Música popular, oficina de brinquedos ecológicos e uma exposição sobre a história do Itaqui-Bacanga são algumas das atrações da programação do mês de janeiro no Parque Botânico. Espaço voltado para a educação ambiental, o lazer e a cultura, o parque oferece uma programação diversificada para os visitantes, incluindo passeios em trilhas ecológicas e mostras temáticas sobre o ecossistema do estado.
No próximo dia 13, terça-feira, a criançada poderá se divertir com uma oficina de brinquedos, que vai ensinar técnicas de reaproveitamento de resíduos. A idéia é transformar objetos que vão para o lixo em brinquedos ecológicos. O evento acontecerá até o dia 16, sexta-feira, de 9h às 12h.
A partir do dia 15, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história da região Itaqui-Bacanga, com a exposição Memória Itaqui-Bacanga, que estará em cartaz até o dia 30, das 9h às 17h, no hall do Centro de Treinamento. Documentos e registros históricos fazem parte da mostra, que conta passo a passo a formação dos bairros desta região.
Para ampliar o conhecimento do público sobre as restingas e sua conservação, o Parque Botânico apresenta a palestra do biólogo Anderson Ferreira, com o tema, “Ecossistemas Costeiros: a importância da conservação das restingas”. O evento será realizado no dia 16/01, às 9h.
Incentivo a leitura
Interpretação de livros com temáticas ambientais e a manipulação de bonecos são alguns dos recursos que uma trupe de instrutores estará utilizando para incentivar o gosto da criançada pelos livros. Batizado de Hora do Conto, o evento acontece nos dias 17 e 18/01, às 10h30.
Para os amantes do teatro, a programação inclui a peça Cuidando da Praia, que será encenada no anfiteatro do Parque Botânico nos dias 24 e 25/01, às 10h30. Já entre os dias 27 e 31/01, será oferecido o curso de “Decoupage em vidro”, sempre às 9h. A técnica, uma espécie de colagem, consiste na aplicação de figuras ou recortes no objeto, dando um acabamento especial à peça.
Para finalizar a programação do mês o projeto Majestade Sabiá apresenta canções da Música Popular Brasileira no dia 31/01, às 10h30.
Seminário Ecossistemas do Maranhão
No dia 22/01, às 9h, é a vez da professora Dra. Raimunda Fortes proferir a palestra Manguezais Maranhenses. Na sequência, às 10h30, a também professora doutora, Francisca Helena Muniz, falará sobre o tema Ecossistemas do Maranhão, com ênfase para a diversidade e a vulnerabilidade.
O tema Aquecimento Global; causas, efeitos e possíveis soluções será discutido no dia 23/01, às 9h, pelo pós-doutor em Ciências do Solo, Alessandro Costa da Silva. A palestra Unidades de Conservação: áreas protegidas do Maranhão, acontece logo em seguida, às 10h30, com a professora mestre, Laís de Morais Rego Silva.
Os visitantes também poderão aproveitar para conhecer as belezas do Parque Botânico e toda a programação disponível, como as trilhas ecológicas e as exposições permanentes sobre a Vale e os ecossistemas do Maranhão, entre outras atividades. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (98) 3218-6245.
Fonte: Ascom/Vale