A Feira do Livro, que movimentou o universo literário em São Luís durante duas semanas, encerra em grande estilo. O músico, artista plástico e escritor Arnaldo Antunes é o palestrante convidado do Salão do Escritor, hoje, às 19h, na II Feira do Livro de São Luís, na Praça Maria Aragão.
Arnaldo ficou reconhecido no cenário artístico devido a relação com a música. Tudo teve início na década de 80, como integrante dos Titãs, e hoje, numa trajetória solo, continua sendo uma referência nacional.
Antes de aparecer como músico, ele lançou o primeiro livro de poesias, intitulado Ou E, um álbum de poemas visuais, editado artesanalmente e que corresponde a uma estrutura de uma caixa. Na tampa, tem dois buracos com um círculo giratório que quando acionado passa os alfabetos mais distantes pelos buracos. Paralelo à carreira musical, publicou 10 livros e montou várias exposições de poemas visuais, onde a palavra sempre ocupa o lugar de destaque.
O jogo com as palavras feito por Arnaldo Antunes pode ser identificado na adequação de versos a melodias, sílabas e métrica de um poema e nesse processo já se construíram sucessos memoráveis na música, a exemplo de Não Vou me Adaptar, O Que, Velha Infância, Essa Mulher, entre outras.
“Não sei o que fazer/eu saio por aí/sem ter aonde ir/não é sete de setembro/nem dia de finados/não é sexta-feira santa/nem outro dia feriado/não confunda domingo com a segunda/domingo não é dia de descanso”…portanto, todos a Feira.