Como já diz aquela velha canção interpretada por Carlinhos Veloz, São Luís é uma “ilha bela”. A capital maranhense recebeu o título de “Capital Brasileira da Cultura”. Premiação mais do que justa pelos valôres diversos que nós possuimos.
É uma pena que a cidade de uma história cheia de lendas e mistérios, de um povo pacato, também é vítima da tal Globalização, do neoliberalismo institucionalizado no mundo.
Não podemos esconder a crise de identidade que estamos vivenciando. São Luís cresce desordenamente e como resposta vieram os problemas sociais, entre os quais, a loucura no trânsito, a pobreza, a fome e a violência desenfreada.
São Luís, Patrimônio da Humanidade, agora Capital Brasileira da Cultura, títulos importantes para o reconhecimento de uma cidade que também já foi chamada de “Atenas Brasileira” e para muitos “Capital Brasileira do Reggae ou “Jamaica Brasileira”. Diante de todas essas patentes, acredito que uma das mais representativas, diante do caos urbano instalado neste momento, seria o da oficialização de um título pela “Cultura da Paz”.