião”, autoria de Beto Enongue, da Nego K´aapor; “Ainda Bem Você”, de Marco Moraes, com Branco, ex-vocalista da Cartahoc: “A Riqueza”, de Santa Cruz, com George Gomes e Preto Nando; “Piercing’, de Zeca Baleiro, com Alê Muniz, que dividiu o palco e pot-pourri com Luciana Simões e Preto Nando numa atmosfera 100% Yo!; além da antológica Ana Paula, de Oberdan Oliveira, renovada por Audi; Absinto, de Otávio Parga, Ex-Daphne, com Pandha, “Toada”, do saudoso Preto Ghoez, com a boa performance de Célia Sampaio; “Haicai”, de Djalma Lúcio, ex-Catarina Mina, com Lucyana Pinheiro, “Regueiros Guerreiros”, de Fauzy Beydoun, da Tribo de Jah, com Luciana Simões e encerrando “Só Flores”, de Glad, na voz de Alexander, vocalista da ex-Daphne.
Entre uma categoria e outra, vencedores e não vencedores, houve pausa e palmas para homenagear o maestro Nonato, escolhido como a personalidade musical de 2009. Um reconhecimento em vida para quem fez a alegria de muita gente em bailes de São Luís afora, isto é, numa época em que tocar em ‘conjunto’ era um charme. O Nonato e Seu Conjunto foi o que podemos definir como um divisor de águas na música feita no Maranhão. O grupo surgiu nos anos 70, influenciado pela Jovem Guarda, mas com o jeito brejeiro e peculiar de ser maranhense.
Acabada a entrega dos prêmios veio o show da cantora paulista Negra Li. No ‘setlist’ da artista canções como “Você Vai Estar na Minha”, “Meus Telefonemas”, “Negra Livre”, “Não é Sério”, “Killing Me Softly With His Song” , consagrada na voz de Roberta Flack, “Chain Of Fools, de Aretha Franklyn e a reverência ao super Tim Maia, em “Imunização Racional” e “Bom Senso”, com direito a uma ‘canja’ do maridão Júnior Dread, que saudou São Luís com um reggae e mostrando que para cantar o estilo não é preciso imitar Bob Marley. Enfim, foi uma noite de festa e que encerrou com uma jovem diva da ‘black music’ nacional, que acompanhada pela banda Legenda, só rasgou elogios ao quinteto.
1. Talento da Noite
Kazamata
2. Revelação
Nathália Ferro
3. Melhor Show
Todo Domingos – Flávio Bittencourt
4. Projeto Gráfico
Cláudio Vasconcelos, Márcio Vasconcelos e Maurício Vasconcelos
5. Técnico de Gravação e Mixagem
Carlão, Marquinhos Silva e Henrique Duailibe – CD 30 Anos Cantando o Amor
6. Músico Tecladista
Henrique Duailibe
7. Músico Guitarrista
Jayr Torres
8. Músico Baterista
George Gomes
9. Músico Baixista
João Paulo
10. Músico Violonista
Luiz Júnior
11. Músico Percussionista
Carlos Pial
12. Melhor Pop Rock
Argamassa Cinzenta – Nego K´aapor
13. Melhor Reggae
Sonho de Amor – Legenda
14. CD de Bumba-meu-boi
Paraíso da Criação – Boi de Morros
15. CD de Música Folclórica
Sotaque de Orquestra – Betto Pereira
16. CD de Música Carnavalesca
Os Feras
17. Melhor Música
Veloz – Carlinhos Veloz
18. Destaque Interpréte
Flávia Bittencourt
19. Melhor Cd
Todo Domingos – Flávia Bittencourt