O escritor e roteirista José Louzeiro (na foto sentado e de barba branca) é uma das atrações da 3ª edição da Feira do Livro, que acontece entre os dias 9 e 18 de outubro, com o tema “A diversidade Literária na Capital Brasileira da Cultura”, na Praça Maria Aragão.
Durante a Feira do Livro, José Louzeiro participará do Café Literário, fará o lançamento de diversos livros e ainda promoverá a palestra Literatura e Cinema.
José de Jesus Louzeiro nasceu em setembro de 1932, em São Luís do Maranhão, e logo aos 16 anos já se iniciava no jornalismo em O Imparcial.
A estréia na literatura aconteceu em 1958 com o volume de contos intitulado “Depois da Luta”. Os livros mais conhecidos de José Louzeiro, são: Infância dos Mortos, argumento do filme Pixote; Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (título homônimo no cinema); Aracelli, Meu Amor; Em Carne Viva, lembrando o drama de Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto na tortura, na década de 60. Entre os infanto-juvenis: A Gang do Beijo, Praça das Dores (um remember dos meninos assassinados na Candelária, em 1993), A Hora do Morcego (Ritinha Temporal) e Gugu Mania. No total, Louzeiro tem mais de cinquenta livros publicados.
O primeiro trabalho em cinema foi em 1976, como co-roteirista do filme Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia. Depois disso, já assinou como roteirista no cinema, mais de dez filmes, dos quais pelo menos quatro se tornaram populares: o próprio Lúcio Flávio, o Passsageiro da Agonia; Pixote; O Caso Cláudia e O Homem da Capa Preta.
José Louzeiro é autor de 40 livros e criador, no Brasil, do gênero intitulado romance-reportagem.